GRAMADO – Integrando a programação Cinema nos Bairros do 53º Festival de Cinema de Gramado, a Mostra Infantil Petrobras reuniu aproximadamente 1.400 estudantes no município ao longo deus seus cinco dias de programação. Além das exibições dos títulos selecionados especialmente para essa iniciativa, foram realizadas oficinas que geraram reflexões sobre cuidados e responsabilidade com o meio ambiente, sempre com entrada franca e aberta a todos os públicos.
Participaram do circuito as escolas municipais Henrique Bertoluci Sobrinho, Senador Salgado Filho, Mosés Bezzi, Nossa Senhora Fátima e Maximiliano Hahn, recebendo os filmes ‘PiOinc’, ‘Teca e Tuti: Uma noite na Biblioteca’, ‘Tom Tamborim’, ‘Música das Esferas’, o curta-metragem vencedor da Mostra Educavídeo e o longa-metragem ‘A Arca de Noé’ (através da parceria do Festival de Cinema de Gramado com a Globo Filmes).
Através do lúdico, da cultura e da sustentabilidade, temas centrais dos encontros na rede municipal, a Mostra gerou consciência sobre a importância de mudanças positivas na sociedade. Tudo em parceria com o Ecocinema, produtora de filmes especializada em retratar histórias com essa vocação e que realiza atividades em diferentes partes da América Latina e da Espanha.
Em Gramado, também foram utilizadas unidades móveis chamadas de “Naves Solares”, que possuem sistema de energia solar fotovoltaica para a projeção dos filmes. A plataforma Ecocinema é um exemplo prático da utilização de energias renováveis e popularizando o seu conhecimento junto à população.