GRAMADO – Está acontecendo, na Itália, a The Venice Glass Week. A tradicional Semana do Vidro de Veneza, que reúne artistas e entusiastas desta arte milenar, tem entre os seus expositores a Cristais de Gramado. A empresa gaúcha criou e produziu três obras de arte especialmente para o evento: “Vitallis”, “Guardião do Mar” e “Ecos da Travessia”. Irane Land e Telmo de Freitas Gomes, proprietários da Cristais de Gramado, participam do evento, que segue até este domingo (21/09).
“A comitiva da bienal elogiou muito as nossas obras. Jean Blanchaert, icônico crítico da arte do vidro, galerista e curador italiano, enfatizou a excelente qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos artistas”, relata Irane, orgulhosa de levar as obras da empresa familiar para este importante evento internacional. A Cristais de Gramado, desde 2002, mantém viva a técnica milenar do cristal artístico na Serra Gaúcha.
Criações gaúchas em evidência
“Vitallis” é uma das peças expostas na Semana do Vidro de Veneza. Trata-se de uma obra que joga com a dualidade entre vida e morte, rigidez e movimento, silêncio e expressão. No centro do crânio, miniaturas em cores vibrantes rompem a rigidez do vidro, como uma explosão de ideias, emoções e energia vital que insiste em pulsar além da finitude. A peça foi criada e produzida pelo designer Denis Rafael Schuck e o artesão Lucas Dorneles Bandeira, que utilizaram as técnicas Casting e Flameworking na execução.

Já a escultura “Guardião do Mar”, também executada pelo artesão Lucas com a técnica Flameworking, representa a resistência criativa – um dragão que nasce da fragilidade aparente do vidro, mas que revela, em sua essência, a força da fantasia que atravessa o tempo e a matéria.

A terceira obra da Cristais de Gramado em Veneza é a “Ecos da Travessia“, que foi produzida por Denis Rafael Schuck a partir das técnicas de Casting e Murano Artesanal. A criação é uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana e resgata a memória de um povo que cruzou o oceano em busca de novos horizontes. Em forma de barco a vapor, símbolo das longas jornadas do século XIX, a peça combina cristal azul, basalto e madeira, materiais que carregam forte carga histórica e simbólica.
A Semana do Vidro de Veneza acontece iniciou no dia 13 e segue até 21 de setembro, integrando a The Venice Glass Week e incluindo a Mostra Internacional de Arte em Vidro no Fondazione Bevilacqua la Masa. O evento é uma oportunidade para artistas e entusiastas de vidro mostrarem e apreciarem arte em vidro.