Tiago Manique
GRAMADO – O futebol de Gramado perdeu um de seus maiores ídolos. Flávio Luiz Balzaretti, ex-atleta e treinador do Centro Esportivo Gramadense (CEG), faleceu na sexta-feira (15), aos 83 anos. Balzaretti foi um dos primeiros jogadores do clube a se profissionalizar, levando o nome de Gramado para além das fronteiras locais desde o início da década de 1960.
Natural de Gramado, iniciou sua trajetória no Aimoré, passando também pelas categorias de base do Grêmio, depois pelo Juventude e pelo Internacional, onde consolidou sua carreira. Mais tarde, retornou à cidade e marcou época no Gramadense, atuando tanto como jogador quanto como treinador. Sob seu comando, o clube conquistou importantes títulos, reforçando sua ligação histórica com a equipe.

Atual vice-prefeito e ex-presidente do Gramadense, Luia Barbacovi, destacou a importância de Balzaretti para o futebol local. “O Balzaretti foi uma referência desde o início dos anos 60, quando começou no Aimoré e depois passou por Juventude e Internacional. Ele levou o nome de Gramado já naquele período. Depois voltou, tornou-se treinador e jogador do Gramadense, conquistando campeonatos e deixando um legado enorme. O que mais marcava nele era o amor pelo futebol. Enquanto teve condições, esteve sempre presente no Minhocão, com os veteranos. Ele foi uma referência em um período em que o futebol profissional não tinha toda a mídia e divulgação de hoje, e ainda assim conseguiu se destacar. Era disciplinado, exigia comprometimento e demonstrava profissionalismo em tudo que fazia”, disse.
Além das conquistas em campo, Balzaretti será lembrado pelo amor e dedicação ao esporte, inspirando gerações de atletas e torcedores. “Sua trajetória fica marcada não apenas pelo talento, mas também pela disciplina, liderança e pelo vínculo inabalável com o futebol gramadense”, pontuou Luia.
Balzaretti que era um ponta esquerda rápido, no início dos anos 70, teve que abandonar a carreira precocemente após uma lesão, aos 25 anos. Formado em Economia despontou também além das quatro linhas, no ramo empresarial atuando na então Calçados Ortopé e foi secretário da Fazenda de Gramado no início dos anos 80 até 1989.

O Gramadense se manifestou por meio de nota
Centro Esportivo Gramadense (CEG) manifesta, com profundo pesar, o falecimento de Flávio Luiz Balzaretti, ocorrido na última sexta-feira, aos 83 anos.
Ex-atleta e figura marcante na história do clube e do esporte gramadense, Flávio deixa um legado de dedicação, respeito e amor pelo esporte, tendo contribuído de maneira significativa para a trajetória do Gramadense.
Neste momento de dor, o clube se solidariza com familiares e amigos, expressando condolências e gratidão por tudo o que Flávio representou para nossa comunidade esportiva.
Balzaretti foi sepultado ontem, sábado (16), no Cemitério São Lourenço. Ele deixa as filhas Alexandra e Ariane. Balzaretti foi casado com Irani Stürmer Balzaretti (in memória).