Está circulando em grupos de WhatsApp sobre um impasse no encaminhamento de recursos por parte da Prefeitura de Canela para o CTG Querência para a realização do 40º Rodeio Crioulo Nacional. A entidade tradicionalista por meio de uma de suas redes sociais, se manifestou por meio de nota. No conteúdo do texto, nega que o que está sendo compartilhando nas redes sociais seja algo oficial por parte do CTG, porém admite que exista um impasse com a atual Administração Municipal no repasse dos recursos. Em um trecho afirma que “em nenhum momento foi considerado o cancelamento do evento, que é um dos maiores e mais significativos do município. A comunidade pode ficar tranquila, pois os esforços estão sendo feitos para que o rodeio aconteça conforme o planejado. 40º Rodeio Crioulo Nacional de Canela confirmado”, encerra o comunicado do CTG.
Reta final
Os últimos ajustes estão sendo feitos pela equipe de governo de Gilberto Cezar e Tolão. Os secretários municipais assim que anunciados, se apressam para a montagem de suas equipes. Muitos estão buscando a valorização dos concursados que tem qualificação para auxiliá-los. Da mesma forma que estão buscando estes nomes, já começam a avaliação de como vão receber as pastas.
Apreensão
Algumas pessoas que estarão compondo o próximo governo estão apreensivas. Outras até assustadas. Tudo porquê o que se tem falado é que muitos processos internos no atual governo não estão organizados, inclusive na questão de recursos que já estão empenhados para pagamentos a partir de janeiro de 2025, ou seja o orçamento pelo que me passaram será bem restrito.
Panorama
O prefeito Constanitno Orsolin reunirá a imprensa na tarde de sexta-feira (20), para apresentar o que foi realizado na sua gestão e de que forma vai entregar a Prefeitura de Canela para o seu sucessor, Gilberto Cezar. Sá um momento para avaliar e quais números serão apresentados. Da mesma forma, a equipe do novo governo deve realizar um encontro ainda em janeiro para apresentar dados de como receberam a administração municipal.
Projeto inovador
A Prefeitura de Gramado participou nesta semana de uma reunião que marcou a retomada da segunda fase do projeto “RS UP”, desenvolvido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). Essa iniciativa pioneira visa a construção de uma planta capaz de gerar energia e produtos de valor agregado a partir dos resíduos sólidos urbanos, utilizando tecnologias como tratamento térmico (pirólise/reforma catalítica) e biodigestão do lixiviado (chorume). A Licença Prévia, obtida na primeira fase, foi um marco essencial para o avanço do projeto, comprovando a viabilidade técnica e ambiental das tecnologias propostas. Essa conquista foi possível após o cumprimento das exigências da Diretriz Técnica FEPAM 02/2019.
A segunda fase do projeto reúne os municípios de Gramado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Petrópolis, São Marcos e Serafina Corrêa, abrangendo uma população de aproximadamente 600 mil habitantes. Nesta etapa, está prevista a elaboração do projeto executivo e a obtenção da Licença de Instalação, passo fundamental para implementar a unidade teste, com capacidade de processar cinco toneladas de resíduos ao dia.