InícioColunistasÚltima semana completa de 2024

Última semana completa de 2024

Tempo de leitura: < 1 minuto

Esta é a última semana completa do ano de 2024. Como o Natal é quarta que vem, já se pode considerar uma semana quebrada. A indústria em geral aproveita o período para férias coletivas, pois emendando a virada de ano são 14 dias praticamente parados. O Brasil para nesta época. E com razão. Tem um momento em que temos de desacelerar os motores.
Enquanto isso, quem trabalha com turismo espera o dia 15 de janeiro. Em geral, só de lá em diante que alivia. Vamos esquecer que este ano todo foi quase que uma folga no turismo.

Férias escolares

Essa é a questão: enquanto o comércio espera justamente as férias escolares para o alto movimento, os pais locais, que precisam atender a essa demanda extra, não têm onde deixar seus filhos. Daí a importância de cada município se ajustar e se adaptar à sua realidade.

Localização do São Miguel

A localização geográfica do São Miguel aparentemente deixou de ser um problema aos olhos da administração municipal. O acesso pela parte de trás, onde está sendo construído um amplo estacionamento que liga à ERS-235, próximo à Fiat, permite que o público chegue ao local sem precisar passar pelo Centro. Segundo o prefeito Nestor, em entrevista ao Integração na última sexta-feira, há até possibilidade de ampliar a estrutura predial. Ele afirmou que, pelo tamanho do terreno, seria possível construir mais duas ou até três torres no local.
Nestor também destacou as demais melhorias que estão sendo realizadas no HSM, incluindo a implantação do tratamento de hemodiálise. A terceirização está em fase de finalização, e a empresa que assumirá a gestão está prestes a ser anunciada (quarta-feira, conforme informado ontem pela procuradora-geral do município, Mariana Reis). O motivo da urgência é que o CNPJ das Irmãs, com status de filantropia, precisa ser devolvido até o fim do ano, e hoje já é dia 16 de dezembro.

Legado

Os próximos 4 anos de gestão Nestor podem apresentar mais um bom tanto de transformação para Gramado. Além de seguir asfaltando o interior, aqui no Centro há pontos que poderão mudar mais um bom pouco a fotografia. A Rua Coberta, o Cine Embaixador, a ExpoGramado e até a Borges de Medeiros, rumo ao Rissul, devem sofrer intervenções importantes.
Quanto à Expo, Nestor tem esperança de que o Estado aporte recursos para a renovação, valores aproximados a 25 milhões, para que seja disponibilizada o quanto antes ao trade turístico e ao Convention para contratar eventos. Quanto ao Cine, a intenção é adquirir a maioria das ações e assumir a gestão, a fim de disponibilizar o espaço para a comunidade. Já em relação à Rua Coberta, o objetivo é adotar uma arquitetura nova e moderna. A sede da administração deve ir para a área dos Leobet, na saída para Nova Petrópolis, mas Nestor ainda não tem certeza se conseguirá iniciar a nova obra neste governo.

Há vagas

Nestes quatro anos (2025/2028) os gramadenses irão pagar mais de dois bilhões em impostos que retornarão ao município. Se metade ficar livre para investimentos (a folha gira ao redor de 40%), dá para imaginar as possibilidades.
Acontece que faltam pessoas. O prefeito está com vontade de colocar uma placa na porta da prefeitura avisando que há vagas para pessoas qualificadas. Dois ele está buscando para tocar toda essa mudança que pretende implantar no Centro. Até mesmo em relação ao time de secretários deu dicas de que nem tem como fazer grandes mudanças porque não há profissionais disponíveis.
“Claro que temos alguns problemas em algumas secretarias, também muitas vezes por falta de profissionais à disposição. Têm secretarias assim muito pontuais que precisam de profissionais de alta qualidade, de alta formação, e este profissional tem emprego na iniciativa privada em qualquer esquina, ganhando cinco vezes mais, ou três vezes mais. Então muitas vezes a pessoa está lá mais a titulo de colaboração do que propriamente pelo salário. Então é difícil conciliar isso tudo”, disse durante a entrevista sexta aqui no Integração. O prefeito busca pelo menos uma pessoa capacitada para fazer o papel de ‘tocador’ das obras citadas (Rua Coberta; Cine; Expo; Sede Administrativa…

Conselhão

O prefeito falou que é seu sonho criar uma associação comercial para o ajudar nas principais decisões, aquelas capazes de causar impactos importantes a longo prazo, como a destinação da atual sede da prefeitura e até mesmo as mudanças na Rua Coberta. O prefeito fala em associação empresarial, mas independente do nome, quer um grupo de pessoas capazes de participar de decisões que podem influenciar muito lá na frente. Então, a sociedade que se organize. Penso que este conselho deveria ser criado a partir das entidades que temos hoje: um membro da Visão, SindTur, Sindicatos como o Sindilojas, um de cada conselho que já temos (Saúde, Educação, Cultura, Meio Ambiente, entre outros). Me parece que é isso que o prefeito quer.

Água e esgoto

Nestor mostrou-se inteirado nos assuntos referentes ao abastecimento de água e ao tratamento do esgoto, ambos obrigação da Corsan. Chegou a citar o rompimento de uma adutora, causado pela RGE ao fincar um poste de luz. E outro caso, a demora desta mesma RGE para instalar uma bomba na Várzea Grande. Disse que água agora tem, mas a estrutura de canos que não era acostumada com pressão, não suporta. Quando ao tratamento de esgoto citou diversas ações em andamento, e sua esperança e confiança de que até 2033 a empresa cumpra a lei federal de tratar 90%.
Sobre este assunto, o mesmo vale para Canela. De lá chegou mensagem ao colunista ontem: “A nova administração deve se preocupar com os desmandos da Corsan em Canela. Chamar os administradores dessa companhia e colocarem as condições para que sejam feitos obras e serviços nessa cidade. A cidade é dos canelenses e não da Corsan. A única preocupação da Corsan é vender água a qualquer custo e cobrar esgotos que muitas vezes nem existem”. Fica o recado ao prefeito eleito.

Interação

Sobre o recondicionamento do pessoal para a nova gestão a iniciar dia 1º, abordada pela coluna Livre Expressão de quinta passada, escreveu a leitora Beatriz Dias:

“E quanto aos dinovo do mesmo eu não esperava isso. Sinceramente estou desapontada com o governo que não terá nada “de novo”. Era só papo político”.
Ainda em tom crítico, Davi Lisboa, comentou sobre a anunciação do ex-prefeito Vellinho Pinto para a secretaria de Obras:
“Tá mais e aqueles que acreditaram no Gilberto que teríamos uma gestão nova ?? O Vellinho junto com o Cléo (Port) podem ter sido uns dos piores prefeitos que já tivemos. Foi votado no Gilberto porque ele nos prometeu reformulação.
O problema de nossa política é os aconchegos políticos. É sempre do mesmo, nunca muda, tu apoia meu partido que te dou um cargo político”.
Já Andre de Freitas Silva, gostou da anunciação de Vellinho Pinto: “ Vellinho Pinto é uma boa escolha, sem dúvidas. Experiência ele tem até de sobra.”
Sobre a falta de água e reparação de equipamentos, por parte da Corsan, Andresa Mendes escreveu
“Chega nessa época de fim de ano/férias e SEMPRE falta água. Engraçado que na hora de cobrarem não vem qualquer desconto pelos dias sem água ou pelo transtorno. Sempre vem o valor bem salgado. Vai entender essa palhaçada.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido