InícioGeralGramado e CanelaObras de reconstrução pós enchente, o que está em execução e as...

Obras de reconstrução pós enchente, o que está em execução e as projeções

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

Gramado – Um raio X do que está em andamento, projeções e aquilo que afeta diariamente o cidadão gramadense pelas estradas da cidade e zona rural. Um panorama sobre a recuperação da infraestrutura do município, especialmente nas estradas atingidas pelas fortes chuvas e vendavais registrados nos últimos meses, entre outras obras em execução, foi detalhada pelo secretário de Obras, William Camilo.

Hoje, quarta-feira (20), a reportagem Do Jornal Integração foi em um dos pontos com trabalho em andamento na Estrada da Linha 28, um dos locais afetados, onde os trabalhos já avançam para a fase final de reconstrução.

O trecho, fundamental para interligar a ERS-235 (próximo a Chocolates Prawer) à ERS-115 é utilizado tanto por moradores quanto por turistas, sofreu colapsos em diferentes pontos. “Precisamos deslocar toda a via, executar muros de contenção e realizar drenagens profundas de até três metros. Foi uma obra pesada, mas que garante segurança à população”, explicou Camilo, que estava acompanhando os trabalhos e prevendo a conclusão da pavimentação até outubro.

Máquinas executando trabalhos na Linha 28, no acesso para a Estrada do Chapadão. Crédito: Tiago Manique

Além da Linha 28, outras frentes estão em andamento. A Estrada Velha, principalmente na rua Emílio Leobet, passa por obras de drenagem e recapeamento, após a instalação de uma adutora pela Aegea/Corsan. O secretário ressaltou a cobrança por qualidade: “Só aceitaremos a obra quando estiver dentro do padrão que a comunidade merece. Se necessário, notificaremos até que seja entregue corretamente”, explicou ele que a obra pontuada é de responsabilidade da empresa de saneamento e não da Prefeitura de Gramado.

O secretário também pontuou que estudos para viabilizar obras no bairro Piratini Norte e Sul e rua Nelson Dinnebier estão em andamento, assim como nos bairros Três Pinheiros e Loteamento Orlândia, onde alguns pontos específicos de retenção de água no subsolo já foram efetuados.

Nos pontos turísticos, a Prefeitura também realiza revitalizações. O Lago Negro recebeu melhorias nos passeios públicos, pinturas e revitalização interna em parceria com o concessionário. Já a Praça das Etnias e Major Nicoletti tiveram bancos, coreto e entorno restaurados. “O objetivo é atender tanto os moradores, que utilizam esses espaços nos finais de semana, quanto os turistas que visitam a cidade o ano inteiro”, destacou o secretário.

Outro desafio enfrentado é a demanda por asfalto. Segundo Camilo, as operações de tapa-buracos são realizadas com asfalto frio para serviços emergenciais, mas os reparos estruturais exigem massa asfáltica quente e, muitas vezes, recomposição da base. “Não é apenas tapar o buraco, é garantir durabilidade”, reforçou.

O secretário também destacou a importância da participação da população. Moradores podem registrar demandas por meio do programa Fala Cidadão, por telefone ou diretamente na Secretaria. “O melhor engenheiro é o morador, que sabe onde está o problema. Estamos abertos para ouvir e encontrar soluções juntos”, afirmou.

Com diversas obras em andamento, o maior desafio, segundo Camilo, é a agilidade. “Os processos públicos são lentos e exigem aprovação federal, mas estamos correndo contra o tempo. Queremos entregar logo essas soluções à comunidade”, concluiu.

A entrevista completa pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração na aba vídeos ou clicando neste link https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/1393471618386006

CLIQUE AQUI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido