InícioPolíticaGramado e CanelaCâmara de Canela aprova lei para transparência de projetos e compensações

Câmara de Canela aprova lei para transparência de projetos e compensações

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), a Câmara de Vereadores de Canela aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Legislativo nº 17/2025, de autoria da vereadora Grazi Hoffmann. A proposta visa ampliar a transparência e a publicidade na tramitação de projetos arquitetônicos, urbanísticos e de licenciamento ambiental no município, além de dar mais visibilidade às contrapartidas e compensações exigidas pelo Poder Público.

A nova lei representa um avanço significativo na relação entre o poder público, a sociedade civil e os empreendedores, ao estabelecer mecanismos mais claros e acessíveis de divulgação das informações sobre projetos em andamento. Com a medida, a população passa a ter acesso transparente aos dados relativos aos empreendimentos, incluindo as contrapartidas e compromissos firmados com o Município. Isso fortalece o acompanhamento social e reforça o compromisso da gestão com a responsabilidade, a legalidade e a construção coletiva de uma cidade mais justa e organizada.

Para a vereadora Grazi Hoffmann, a proposta atende a uma demanda antiga por mais clareza e equilíbrio nos processos de desenvolvimento urbano:

“Estamos criando um ambiente onde a população pode acompanhar de perto os compromissos assumidos por grandes empreendimentos e garantir que esses retornem em benefícios reais para a cidade. Ao mesmo tempo, oferecemos segurança jurídica e previsibilidade para quem quer investir em Canela”, destacou a parlamentar.

Com um ambiente regulatório mais transparente e estável, espera-se que Canela fortaleça sua atratividade para novos investimentos, impulsionando o desenvolvimento econômico local. A lei entra em vigor após sua sanção pelo Executivo Municipal.

De acordo com o texto aprovado, o Município de Canela deverá dar ampla publicidade à fila de análise de projetos arquitetônicos, urbanísticos e de licenciamento ambiental, bem como a todas as compensações e contrapartidas exigidas em empreendimentos de construção civil, atividades comerciais, industriais e demais projetos que necessitem de licenciamento municipal.

Outro ponto importante do projeto é a previsão de publicação das filas de análise dos processos de licenciamento. Com isso, cada interessado poderá acompanhar sua posição e o andamento dos trâmites, evitando dúvidas e dando mais agilidade e confiança ao processo.

As informações deverão ser publicadas no site oficial da Prefeitura, permitindo que qualquer cidadão ou empreendedor acompanhe com transparência o andamento dos processos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido