InícioEconomiaGramado e CanelaGestão de Márcio Jung transforma Fenac na maior promotora de eventos com...

Gestão de Márcio Jung transforma Fenac na maior promotora de eventos com pavilhões próprios

Tempo de leitura: < 1 minuto

ESTADO – Chegou ao fim ontem, segunda-feira (30) a gestão de Márcio Jung frente à presidência da Fenac Experiências Conectam, promotora e centro de eventos de Novo Hamburgo. Desde que assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2017, Jung promoveu uma verdadeira reestruturação na forma de gerir e operar o centro de eventos. Com foco em profissionalização da administração, inovação estratégica e melhoria contínua da infraestrutura, a Fenac consolidou-se como o maior e mais ativo centro de eventos do Rio Grande do Sul, e um dos principais do país.

 “Hoje, a Fenac não apenas movimenta a economia de Novo Hamburgo, mas impacta diretamente o turismo e o setor produtivo de todo o Sul do país, com um calendário de eventos próprios e sediados que atraem visitantes de vários estados e países”, avalia Jung

Gestão baseada em estratégia, exemplo e resultados

Logo no primeiro ano da gestão, Jung liderou um diagnóstico completo da instituição, com readequação de custos, aumento do caixa e reorganização de processos internos. A Fenac passou a operar com foco em resultados e em inteligência de negócios, profissionalizando a equipe e implementando um pensamento estratégico. Essa reestruturação administrativa permitiu à empresa lançar novas feiras e ampliar sua atuação.

Dentro da política de responsabilidade fiscal adotada pela gestão, a cultura de economicidade teve como base o exemplo pessoal. O diretor-presidente abriu mão de benefícios históricos do cargo, como carro oficial com motorista, veículo este que foi leiloado junto com outros bens inservíveis da Fenac.

“Acreditamos que a mudança começa pelo exemplo. Utilizei meu carro, computador e celular particulares durante toda a gestão, sem qualquer tipo de ressarcimento. E mais do que isso: abrimos mão de toda estrutura de conforto desnecessária. Inclusive, os móveis da presidência foram leiloados, permanecendo apenas com a mesa de trabalho, cadeira e uma mesa de reuniões simples. Tudo isso foi importante para mostrar que estávamos comprometidos com a Fenac”, destaca Jung.

Entre os frutos dessa nova abordagem está a criação de duas novas feiras profissionais: a Sulserve e a Reparasul, que ocorreram pela primeira vez em 2018, buscando movimentar a economia local e atender a tendência de regionalização desse tipo de evento.

Em 2019, a Fenac deu um passo importante ao adquirir a Feipet, principal feira de negócios pet do Sul do Brasil, ampliando o número de eventos próprios em seu calendário anual. A Fenac ainda se associou à ExpoRaiz para realizar, em 2025, a maior feira em metragem do centro de eventos, com mais de 53 mil m² ocupados.

“Estabelecemos um novo modelo de negócios, baseado em uma estratégia de fornecimento de serviço e colaboração com outras promotoras, para realizar grandes feiras na Fenac”, detalha Jung.

Com isso, atualmente, a Fenac promove seis feiras profissionais, sendo elas: a Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes; a Sulserve – Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria; a Feipet – Feira de Negócios para Animais de Estimação; a Sul Beleza – Feira Profissional de Beleza, Estética e Bem-estar; a Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva; e a Feira Nacional dos Campistas Raiz – ExpoRaiz. Já na área de entretenimento, a Fenac realiza duas edições anuais da Loucura por Sapatos, em paralelo a duas do Festival de Cervejas Artesanais.

Investimentos contínuos na infraestrutura

A modernização da infraestrutura também foi uma marca da gestão Jung. Ao longo dos anos, a Fenac investiu recursos próprios em melhorias como: substituição dos telhados dos pavilhões 5 e 6, readequação de sistemas elétricos e de refrigeração, pintura dos prédios manutenção de condicionadores de ar, captação pluvial, licenciamento ambiental e regularização documental, incluindo o PPCI.

A gestão ainda realizou a reforma dos banheiros, reforma de calçadas e cercamento, instalação de tubulação de ar para praça de alimentação e instalação de escadas rolantes, ampliando a acessibilidade e o fluxo em eventos de grande porte. Outras ações destacadas incluem a reorganização, sinalização do estacionamento, melhorias no sistema de iluminação interno e externo, além da modernização do sistema de acesso com cancelas eletrônicas.

