InícioEconomiaGramado e CanelaPesquisa da Fiergs revela crescimento na atividade industrial

Pesquisa da Fiergs revela crescimento na atividade industrial

Tempo de leitura: < 1 minuto

ESTADO – O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), divulgado na segunda-feira (16) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), cresceu 1,7% em outubro, na comparação com setembro. Foi a quarta alta nos últimos cinco meses, o que levou o índice ao maior nível da série desde dezembro de 2022, recuperando as perdas de maio provocadas pela enchente.

“Os resultados mostram que a recuperação da indústria gaúcha prossegue. O surpreendente crescimento econômico, o desemprego em queda, a renda em elevação e os baixos níveis de estoques continuam dando suporte para a expansão da atividade, juntamente com os esforços de reconstrução do estado”, afirma o presidente da Fiergs, Claudio Bier.

Apesar dos bons números, o presidente da Fiergs faz um alerta. “O cenário também é composto de incerteza relacionada à questão fiscal do país, assim como a inflação e os juros em ascensão, o que explica, mesmo diante do aquecimento em curso, o pessimismo dos empresários gaúchos com o futuro da economia brasileira. Assim, a perspectiva para a atividade industrial nos próximos meses é de continuidade do processo de recuperação cíclica, mas em um ritmo bastante moderado e sujeito a oscilações”, explica Bier.

A maior influência positiva para o aumento do IDI-RS em outubro, segundo a Fiergs, ocorre pela elevação de 5% no faturamento real das empresas. Também avançaram as horas trabalhadas na produção (0,5%), a massa salarial real (0,3%) e o emprego (0,3%), que cresceu pelo terceiro mês consecutivo.

Por outro lado, a indústria gaúcha reduziu em 0,5 ponto percentual a utilização da capacidade instalada (UCI), que atingiu 80,2% em outubro. As compras industriais (insumos e matérias-primas) também caíram,  3,7%, mostrando uma acomodação depois duas fortes altas consecutivas.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o IDI-RS subiu 4,9% em outubro, a quarta alta consecutiva interanual e a quinta do ano, influenciado, em parte, por dois dias úteis a mais do que outubro de 2023. Com isso, manteve o movimento de desaceleração da taxa negativa no acumulado do ano, que passou de -0,9%, em setembro, para -0,3%, em outubro.

No 10º mês do ano, ainda predominaram quedas na comparação com os dez primeiros meses de 2023 entre os componentes do índice, mas uma tendência de melhora em 2024 começa a aparecer: compras industriais (-1,9%), horas trabalhadas na produção (-1,2%), emprego (-1%) e faturamento real (-0,9%). Já a massa salarial real e a UCI cresceram, 3,4%, e 1,6 ponto percentual, respectivamente.

Seis dos 16 segmentos pesquisados reduziram o nível de atividade no acumulado de janeiro a outubro de 2024 relativamente ao mesmo período de 2023. O segmento de Máquinas e equipamentos liderou as perdas (-12,5%), impactado pelo recuo de 18,3% de máquinas e implementos agrícolas. Couros e calçados também registrou queda, de 2,4%. Os destaques positivos foram os segmentos de Veículos automotores (13,3%) e Móveis (9,7%).

RESULTADOS – Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou queda de 1,4% na produção da indústria gaúcha. A aparente contradição com a alta de 1,7% do IDI-RS da FIERGS no mesmo mês tem explicações técnicas.

Uma das explicações para a diferença de resultados ocorre em função das duas pesquisas medirem variáveis diferentes e não cobrirem exatamente a mesma amostra de indústrias. Porém, no acumulado do ano até outubro, por exemplo, a pesquisa do IBGE aponta uma pequena alta da produção, de 0,2%, enquanto no IDI-RS se observa uma leve queda de 0,3%, o que revela que as duas pesquisas seguem uma mesma tendência ao longo do tempo, apresentando comportamento semelhante.

Acompanhe a pesquisa completa em https://observatoriodaindustriars.org.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido