MARTINA BELOTTO
GUSTAVO BAUER
CANELA/GRAMADO – Considerado o segundo Natal do ano pelo comércio, o Dia das Mães é uma das datas mais movimentadas para a economia. A expectativa dos comerciantes é grande, principalmente, para o fim de semana. Na comparação com 2018, as projeções estão mais otimistas. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio/RS aponta que o valor médio gasto pelos gaúchos para presentear as mães neste ano será de R$ 180,37. Dos entrevistados, 27% afirmaram que gastarão mais ou muito mais do que no ano passado.
Para o secretário executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Gramado (CDL), Rudimar Freitag, as vendas devem ter um incremento entre 5 e 10% com relação ao ano passado, variando de acordo com o nicho de mercado. “Sempre acredito em uma melhora nas vendas, independente da situação econômica vivida pelo resto do país. Durante uma semana ou 10 dias, o comércio vive um momento intenso de vendas devido ao Dia das Mães”, afirma.
Rudimar considera a data o segundo maior dia de vendas do ano, perdendo apenas para o Natal. “É um segundo Natal para o comércio. O Dia das Mães representa cerca de 50 a 60% das vendas do Natal”, salienta. Ele também comenta que o setor já se prepara com antecipação devido às expectativas de movimentação. “O lojista precisa ficar atento à data, ter estoque de produtos, atender bem os clientes e efetivar a venda”, ressalta.
Conforme a pesquisa da Fecomércio/RS, entidade da qual o Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias (Sindilojas) é ligado, os itens mais procurados neste ano são vestuário (44,7%), perfumes/cosméticos (17,7%) e eletrônicos/eletrodomésticos (13,2%). Ainda, 64,4% pretendem participar de algum evento alusivo à data, como almoço ou jantar especial em casa (71,4%) e refeições em restaurantes (25,4%).
De acordo com a proprietária da Loja Parada 50 de Canela, Sabrina Brito da Silva, em maio as vendas em sua loja aumentam em quase um terço comparando com os meses normais. Segundo ela, os produtos mais vendidos nesta época são malhas, blusas, bolsas e carteiras. “No mês de maio temos um aumento de cerca de 30% no faturamento, só perde para dezembro em razão do Natal”, comenta.
O conhecido hábito dos brasileiros de deixar para fazer suas compras de última hora foi relatado por 42,6% das pessoas entrevistadas pela pesquisa da Fecomércio. “As vendas normalmente são muito boas desde o início do mês, mas muita gente ainda deixa para fazer as compras de última hora, principalmente no sábado. Já a semana seguinte é a de trocas, o que também acaba sendo bom, pois trouxemos o cliente novamente para dentro da loja”, avalia Sabrina.