GRAMADO – O sucesso da Geronto Fair pode ser medido pela certeza de que próxima edição, em 2026, já está garantida, devido ao aceno positivo das marcas que estiveram em Gramado (RS) nesta semana, discutindo os rumos do envelhecimento ativo no país e toda a repercussão na economia prateada. No próximo ano, a feira vai acontecer nos dias 09, 10 e 11 de setembro, também no Centro de Eventos do Serra Park.
Única no país voltada para este segmento econômico, é especializada em produtos e serviços destinados à população 50+. “Nestes últimos três dias, a Geronto Fair foi o palco de inúmeros fechamentos de negócios e networking entre empresas de diferentes setores que desejam marcar presença no cenário brasileiro de tecnologia e inovação para um público, que cresce geometricamente no país, nos últimos anos. Assistimos inúmeras conexões durante estes três dias de feira e ouvimos que ela foi a principal convergência entre estes agentes que desejam alavancar crescimento de suas empresas, desenvolvendo seus atuais produtos e mesmo criando outras soluções para auxiliar a população idosa no país”, destaca a diretora da Geronto Fair, Roberta Pletsch. Ela completa que já fechou contratos para o próximo ano. “Estamos comemorando o entendimento e assertividade do conceito da feira em toda a sua extensão”, afirma.
Inovação em serviços para a população 50+
Em cada canto dos pavilhões, foi possível acompanhar produtos e serviços diferenciados que compõem a economia prateada. Uma das inovações foi trazida pelo São Pietro Sênior, de Porto Alegre (RS), que apresentou o conceito de senior living, que são os residenciais de alto padrão voltados para oferecer conforto e qualidade de vida a pessoas com mais de 60 anos.
O sócio-fundador do Grupo São Pietro Sênior, Luciano Zuffo, comentou que a iniciativa é uma novidade no Brasil. “Trazer este produto para dentro da feira enriquece muito as opções dos tipos de moradias para pessoas maduras. Ficamos felizes com a visibilidade do nosso trabalho aqui na feira, pois somos a primeira operadora de senior living de alto padrão no Brasil”, comemora ele.
Saúde e qualidade de vida para a população acima de 50 anos
Também na feira esteve o Instituto Moriguchi, de Veranópolis (RS), projeto com mais de 30 anos reunindo pesquisas científicas sobre envelhecimento. O presidente da instituição, João Senger, médico geriatra, lembra que a feira é importante para aproximar o conhecimento científico com o público visitante.
“A Geronto Fair trouxe para cá a parte científica, trouxe diversas palestras ao público, e ainda juntou serviços, indústria e comércio que têm essa questão com o envelhecimento saudável e qualidade de vida. É isso o que a gente quer. Proporcionar uma saúde de qualidade para as pessoas mais 50+”, afirma.
Atrações diversas no espaço do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP
O estande do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP foi palco de uma intensa programação de eventos nos três dias de Geronto Fair. Foram palestras, oficinas de primeiros socorros, simulador de envelhecimento e atividades de dança.
A coordenadora técnica do trabalho com pessoas idosas do Sesc-RS, Michele Silveira, comentou que o espaço na feira buscou apresentar várias possibilidades de negócios e serviços. “São atividades que estimulam e podem proporcionar novas perspectivas para o público 50+. A Geronto Fair é um evento necessário, que faltava no nosso Estado, o que tem a população mais longeva do país, segundo dados do último censo. Precisamos estar aqui todos os anos, para conversar, gerar negócios e entender mais a economia prateada”, frisa ela.
Sebrae-RS trouxe rodada de negócios na Geronto Fair
Nesta sexta-feira (5), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) se fez presente na Geronto Fair com o Portal de Negócios, uma rodada de negócios que uniu sete gestores de instituições de longa permanência de idosos (ILPI’s) com 42 empresas de diferentes segmentos. Segundo a coordenadora setorial da cadeia da saúde e bem-estar do Sebrae-RS, Ana Paula Rezende, esta foi a primeira vez que o Sebrae realizou uma rodada de negócios no Brasil voltada para atender a terceira idade.
“O Sebrae-RS já trabalha com a economia prateada há mais de três anos, trazendo informações não só para o empreendedorismo 60+, mas também oportunidades de negócios para este nicho de mercado. É algo importante para que as pessoas consigam direcionar a entrega de produtos e serviços para esta população”, salienta a coordenadora. “É uma ação muito importante para fortalecer a economia local”, completou Ana Paula.
Jornada de Inverno da SBGG-RS
Durante o ciclo de palestras deste último dia de Geronto Fair, foi realizada a 27ª edição da Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-RS). Com o tema central “Envelhecendo com funcionalidade”, a iniciativa reuniu painéis com temas como o cuidado com a pessoa idosa, tecnologia para o envelhecimento e preservação da independência da população 50+ e com maior qualidade de vida.