A semana

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os assuntos que mais repercutiram esta semana aqui na redação são os relativos ao Hospital São Miguel e sobre o trânsito, especialmente na Estrada Velha. Ambos poderão sair das nossas mentes durante a cervejinha deste final de semana, e não mais voltar. Será?

Completa

Esta foi a primeira semana em que voltamos a fazer as edições diárias do Integração. Estamos em 4 pessoas produzindo conteúdo de qualidade e quantidade. É gostoso contar com vocês leitores. Na rede social vocês estão e podem seguir fazendo isso, nos pautando, trazendo temas que devemos esclarecer. Particularmente estou muito feliz com o que faço e com a resposta de vocês. Um forte abraço e bom final de semana a todos.

Descontrole

Na semana que vem teremos mais uma reunião do Copom (Comitê de Política Monetária – do Banco Central), e certamente a taxa Selic vai aumentar ainda mais, batendo os 14%, ou mais. Tudo isso na tentativa que está se mostrando frustrada de controlar a inflação, só em fevereiro foi de 1,31%, o que daria 15,72 em 12 meses. Ainda que nós do trade e da região turística mantemos a expectativa de um ano bom, até porque é preciso, a economia a nível de Brasil, vai sofrer muito. Medidas esdrúxulas como mexer nas taxas sobre importação de itens da cesta básica e o tal de empréstimo consignado aos trabalhadores não refrescam em nada. Além disso só a caça (cassa) ao Bolsonaro.

Estaca zero

Para piorar as loucuras do presidente dos EUA também não ajudam em nada e misturam a economia mundial. Hoje daria para dizer que partimos da estaca zero, para ver o que dá, isso falando mundialmente. O nível das maluquices do Trump é do seguinte exemplo: A Europa decidiu retaliar a taxação de 25% ao ferro e demais metais taxando o whisky americano em 50%, e a resposta de Trump foi taxar o vinho deles em 200%. Taxar as importações como está fazendo Trump é taxar os fornecedores da sua própria indústria e extraditar imigrantes é mandar embora a mão de obra mais em conta. Ou seja, sua própria nação também vai pagar um preço alto por essas birras.

Gre-Nal

Os gremistas estão à espera de um milagre. Alguns poucos, pois a maioria já entregou a maionese. Não pela história do imortal, mas pelo momento que enfrenta. Analisando a fase atual daria para saber previamente que seriam duas derrotas. Os dois jogos das finais são obrigatórios, mas pelo que fez até aqui o Inter já deveria receber as faixas antes da partida derradeira.

Sem banho

Ouvi algumas queixas sobre a pouca participação popular na audiência pública de ontem à noite na Câmara de Vereadores sobre falta de água no município de Gramado (a audiência foi aqui, mas o problema é também em Canela e muitos municípios mais). Eu sei exatamente porque isso é assim: Primeiro porque o povo não quer sair sem tomar banho, convenhamos. Segundo, vejamos, a reunião teve mais de três horas e meia de duração. Já chegava às duas horas quando o primeiro popular pode participar. Só a fala da secretária de Meio Ambiente passou dos 20 minutos. Neste tempo, com toda esta gente daria para colocar um monte de canos para resolver pelo menos parte do problema.

Constatação

Nestes quase trinta anos de jornalismo deu para observar algumas coisas. Nós gostamos de ir a eventos para participar, não para assistir. E todos nós quando temos oportunidade de usar o microfone nos esbaldamos e extrapolamos todos os limites do bom senso, sem nos dar conta. No caso em tela foram duas horas para as autoridades presentes se autopromoverem como se não houvesse amanhã. Vem cá, leitor, você consegue imaginar uma mãe, um pai, sentado ali, todo este tempo? Minha sugestão é a praticidade, a objetividade, que traz clareza e eficiência. O único a se explicar e dizer o que esta fazendo, ou fazer, é a Corsan, o resto foi chuva no molhado.

Aos fatos

Primeiro, essas pessoas estão sem água, logo, chega em casa, escuta só o ronco da torneira, se estufa de raiva e se articula para mais uma noite sem tomar banho. Segundo, essas pessoas elegem representantes, no caso os vereadores. Terceiro, essas pessoas trabalham em outras funções e, portanto, confiam nos seus representantes, ali postos e pagos para este fim.

Para mim, todos, sem exceção, daqueles que participaram deste teatro de quase quatro horas, não tem a mínima ideia do que é ficar sem água e, portanto, não estão sendo bons representantes para esta finalidade.

Desenhando

A pessoa sem água mora na Serra Grande: Para vir até o Centro, na Câmara onde foi a reunião, é uma hora e meia embarcado (dito pelos próprios vereadores outro dia). O início foi as 19h, portanto, a pessoa precisava embarcar as 17h30, antes de chagar em casa do serviço. Aí não tinha água para tomar banho, daí não tinha onde deixar o filho…E se pudesse ter resolvido tudo isso teria que voltar a pé, quase 11 horas da noite.

Inter-Ação

Sobre os fios de eletricidade no centro de Canela, Janaine Cavalli comentou: “Não poderiam fazer algum compartimento, tipo caixa, fora a fora, junto do meio-fio para colocar os fios? Não precisaria mexer no asfalto e, se algum fio desse problema, seria fácil abrir e arrumar…” Rosa Pereira dos Santos comentou: “Não tem nem rede de esgoto, vão colocar os fios subterrâneos quando?” Claudia Cuty comentou: “O problema é o gasto absurdo para poder colocar na forma subterrânea.” Leandro Cavallin comentou: “Os fios atrapalham um pouco, mas, se fizerem subterrâneo, aí vão abrir valas, interditar a rua… Resumo: nunca estamos satisfeitos.” José Altair Leal comentou: “Subterrâneo, ao menos no centro, ficaria bonito!”

Perguntinha

Você que está sem água não foi na audiência pública de ontem à noite por qual destas razões: 01- Estava sem banho. 02 – Não tem ônibus. 3 – Não acredita mais em ninguém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido