Coluna publicada no dia 25/07.

Semana passada o empresário Fernando Bassani chamou para conhecer o canteiro de obras do Hospital que ele está construindo ali perto do pórtico da divisa com Gramado. Estavam lá o Prefeito, o Vice e o pessoal do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul, que vai operar o hospital após a construção pronta, em 2027. Neste momento estão sendo levantadas duas torres de 16 mil metros quadrados cada uma. Uma delas vai abrigar o hospital e a outra um Senior Living: “Residência Sênior” ou “Moradia para Idosos”. Depois disse tem outros projetos que podem ser levantados através de parcerias nos nove hectares de área. Um já dado como certo pelo Fernando é uma escola.
Depoimentos
O Bassani falou, o prefeito Gilberto Cezar, o João – da Sicredi-, que financia a obra, entre outros fizeram comentários. Me chamou muito a atenção a fala do Tolão, vice-prefeito e da diretora do Pompéia. Tolão primeiro fez uma reflexão sobre a construção de um hospital, coisa que muito poucos de nós chegaram a ver. Os que temos são todos muito antigos e depois comentou que muitos empreendedores ponderavam investir na região pela falta de um hospital semelhante. E a diretora Lara Vieira, do Pompéia, disse: “A gente está muito seguro, felizes e encorajados; satisfeitos com a parceria muito consolidada com a Novalternativa”. Acrescentou que todos os estudos de viabilidade foram feitos. A obra vai subindo e o Pompéia já vai se instalando e fazendo os testes e assim, imediatamente após entregue o prédio já começa a operar, lá no segundo semestre de 2027.
Hospital privado
Ouvi até vereadores meio que querendo tirar o brilho de quem está vibrando com esta novidade, repetindo a palavra ‘privado’ como se isso tirasse o hospital do alcance da população canelense. Não é verdade. O hospital vai acrescentar muito inclusive no atendimento da população local, por duas visões: Primeiro que eles terão atendimentos especializados aqui, que obviamente podem ser adquiridos pela prefeitura ao invés de fazer grandes deslocamentos; segundo porque muitos canelenses têm sim condições de pagar seu atendimento e logo, abrir o espaço no HCC para quem precisa. Então, não façamos discursos distorcidos jogando para a torcida. Não tem nenhum senão na vinda deste novo empreendimento. Só coisas boas! Como disse na ocasião o prefeito Gilberto Cezar: “Canela merece esse empreendimento”.
Desabafo
Nas edições de sexta-feira, contamos com o artigo do Doutor Guilherme Drago — advogado, professor de Direito, uma pessoa muito agradável de conviver e extremamente sábia com as letras. Ele adora escrever e o faz como poucos. Ler seus artigos é um verdadeiro prazer.
Na edição de hoje, ele faz um desabafo sobre o ir e vir da população de Gramado e Canela, e apela para que os dois municípios interajam ao planejar obras de infraestrutura que impactam o trânsito. Inclusive, transcrevo aqui um dos trechos:
“A comunicação entre eles? Um boato! Planejamento escalonado? Ficção científica! Em Gramado e Canela, parece que cada órgão trabalha como se estivesse sozinho no planeta, sem saber da existência do vizinho — ou fingindo não saber, o que é ainda pior”.
Agora vai
Não que seja importante, ou vital para o Brasil, mas o acordo com os EUA está quase lá. Uma comitiva de oito senadores brasileiros, de todas as cores partidárias, embarca neste fim de semana para Washington, EUA, com o objetivo de dialogar sobre o tarifaço de 50% que os Estados Unidos pretendem aplicar sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Tem muita gente ainda que deveria ter o visto cassado. Veja quem são os que vão passear com o teu dinheiro:
• Nelsinho Trad (PSD-MS) – líder da comitiva e presidente da Comissão de Relações Exteriores
• Jaques Wagner (PT-BA) – líder do governo no Senado
• Tereza Cristina (PP-MS) – ex-ministra da Agricultura
• Fernando Farias (MDB-AL)
• Marcos Pontes (PL-SP) – ex-ministro da Ciência e Tecnologia
• Esperidião Amin (PP-SC)
• Rogério Carvalho (PT-SE)
• Carlos Viana (Podemos-MG)
Racional
O presidente dos EUA, Donald Trump cumpriu mais uma promessa de campanha: quarta-feira assinou decreto que proíbe que homens (trans) participem de competições esportivas femininas.
Visões
Donald Trump diz que está taxando os países com os quais o ‘relacionamento não é bom’. Lembrando que desde o início fala em relacionamento comercial injusto este com o Brasil. Sim, nós os taxamos em 60%, ou seja, cada um do povo brasileiro, que aparentemente o Lula defende quando discursa, é obrigado a pagar 60% quando compra algo dos EUA, como um telefone, por exemplo, enquanto eles nos taxam em 15%, em média. Dia 1º de agosto, no entanto, eles decidiram dar o troco e taxarão em mais 50% as importações que seu povo faz aqui do Brasil. 50, mais os 15 atuais, 65%. Aí o Brasil está chamando isso de “taxas arbitrárias, geradoras de caos”.
Devolvendo do nosso
O INSS começou ontem, quinta-feira, a devolver dinheiro roubado de aposentados. Só para aqueles que foram se humilhar e pedir e prometer que não entrarão na justiça. Detalhe, será pago com o nosso dinheiro. Em tese, o próprio velhinho roubado é que vai pagar o que lhe tomaram na unha grande do freio chico. O Governo separou três bilhões para este fim, mas os valores anunciados que roubaram passam dos seis e tem que imagine que foi muito mais do que isso. Os ladrões, como o frei chico, estão livres, leves e com a carteira estufada.
As urnas são ‘infuráveis’
O Banco Central comunicou, nesta quarta-feira (23), que ocorreram acessos indevidos a dados vinculados a chaves Pix no Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário), que é operado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
O CNJ afirma que o incidente que ocorreu entre domingo (20) e segunda-feira (21) provocou o vazamento dos dados de 11.003.398 pessoas. Foram acessados dados como nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta.
Este é o 21º episódio reportado pelo BC de falhas ligadas a informações do Pix, sendo o maior da série histórica. Desde a criação do Pix, até o episódio divulgado nesta quarta, foram vazados 1.002.583 dados vinculados à ferramenta de pagamentos.