GRAMADO – O 53º Festival de Cinema de Gramado se aproxima da reta final. Mas até amanhã, sábado (23), às 20h, quando no Palácio dos Festivais inicia a cerimônia de premiação com a entrega dos Kikitos, muitos filmes estarão na grande tela, debates e os fãs poderão aproveitar para tietar os artistas que passarão pelo badalado tapete vermelho.
Hoje, sexta-feira (22), marca a penúltima noite do evento, com exibições, debates e atividades do Gramado Film Market. O ponto alto será às 20h, com a cerimônia de premiação das mostras SEDAC/Iecine de Longas-metragens Gaúchos e de Curtas-metragens Brasileiros, no Palácio dos Festivais.
Antes, durante a tarde de hoje o Teatro Elisabeth Rosenfeld exibiu a Mostra de Trailers & Teasers e a Mostra de Filmes gerados com Inteligência Artificial, além da exibição especial de “Um é Pouco, Dois é Bom”, de Odilon Lopez. Já no Palácio dos Festivais, foi exibido o longa gaúcho “Passaporte Memória”, de Décio Antunes, seguido de debate no Recreio Gramadense.
O tapete vermelho abriu no final da tarde, e no início da noite, no Palácio dos Festivais, estreou o documentário “Até Onde a Vista Alcança”, de Alice Villela e Hidalgo Romero, na Mostra Competitiva de Documentários Brasileiros. Filmado em São Paulo, o longa acompanha um guerreiro indígena Kariri-Xocó que redesenha no chão o território memorial de seu povo, planejando uma nova retomada e conectando terra, política e espiritualidade.
Programação
Mostra Sedac de Cinema Acessível
O mercado de notícias, de Jorge Furtado (10 anos)
Memórias de um esclerosado, de Thais Fernandes e Rafael Correa (14 anos)
Chama a Bebel, de Paulo Nascimento (10 anos)
11h
Sala de Debates
Sociedade Recreio Gramadense
Debate documentário Até onde a vista alcança,
de Alice Villela e Hidalgo Romero
15h
Exibição Especial
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Luz, Magia e Emoção: uma jornada de 40 anos de Natal,
de Bianca Fioreze
Livre
20h
Cerimônia de premiação das Mostras: Longas-metragens brasileiros e documentários
Palácio dos Festivais