A doutora Maria de Fátima, eleita vereadora de Gramado, anunciou ontem pelas suas redes sociais que saiu definitivamente da Secretaria de Saúde, portanto, não atende mais como médica nos postos do município. Disse que é para ampliar o olhar e cuidado ao povo pelo cargo de vereadora e se colocou à disposição.
Pelos relatos que a coluna recebeu muitos a votaram pelo seu trabalho justamente nos postos e já se dizem arrependidos exatamente por não poderem mais contar com seus préstimos.
Cadê os meus CCs?
Com dois vereadores eleitos, em um primeiro momento ocupa espaço igual a União Brasil e Podemos, que não fizeram cadeira na Câmara. Muito melhor, no entanto, do que o PSD que até aqui está sem nada, só chupando o dedo. Dizem que lá na pré-campanha tinha fila fazendo propostas e promessas e que agora não veem mais ninguém.
Com cultura
Além do mais, a pessoa indicada pelo Republicanos para a secretaria da Cultura recebe fortes críticas do setor e terá muita dificuldade de se dar bem na pasta. Parece-me, que de fato, não é a secretaria certa para um partido de direita conservadora. Vai ficar na sabedoria do Jonas da Silva lidar com isso e aprender rápido, já que, ao que se sabe, não é tão identificado com a causa. Seria uma arapuca? O PP não tem o hábito de permitir que partidos parceiros se criem. Vide PSDB que andou com ele por muitos anos…
Cada dia é um dia
Na medida em que os novos governos vão sendo definidos, assim como tem os contemplados, tem os que ‘ganham uma decepção”, como diria o alemão. É assim em todo lugar. Muitos se decepcionam com os nomes anunciados e já desistem, outros se entristecem porque achavam que tinha chagado a sua vez.
Realocamento
Jaque Prass, que hoje está na secretaria de Inovação, será a nova diretora da Câmara. Ela já foi reconhecer o novo local de trabalho e iniciar a transição administrativa. O futuro presidente Ike também já está fazendo as tratativas com Cicero. A exemplo da Jaque, muitos, em Gramado, serão apenas realocados de posição. Em certa medida até mesmo em Canela será assim, eis que de certa forma é uma sucessão de governo ali também, a exemplo do prefeito e do vice.
Alegres e tristes
No meio político tem de tudo. Tem aqueles que achavam que tinham descoberto a roda, estão há muitos anos na teta e por isso não sabem fazer outra coisa, além de mamar, e agora estão tristes, vendo o fim do túnel sem saber como será em janeiro. E tem aqueles que estão surpresos, nunca pensavam em se tornar políticos e agora estão com a missão sem saber como resolve-la. O certo é que têm muita gente enchendo os celulares dos políticos de mensagens atrás de ‘emprego’. O relato dos eleitos é esse, de pedidos de emprego. Na campanha era brita e agora é ‘um cargo’. Acho que a pior situação é daqueles que prometeram muita coisa e agora não podem cumprir. Aí a cobrança vem e o indivíduo não tem para onde correr.
Interação
Nossos 150 mil seguidores das redes sociais são participativos e se engajam nas publicações:
Luciano De Azevedo Pereira, sobre o novo secretario da Saúde, Jean Spall, anunciado pelo prefeito eleito, Gilberto Cezar:
“Não gostei desse secretário, ele já esteve lá, por que saiu? Achei que o prefeito eleito iria nomear um doutor que entende o que é saúde. Nada contra ele, mas esse não dá tchê”.
Francisco Vidal, durante o programa Chimarrão e Atualidade: “Bom dia, sou ouvinte diário há meses, mas primeira participação, para usar do alcance para demonstrar indignação com a CORSAN. Há quase 24h sem água no Bairro Dutra, e há mais de 1 mês com faltas d’água diária e saindo muito vento com pressão. Já tive quebrados 2 chuveiros na última semana devido a pressão de vento. Daí liga para CORSAN e fala que não tem registros de falta d’água. ABSURDO!!!!”
Pelo particular
Compartilho mais uma mensagem muito agradável que recebi ontem. Esta veio, como muitas vêm, pelo WhatsApp. Quem encaminhou foi o empresário e líder comunitário, Eduardo Port: “Não sei como está para ti o esquema do jornal digital, mas para mim está funcionando muito melhor, antes eu nunca lia o jornal, agora leio quase todos os dias, o horário que chega também é muito bom, aí leio a noite. É o novo jornal nacional… kkkk”. Está sendo muito legal, caros leitores. Fazer o jornal diariamente mudou completamente nossa rotina aqui. A redação está vibrante, atuante e muito produtiva. É muito legal compartilhar informações com essa periodicidade, tão rápida, tão dinâmica e, também tão eficiente.
Desafiante
Em um primeiro momento o ano se mostrou muito complicado, triste, devido à catástrofe que vitimou só nas nossas duas principais cidades de abrangência 9 pessoas. A economia foi pro saco e tivemos que nos adaptar. E foi ali que descobrimos o quanto é prazeroso fazer jornal todos os dias e distribuí-lo à noite, início da noite. Com custo reduzido, publicamos muito mais e alcançamos muito mais pessoas. Só pelo WhatsApp 10 mil celulares recebem o Integração todos os dias. E tem os que entram no site leiafacil.com.br e leem lá a edição do dia e dão uma olhada naquelas que ficaram para trás, pois ali tem 300 edições disponíveis gratuitamente.
Redes sociais
Também mantemos os dois principais canais sociais abastecidos com notícias da hora. Os 150 mil seguidores do Face e do Insta recebem notícias ainda mais fresquinhas a cada momento. Pelo menos três duas lives são produzidas todos os dias e quase sempre passa longe disso chegando a 4, 5 intervenções ao vivo em um único dia.
Multicomunicação
Por estas razões há algum tempo usamos a palavra multicomunicação para nos identificar como meio de comunicação. Também a equipe, embora pequena, é muito plural, atuando em todas as plataformas com naturalidade.
Hoje somos quatro pessoas para produzir o conteúdo jornalístico, time que admiro e apoio. Somos apoiados por uma retaguarda igualmente azeitada por um arte-finalista maravilhoso e uma assistente de administração.
Contudo, janeiro e fevereiro teremos menos produção, eis que temos o período de férias. Em edições a frente vamos definir certinho.
O braço digital
Temos a Agência Join, liderada pela publicitária Katieli Scherer, que tem equipe distinta e cuida basicamente das contas digitais de quarenta empresas da região, colocando-as em destaque no mercado. Entre elas: Prawer e HR Group, Cristais de Gramado, Sr. Ver e Divino.

Matteo [1,3 ano] já faz o ho ho ho. Passava a mão na barba e achava o máximo. Só não imaginava que ele existe de verdade. Presencialmente a coisa mudou um pouco. Mas é um grande barato essa oportunidade que Canela cria para as crianças poderem ter esse contato direto com o personagem principal da festa natalina. Linda sacada!
O que o Papai Noel está constatando e que não é tão bom, é que a retirada das cartinhas com os pedidos das crianças está lenta. Também é triste que muitas estão pedindo comida. Então, quem puder alegrar uma criança, dê uma chegadinha e retire uma cartinha na Casa do Papai Noel, na praça João Corrêa. Em tempo, Matteo gostou mais da Mamãe Noela.