InícioGeralGramado e Canela“O que mais marcava nele era o amor pelo futebol”, lembra Luia...

“O que mais marcava nele era o amor pelo futebol”, lembra Luia Barbacovi

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

GRAMADO – O futebol de Gramado perdeu um de seus maiores ídolos. Flávio Luiz Balzaretti, ex-atleta e treinador do Centro Esportivo Gramadense (CEG), faleceu na sexta-feira (15), aos 83 anos. Balzaretti foi um dos primeiros jogadores do clube a se profissionalizar, levando o nome de Gramado para além das fronteiras locais desde o início da década de 1960.

Natural de Gramado, iniciou sua trajetória no Aimoré, passando também pelas categorias de base do Grêmio, depois pelo Juventude e pelo Internacional, onde consolidou sua carreira. Mais tarde, retornou à cidade e marcou época no Gramadense, atuando tanto como jogador quanto como treinador. Sob seu comando, o clube conquistou importantes títulos, reforçando sua ligação histórica com a equipe.

Em 2011, Balzaretti foi homenageado pelo Juventude e ao seu lado o vice-presidente do clube, Roberto Tonietto. Crédito: Juventude.com.br/Divulgação

Atual vice-prefeito e ex-presidente do Gramadense, Luia Barbacovi, destacou a importância de Balzaretti para o futebol local. “O Balzaretti foi uma referência desde o início dos anos 60, quando começou no Aimoré e depois passou por Juventude e Internacional. Ele levou o nome de Gramado já naquele período. Depois voltou, tornou-se treinador e jogador do Gramadense, conquistando campeonatos e deixando um legado enorme. O que mais marcava nele era o amor pelo futebol. Enquanto teve condições, esteve sempre presente no Minhocão, com os veteranos. Ele foi uma referência em um período em que o futebol profissional não tinha toda a mídia e divulgação de hoje, e ainda assim conseguiu se destacar. Era disciplinado, exigia comprometimento e demonstrava profissionalismo em tudo que fazia”, disse.

Além das conquistas em campo, Balzaretti será lembrado pelo amor e dedicação ao esporte, inspirando gerações de atletas e torcedores. “Sua trajetória fica marcada não apenas pelo talento, mas também pela disciplina, liderança e pelo vínculo inabalável com o futebol gramadense”, pontuou Luia.

Balzaretti que era um ponta esquerda rápido, no início dos anos 70, teve que abandonar a carreira precocemente após uma lesão, aos 25 anos. Formado em Economia despontou também além das quatro linhas, no ramo empresarial atuando na então Calçados Ortopé e foi secretário da Fazenda de Gramado no início dos anos 80 até 1989.

Balzaretti e o ex-goleiro Dirceu Hugo Da Ros

O Gramadense se manifestou por meio de nota

Centro Esportivo Gramadense (CEG) manifesta, com profundo pesar, o falecimento de Flávio Luiz Balzaretti, ocorrido na última sexta-feira, aos 83 anos.

Ex-atleta e figura marcante na história do clube e do esporte gramadense, Flávio deixa um legado de dedicação, respeito e amor pelo esporte, tendo contribuído de maneira significativa para a trajetória do Gramadense.

Neste momento de dor, o clube se solidariza com familiares e amigos, expressando condolências e gratidão por tudo o que Flávio representou para nossa comunidade esportiva.

Balzaretti foi sepultado ontem, sábado (16), no Cemitério São Lourenço. Ele deixa as filhas Alexandra e Ariane. Balzaretti foi casado com Irani Stürmer Balzaretti (in memória).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido