CANELA – A programação religiosa da 65ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, iniciou ontem, segunda-feira (12), com o início da novena preparatória, com o tema “Peregrinos de Esperança”.
A atividade ocorre sempre às 19h30, na Cripta do Santuário, e nesta primeira noite contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Edson Batista de Mello, que já foi pároco de Canela
Até o dia 20, as Missas da novena reunirão fiéis para momentos de oração, reflexão e devoção à padroeira. A cada noite, um bispo ou padre convidado presidirá as celebrações.
A reportagem do Jornal Integração conversou com Lauro Drechsler, coordenador do Santuário. Ele explicou este importante passo na programação da festividade com o início das Novenas.
“É um ponto chave de espiritualidade muito forte de agradecimento por tudo que Nossa Senhora do Caravaggio fez na vida da gente. Que o público venha para essa celebração. Todos são convidados”, disse.
Seu Lauro é uma espécie de “faz tudo” no Santuário. Tudo passa por suas mãos e orientações. Ele explicou como está o processo de preparação da estrutura e do significado da “Mãe Caravaggio”.
“Já estamos diretos aqui, cerca de 30 pessoas trabalhando na organização há cerca de 30 dias, temos que deixar tudo pronto para os romeiros. É muito difícil descrever o significado de Nossa Senhora do Caravaggio. Sinto sempre a presença dela aqui comigo, então não precisamos nos preocupar, que tudo vai dar certo”, descreveu.
Romarias
As romarias ocorrerão no sábado, dia 24 de maio, com a caminhada dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude com início às 9h, saindo da Igreja Matriz de Canela e Missa Campal na chegada ao Santuário, presidida pelo Bispo Diocesano Dom João Francisco Salm.
No domingo, 25 de maio, será a Romaria Motorizada e de Ciclistas, também com saída às 9h da Igreja Matriz; neste ano, a bênção dos veículos será em frente à escadaria do Monumento da Prece, com os carros entrando no Santuário e saindo pela rua lateral ao Centro de Eventos.
Na segunda-feira, 26 de maio, acontece a tradicional Romaria a Pé, que reúne milhares de fiéis em oração, promessas e agradecimentos, com saída às 8h, da Igreja Matriz de Canela em direção ao Santuário de Caravaggio.