O vereador Rafael Ronsoni mostrou autonomia ao tecer suas críticas à Secretaria da Saúde, ao São Miguel e ao sistema municipal da Saúde como um todo, na sessão de ontem à noite na Câmara de Vereadores, com a presença na plateia do prefeito Nestor Tissot. Todos sabemos que Ronsoni está em pé de guerra com o PP e por isso surge como uma espécie de oposição na legislatura que não elegeu ninguém para fazer este papel, mas de qualquer forma a fala surpreendeu.

São graves as falas do Rafael. Aparentemente ele tentou avisar o próprio prefeito antes da contratação do Ana Nery para a gestão do São Miguel, mas não foi ouvido.
Caos generalizado
Rafael descreveu a Saúde como um caos e disse que o secretário (Jeferson Moschem) sequer tem celular (WhatsApp) para responder as queixas. Disse também que tenta falar com o Prefeito há semanas e que não tem êxito. Que o vice em exercício, igualmente não o atendeu.
Nestor tinha dito na sessão inaugural da legislatura, dia 17 de fevereiro, que faria reuniões quinzenais com os vereadores, mas, ao que disse Rafael, o diálogo não existe.
Um corpo inteiro
Ao que disse o vereador na tribuna os médicos do São Miguel estão sem receber seus numerários e por isso chegaram a parar no final de semana. Até a parte das explicações pessoais, que é o último espaço da sessão, foi abolido ontem porque os médicos do São Miguel estavam lá para uma reunião com eles após a sessão.
Dossiê – Não é de doce…
Ronsoni disse que vai fazer um dossiê para levar ao Prefeito sobre a gestão do hospital, pois acredita que ele não sabe como está a situação e que vai tomar as providências quando tomar conhecimento. Segundo disse Rafael as demandas da saúde chegam a todos os vereadores e citou que seria interessante todos falarem. Até já teve outros edis que deram alguma pincelada, especialmente a médica vereadora Maria de Fátima, mas nada tinha sido tão contundente.
Dois pesos
A coluna consultou um dos médicos sobre os atrasos e obteve a seguinte resposta:
“Claudio, vou te explicar uma coisa que ninguém tem conhecimento a respeito do Hospital:
Primeiramente as pessoas precisam entender que existem 2 grupos de médicos que atende no Hospital.
– Um grupo atende a “porta de entrada”, a emergência do hospital. Esse grupo é formado por médicos contratados de uma empresa que presta serviço e os profissionais NÃO PERTENCEM ao corpo clinico do HASM. Estes profissionais, em geral não são de Gramado e trabalham em vários outros hospitais … não tem vínculo com a população e, portanto, não se importam em “abandonar” seus postos caso não recebam o seu pagamento em dia. E é justamente por isso que pra estes, o pagamento NUNCA ATRASA! Aliás, tiveram até reajuste e já têm contrato novo com o Ana Nery… quando a população relata “mal atendimento”, geralmente é relacionado a este grupo.
– O outro grupo, é o pessoal que atende “da porta pra dentro” … é o sobreaviso que foi acionado após o atendimento inicial do grupo da emergência, é o cirurgião que opera os casos que precisam de intervenção, é o médico que acompanha os pacientes internados, é o intensivista da UTI, o obstetra que faz o parto ou o anestesista do Centro Cirúrgico… este grupo é o CORPO CLINICO do HASM. Somos nós que moramos aqui, que fazemos procedimentos ambulatoriais, eletivos e na urgência em sobreaviso… nós que estamos sem receber!
Mas te afirmo que em momento algum houve abandono de seus postos ou que ficou alguém sem ser atendido por nós!
Se há reclamação seja por demora ou por “mal atendimento”, isso ocorre com a equipe da emergência!
Personalidade

Hoje está de aniversário o presidente do Sindilojas Hortênsias, Guido Thiele. A idade eu não vou revelar, cada um pode fazer ideia pela foto rsrsrsrsr
Integração

A Sicredi Pioneira realizou ontem o Encontro Regional de Lideranças, na Linha Imperial, berço do cooperativismo de crédito da América Latina. Participaram lideranças políticas, empresariais e a imprensa dos 21 municípios atendidos pela Pioneira. A diretoria apresentou o desempenho de 2024 e os planos para 2025 da Sicredi, seguido pela palestra O Papel do Agente de Transformação Impulsionando Cidades, Negócios e Regiões Sustentáveis”, com Arnaldo Farias. Arnaldo é Professor, palestrante, consultor nas áreas de Gestão de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Desenvolvimento Territorial e Turismo, e ex-prefeito de Cabaceiras, Paraíba. De lá, Farias trouxe um modelo de cooperação e de como explorar o máximo dos recursos disponíveis. Cabaceiras é um território semiárido do Nordeste, que encontrou nos escassos recursos naturais o meio de sobrevivência e desenvolvimento, sendo o principal deles o leite e o couro de cabra.
Hospitais
O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, esteve hoje pela manhã em Caxias do Sul visitando o Hospital Geral, que é gerido pela UCS. Com ele foram seu Vice Tolão, o secretário da Saúde, Jean Spall e o diretor da UCS Hortênsias, Gilberto Hummes.
Tem que atuar ali em cima para ajudar a UCS a implantar o curso de medicina em Canela, e cursos técnicos em saúde, e instiga-la a assumir o HCC. Essa seria a grande virada de Canela!
Inter-Ação
Os mais de 160 mil seguidores das redes sociais do JI, além de lerem e ficarem bem informados, dão a sua opinião e contribuição nos temas levantados:
Sobre a fala do vereador Rafael Ronsoni na Câmara, ontem à noite, quando avaliou o sistema municipal de Saúde, Maria Ribas, comentou: Parabéns vereador por defender a comunidade.
Era visto que isso iria acontecer com o hospital deixando outros administrarem e quanto aos postos falta remédios e médicos para atender a população que vem crescendo a cada dia.
O posto da várzea está sempre lotado de pacientes, a demanda é muito grande.
Ainda na mesma postagem os nossos seguidores do perfil Emerson Maiara, aproveitaram para fazer um pedido à prefeitura:
Estamos precisando de uma parada de ônibus aqui na Linha Ávila Baixa!
A parada de ônibus que tem aqui está em perigo para as crianças, pois tem uma pedra gigante atrás, cheia de árvores em cima, e é bem ao lado de onde desbarrancou.
Vão esperar desbarrancar novamente e acontecer coisa ruim primeiro, para depois virem fazer alguma coisa? Um quebra-molas seria ótimo aqui também, porque os caminhões passam voando aqui…
Sobre o garotinho Arthur Melo, que assinou contrato com o Juventude de Caxias do Sul, e que com apenas 08 anos mostra que tem bola no pé, sobrou um elogio até para o Jornal. Bruna Mello comentou: Ahhh! Nosso gurizinho jogador muito dedicado! Amei a matéria. Deus abençoe a todos do Jornal integração. Dito Sumariva também deixou seu recado, a exemplo de outras 96 pessoas: Aleeee, tu mereceeee…. Craque dentro e fora de campo …humilde …educado isso faz a diferença
Perguntinha:
O que será que é para significar aquela fala do Jefferson Moschem para o Rafael Ronsoni, na tribuna da Câmara de Vereadores: “Boi lerdo bebe água fria”?