 Leilões ajudaram a financiar melhorias e reduzir custos

Dentro da política de gestão implantada na Fenac, uma das estratégias adotadas foi a realização de leilões de bens inservíveis, que ocorreram em 2020, 2021 e 2025. “Com o desfazimento desses bens, conseguimos angariar recursos importantes para investir em novas melhorias estruturais. Além disso, eliminamos custos administrativos com armazenamento e manutenção de itens obsoletos”, explica Jung.

Entre os itens leiloados estavam: veículos automotivos, veículo elétrico, telhas de alumínio, transformadores de força, sucatas eletrônicas, trator, betoneira, andaimes e sucatas, eletroeletrônicos, alumínio e ferro, além de ações e outros itens.

 Ampliação de espaços e serviços

Ao longo desse período, a Fenac deixou de ser apenas um centro de grandes feiras e passou a oferecer soluções completas para eventos sociais e corporativos. A construção do Salão Nobre, com 1.200 m² e capacidade para mais de 2 mil pessoas, e a reforma do Restaurante Panorâmico, para posterior licitação por concessão, exemplificam essa expansão. Além disso, a Fenac passou a locar diferentes ambientes como auditórios, jardins e áreas externas, atendendo eventos de diferentes portes e segmentos.

A partir de 2023, foi lançado um novo serviço de assessoria e operacionalização de eventos de terceiros. A Fenac passou a aplicar sua expertise em feiras completas – da montagem à limpeza – em eventos externos, inaugurando uma nova frente de negócios. Além da ExpoRaiz, o Delly’s Food Show e o Solar Z Summit também foram realizados seguindo esse modelo.

Resiliência e protagonismo em tempos de desafios

Entre 2017 e 2024, a Fenac enfrentou importantes desafios. Além de arcar com passivos trabalhistas e tributários herdados, a empresa sofreu os fortes impactos da pandemia de Covid-19, com o cancelamento de eventos, queda de faturamento e aumento da inadimplência. Como alternativa, foram realizados eventos híbridos e digitais, que mantiveram a conexão com o mercado, mas sem o mesmo retorno financeiro. Em 2021, os pavilhões da Fenac se tornaram ponto de vacinação contra a Covid-19, mostrando o papel social da instituição.

Com a retomada gradual em 2022, a Fenac iniciou um processo de reequilíbrio financeiro e passou a investir na valorização do patrimônio e na ampliação da receita. No entanto, em maio de 2024, a histórica enchente assolou o Rio Grande do Sul. Novamente, a empresa voltou a ser destaque pela solidariedade, transformando seus pavilhões em abrigo e centro de doações, acolhendo até 3.800 pessoas simultaneamente. Durante dois meses, a Fenac cedeu seus pavilhões à comunidade, paralisando suas atividades, e, após a desocupação, ainda foi necessário um período de recuperação estrutural.

 “Vivemos um dos períodos mais desafiadores da história da Fenac, com pandemia, enchentes e prejuízos herdados que exigiram decisões firmes e muita responsabilidade. Mas também foi um período que revelou a força da nossa equipe, da nossa gestão e da nossa missão junto à comunidade. A resiliência foi o que nos manteve em pé. Hoje, mais do que nunca, a Fenac está pronta para seguir crescendo, com equilíbrio financeiro, estrutura renovada e o compromisso de sempre servir Novo Hamburgo e o Rio Grande do Sul”, define Jung.

Sobre a Fenac

É uma sociedade de economia mista e tem como atividade principal sediar e promover eventos de diferentes portes e setores, com o objetivo de gerar negócios e movimentar a economia regional, estadual e nacional. Com uma equipe qualificada, a Fenac conta com experiência tanto na locação dos pavilhões quanto na promoção de eventos. Localizado de forma estratégica em Novo Hamburgo, o centro de eventos fica na região metropolitana de Porto Alegre/RS, às margens da BR-116, 35km do Aeroporto Internacional Salgado Filho e menos de duas horas/voo de centros importantes como São Paulo e Buenos Aires. São 36.399 m² de área construída, mais de 30 mil m² de área de exposição totalmente climatizados, com estacionamento para mais de 2 mil carros. A Fenac ainda é a maior promotora de eventos com pavilhões próprios do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido