InícioGeralGramado e CanelaO que se sabe sobre o Puma que apareceu no Centro de...

O que se sabe sobre o Puma que apareceu no Centro de Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Um vídeo circulou em redes sociais na sexta-feira (21) sobre um Puma que apareceu na rua Theobaldo Fleck, área central de Gramado e chamou a atenção.

Nas imagens captadas por um morador e de câmeras de segurança, mostra o animal circulando de forma tranquila pela via. A possibilidade queno felino estava na área situada atrás do Hospital Arcanjo São Miguel.

Ainda na sexta-feira, a reportagem do Jornal Integração conversou com o comandante da Polícia Ambiental (Patram), tenente Ritter que falou rapidamente sobre o caso.

“É um animal jovem e estava de passagem, buscando um mata para se refugiar”. O caso está sendo monitorado pela Secretaria de Meio Ambiente de Gramado.

No início da noite de sábado (22), a Patram se manifestou sobre o aparecimento do animal.

O Comando Ambiental da Brigada Militar orienta que as pessoas alertem os órgãos de controle o mais rapidamente possível. Este felino, o segundo maior das Américas, ocorre em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, e embora seja um animal de grande porte, não tem histórico de ataque a pessoas, mas podem se tornar agressivo quando se sente acuado ou em perigo.

Conforme as autoridades ambientais, o Puma é de hábitos noturnos, geralmente caçam pequenos animais a noite e podem percorrer grandes distâncias atrás de suas presas em apenas uma noite só.

Tem sido frequente o avistamento destes animais e um dos motivos é o fato de que, “infelizmente, as áreas de mata nativa tem sido cada vez mais afetadas por intervenções humanas, forçando estes animais a buscar alimento em areas mais povoadas”, cita o Comando Ambiental.

Outro ponto alertando, que estes animais estão ameaçados de extinção e precisam ser preservados por todos, pois eles tem uma enorme responsabilidade no equilíbrio dos ecossistemas, controlando a população de outros animais que fazem parte de sua cadeia alimentar.

“Ajude o Comando Ambiental a proteger estes animais e também a salvaguardar a segurança das pessoas. Ligue para o número de plantão e informe com a máxima exatidão dos dados de local, horário e condições em que estes grandes felinos foram avistados.

O Comando Ambiental irá enviar suas patrulhas ambientais para monitorar os locais onde estes animais são vistos e apoiar as comunidades. Mantenha distância destes animais, se eles não se sentirem acuados, certamente vão voltar para a mata”, finaliza a nota do Comando Ambiental.

Contatos Polícia Ambiental

(51) 98437.6920.

(54) 98416.4079.

(51) 99353.6845 (Patram Taquara)

Foto: Reprodução Rede Social

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido