Coluna publicada no dia 10/06.
É o que me parece. O depoimento do delator Mauro Cid, que ouvi boa parte ontem, é só: “Não sei”, “Isso eu não vi”, “Não”, “Isso não foi dito”. Querem é pegar o Bolsonaro e livrar o Lula e toda a turma que não pisca o olho antes de pensar em mais uma ação. Sobre o roubo contra os velhinhos, nenhuma palavra, ninguém preso, ninguém perde nada. Só os próprios velhinhos que se lascaram. Boa parte, certamente, até votou nessa gente, achando que, das outras vezes, inventaram coisas contra eles.
Hoje à tarde foi a vez de ouvirem o ex-presidente Bolsonaro. Fechei a coluna antes de ele finalizar o depoimento.
Ameaça
O presidente da Câmara de Canela, Luiz Felipe Caputo, ameaçou o governo do qual faz parte na sessão de ontem à noite. Ele relatou um caso na Escola João Alfredo Corrêa Pinto, onde, há um mês, recebeu um pedido para retirada de entulhos restantes de uma obra. Imediatamente, comunicou-se com o responsável pelo serviço e imaginou que tudo iria acontecer.
Um mês e tanto depois, pagou mico ao encontrar aquelas pessoas novamente, pois perceberam que ele não tem autoridade para resolver o que prometeu. Triste e revoltado, o presidente do segundo poder (Legislativo) foi até o chefe do primeiro poder (Executivo) para se queixar. Aí sim, um telefonema resolveu tudo, e na sessão de ontem o vereador já pôde mostrar as imagens do problema sanado. Mas deixou o recado: “Se não me ouvem, eu trago aqui (na tribuna) e vão me ouvir”.
Espera por ônibus
Passei os últimos meses xingando a empresa responsável pelo transporte coletivo de Gramado. Mas é reconhecível a dificuldade da empresa em se adaptar aos interesses da população. Com as múltiplas opções, as escolhas se dividem, e acaba que uma estrutura como a de ônibus encarece.
Aí entra o Estado, no caso, o município, para ajudar. Acontece que agora, em junho, o município está tratando de tapar o buraco que a empresa apontou sobre outubro e novembro do ano passado, no valor de 440 mil reais (arredondei).
Hoje de manhã, quando uma usuária que estava há mais de uma hora na parada, na Rua São Pedro, esperando, eu nem sabia o que explicar a ela. Quanto a fazer uma licitação e resolver isso, faz anos que isso é adiado. Pelo menos há 22 anos ouço falar nisso. Toda vez que a prefeitura ensaia fazer a tal licitação, fica sabendo que não há interessado. E assim segue sendo.
“Está difícil morar nos bairros”
Ao parabenizar o Capitão Montini por assumir o comando da 2ª Companhia de Canela, o vereador Cabo Antônio comentou que há uma séria falta de efetivo na Brigada Militar do município. O vereador sugeriu que o governo do Estado realize novos concursos para a contratação de soldados. “Está difícil morar nos bairros”, expressou.
Centro de Eventos
Em encontro rápido e casual com o colunista, ontem, o prefeito de Canela, Gilberto Cezar comentou sobre um projeto de Centro de Evento privado em Canela que está em fase de projeto, mas que deve ficar pronto em no máximo três anos, segundo prevê. As informações que o prefeito obteve junto aos empreendedores trata-se deum espaço moderno, com diversos espaço, sendo que no maior deles servirão 3.500 cadeiras. O destaque que chamou a atenção do prefeito é a climatização. Segundo os investidores explicaram a ele vai ter até regulagem do ar para os níveis do dióxido de carbono, que é o que causa sono e bocejamentos aos congressistas.
Briga de beleza
O vereador Leandro Gralha e o secretário de Saúde de Canela, Jean Spall, parecem estar em uma disputa – seja de influência, força ou até mesmo de imagem. Em um setor já naturalmente complexo como o da saúde, o secretário acaba enfrentando desafios ainda maiores.
Da parte do Jornal Integração, não vamos mais alimentar essa situação. O ideal é que ambos se sentem, tomem um mate e reflitam sobre o que realmente importa: o bem-estar da população.
Comercio ilegal está por um fio
Pelo que a coluna levantou em Canela durante o dia de ontem, a prefeitura está chegando a um veredicto em relação ao comércio ilegal nos arredores da Catedral Nossa Senhora de Lourdes.
A coluna ouviu o secretário, o adjunto e um dos vereadores. Oficialmente, ainda não há declarações sobre o assunto para não comprometer a estratégia, mas, ao que tudo indica, em dois meses essa situação fará apenas parte do passado.
Novidades
Outra coisa que já sabemos que vai acontecer, mas não exatamente como, é uma nova atração junto ao Mundo a Vapor. O parque anunciou que terá novidades até o Natal, mas que, até lá, é para a gente se divertir bastante com a Roda Canela. Aguardemos!
Vereadores peregrinos
Com cada vez fatia maior do orçamento da União junto aos deputados para serem repassados como emendas impositivas aos municípios, aumenta a peregrinação de vereadores atrás destes recursos que tem duplo aproveitamento: um para o próprio bem público que está sendo feito e outra para as campanhas, tanto dos deputados, já em 2026, quando para a reeleição dos vereadores em 2028. É a nova chaga brasileira, cada vez mais centralização de poder. Imagina, se antes já eram muitos os prefeitos, 5.571 irem e virem a todo o momento de Brasília, agora ainda são os vereadores, cerca de 80 mil. Enfim, se é assim que a banda toca?
5 + 1 = 6
Liderados pelo vereador Rafael Ronsoni, os parlamentares de Gramado – Pedro Lazaretti, Vivi Cardoso, Professora Denise e Fernanda Pereira Dias – viajaram a Brasília nesta madrugada.
Levam consigo 37 milhões em pedidos de emendas impositivas de deputados federais e senadores, além de solicitações para as Secretarias da Agricultura e da Educação.
Vários deputados e o senador Luiz Carlos Heinze já aguardavam os vereadores de Gramado. Os progressistas serão recepcionados na Câmara e também no Senado. Deputados de vários estados brasileiros e de diferentes partidos serão visitados pelos vereadores.
Os vereadores estão levando o relatório produzido pela Emater sobre as perdas causadas pelas chuvas de maio de 2024. O objetivo é sensibilizar o governo federal para que Gramado tenha um olhar diferenciado, principalmente nas áreas mais afetadas pelos deslizamentos.
O diretor da Escola do Legislativo, Fábio Schmatz, completa a comitiva gramadense na Capital Federal. Vamos ver o que trarão no retorno, que está marcado para quinta-feira.