O título mencionado acima pode ser também ligado a “tapa buraco”, “tapar o sol com a peneira” ou até à famosa “gambiarra”. Escrevo isso quando se resolve um problema de forma a remediá-lo, mas não a curá-lo. Chamou a atenção a fala do vereador Rodrigo Rodrigues (PDT) durante a sessão na Câmara de Vereadores de Canela nesta segunda-feira (10). Aliás, o parlamentar foi certeiro em suas colocações.

O que já foi feito
Rodrigo enumerou diversos assuntos já abordados na Câmara de Vereadores neste início de legislatura, como o lixo verde, motocross, rota panorâmica, entre outros. Destacou a importância da casa legislativa de utilizar as ferramentas viáveis para auxiliar, como a audiência pública realizada na semana passada, que abordou a causa animal. Uma frase bem pontuada pelo vereador: “A audiência pública é uma oportunidade de ouvir pessoas que são das áreas, para que as decisões aqui na Câmara não sejam somente políticas.”
Acerto nas palavras
O jovem vereador fez um panorama de muitos anos que os problemas em Canela são resolvidos de forma paliativa e não definitiva. São ações de apagar incêndio, sem pensar em longo prazo. Outra questão abordada é sobre problemas no cotidiano, como uma simples lâmpada queimada na rua, que para algumas pessoas é um grande problema. Então, toda demanda que chega à Casa deve ter uma atenção especial.
Números alarmantes
Rodrigo Rodrigues divulgou números que muitas vezes ficam escondidos embaixo do tapete. O parlamentar discursou que o maior desafio é a habitação. São quase 3 mil casas em áreas irregulares. Se usar o Censo, 20% dos canelenses estão em situação insalubre. “Nunca tivemos medidas de eficiência, somente paliativas e pequenas.”
Trabalhador é quem sofre
Poucas pessoas pensam nisso na região, e o vereador falou. Canela tem excelentes atrações turísticas e empreendimentos, o parlamentar destacou isso, mas indagou: como e onde vivem os trabalhadores que fazem o turismo? Onde o canelense vai morar?
Trabalho permanente
Rodrigo sugeriu que a Câmara de Vereadores e parceiros criem um fórum permanente para debater de forma planejada e ordenada a questão de habitação e áreas irregulares em Canela.
Começou a Série Bronze
A primeira competição de futsal começou em Canela com o Campeonato Municipal de Futsal Série Bronze. O número recorde de 40 participantes mostra a força que têm os desportistas canelenses. O ginásio Carlinhos da Vila recebeu reparos. Esperamos que dê tudo certo, pois, nos últimos anos, o espaço ficou jogado às traças.
Medidas resolvidas
Claro que a situação do ginásio Carlinhos da Vila é paliativa, mas vejo, neste início de mandato do prefeito Gilberto Cezar, que aquilo que necessita de reparos ou trabalho de urgência está sendo realizado, como o Parque do Lago, que recebeu limpeza, e o Cemitério Municipal, que, após denúncias de moradores, a Prefeitura de Canela foi lá e fez os reparos e a limpeza.
Workshop com treinadores
A Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e a SER Gramado promovem mais um importante evento para os amantes do futsal: um workshop aberto ao público com os treinadores das equipes da Super Copa Gramado de Futsal. O encontro, que acontecerá no dia 18, terça-feira, às 14h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, na Câmara de Vereadores de Gramado, contará com palestras dos profissionais sobre suas experiências no cenário esportivo nacional e internacional. A entrada será gratuita, e a comunidade gramadense e de cidades da região estão convidadas a participar. Os técnicos que estarão na Super Copa Gramado de Futsal são: Fernando Malafaia (Corinthians), Ricardinho (Magnus), André Bié (Carlos Barbosa), Paulinho Sananduva (Atlântico de Erechim), Wesley Szabo – Alemão (Praia Clube), Daniel Lobato (Minas Futsal), Herick Pereira (Joinville) e Xande Melo (Jaraguá). A Super Copa Gramado de Futsal inicia na próxima sexta-feira, 14 de março, no Ginásio Perinão. Os jogos terão entrada gratuita para os torcedores.
Municipal de Canastra em Duplas
O Campeonato Municipal de Canastra em Duplas de Canela, começa nesta terça-feira, (11), às 19h15, na sede da Associação dos Funcionários da CEEE (AFCEEE). Ao todo, 24 duplas participarão da competição que contará com três grupos de oito duplas com partidas acontecendo sempre nas terças neste local.
A disputa acontecerá da seguinte forma: os cinco melhores de cada grupo, junto do melhor 6º colocado, avançam para a segunda fase, que será formada por quatro grupos com quatro equipes cada, passando apenas os dois melhores de cada grupo. E na terceira fase inicia o mata-mata, com quartas, semi e final.
Na primeira rodada que acontece nesta terça acontecerão as seguintes disputas: São Luiz x CEEE B, Bonito, Rafael e Leonardo x Vila Dante, Ademir, Jackson e Rodrigo x Juruna Pinturas, Elaine, Lisiane e Lili x Ancelmo, Edson e Marcelo, GDE x José Maique e Valmir, Roça Nova 02 x Os Ninjas, Bar do Spich x Danilo e Antônio, URG Os Martins x Valdomiro e Palito, URG x Rincão do Mancha e Roça Nova 01 x Os Colorados.