REGIÃO – Na manhã desta sexta-feira (28), a Polícia Civil (PC), com o apoio da Brigada Militar (BM), deflagrou a Operação Vindicta, voltada à repressão ao duplo homicídio ocorrido no dia 4 de janeiro, em Riozinho, motivado pela disputa territorial entre organizações criminosas. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, além da prisão em flagrante de mais um indivíduo por tráfico de drogas.
A operação, coordenada pelo delegado Regional Gustavo Celiberto Barcellos e pelo delegado de Riozinho, Fábio Idalgo Peres, contou com o apoio da Brigada Militar, por meio do 4° BP Choque e Força Tática do CRPO Hortênsias.
Durante as diligências, todas na cidade de Rolante, foram apreendidas drogas como maconha, cocaína e crack, um revólver calibre 38, munições de calibres 38 e 28, celulares, um drone, roupas militares e valores em espécie.
A investigação revelou que os homicídios estão ligados a conflitos entre grupos criminosos em disputa pelo controle do tráfico de drogas na região. O crime foi uma represália a um ataque anterior ocorrido em Rolante em setembro do ano passado, que resultou em um quádruplo homicídio, reforçando o cenário de violência resultante dessa disputa.
De acordo com Gustavo Barcellos, a operação reafirma o compromisso da Polícia Civil no combate ao crime organizado. “Não vamos permitir que organizações criminosas imponham o medo à população. A Polícia Civil continuará atuando de forma implacável contra essas estruturas criminosas, garantindo a segurança da sociedade. Destaco, ainda, a importância da integração com a Brigada Militar, importante para o êxito da operação”, disse.
Fábio Idalgo Peres, responsável pela investigação, ressaltou a importância do trabalho conjunto no enfrentamento ao crime. “Além das prisões, a operação representa um duro golpe no crime organizado, desarticulando uma célula criminosa e reforçando o trabalho incessante da Polícia Civil na repressão à criminalidade. O apoio da Brigada Militar também foi importante, demonstrando que a união entre as forças de segurança é a fundamental para o combate efetivo às organizações criminosas”, comentou.
A Operação Vindicta segue em andamento, e novas ações serão desencadeadas para coibir a atuação dessas organizações na região. Participaram da ação, policiais civis das Delegacias de Polícia de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Três Coroas, Igrejinha, Taquara, Rolante, Riozinho e SIPAC da 2 Delegacia de Polícia Regional do Interior/DPI. Após os trâmites legais, os presos serão recolhidos ao sistema prisional.