Fiquei muito entusiasmado com a entrevista da doutora Maria de Fátima, eleita vereadora para a legislatura 2025/28, terça, aqui para o Integração. Desde 1996 quando iniciei as atividades como jornalista acompanho as sessões das cidades que habito. Conheci muitos vereadores bons, serenos, sábios e coerentes, como eram Erio Seefeld (PP) e Walter Seger (MDB), ambos já falecidos, da legislatura 1997/2000, de Nova Petrópolis.

Doutora Maria de Fátima
Descendente de família pobre, na Bahia, teve de enfrentar todos os seus medos e limitações para se formar em medicina, mas o que parecia impossível, inclusive para a própria mãe, foi conquistado. Através da sua dedicação foi alçando ao ponto que pode escolher o lugar para viver e melhorar a qualidade de vida da família. Por isso veio morar em Gramado há seis anos. Depois de ficar 4 horas ‘trancada’ no transito decidiu a mudança. Ao que se depreende da entrevista é pessoa muito estudiosa e focada.
Preparação
Maria de Fátima vive cada momento na sua plenitude. Foca na prioridade. E assim também o fez na campanha. E dali, certamente, o êxito. No momento está dedicada a estudar a lei Orgânica de Gramado e o Regime Interno da Câmara. A atividade médica será abandonada para se dedicar integralmente ao cargo pelo qual foi eleita (período 2025/28) para que possa cumprir religiosamente o que prometeu aos seus eleitores. É o que ela diz na entrevista, que pode ser assistida lá na página do Jornal Integração no Facebook.
Expectativa
Que a vereadora Maria de Fátima não se decepcione neste mundo político, que é um mundo à parte. A limitação do cargo tem derrubado muita gente boa. Alguns, é verdade, porque não estudaram antes de se candidatar e prometeram o que não é possível entregar enquanto parlamentar. Outros não conseguiram conviver com esse mundo.
Acordo Mercosul
O Acordo de Associação Mercosul-União Europeia é um tratado com negociações concluídas em 28 de junho de 2019 e dependente do processo de revisão, assinatura e ratificação. Ele foi negociado entre os membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União Europeia (UE) para regular o diálogo político, a cooperação e práticas de livre comércio, se configurando também como acordo de livre comércio. A União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Mercosul. A corrente comercial entre os dois grupos de países foi de mais de 90 bilhões de dólares no ano de 2018. Pendente de assinatura do presidente da França, Emanuel Macron, finalmente, em sua estada no Rio de Janeiro porá a COP 29, assinou o acordo. Os agricultores franceses protestam, chegaram a espalhar estrume de gado pelas cidades e o Carrefour anunciou que deixaria de comprar carne do Mercosul por conta do acordo. Fácil, da nossa parte, responder à retaliação francesa, só não comprar com eles por aqui. Ontem correram publicar a nota que compartilho com os estimados leitores:
Posicionamento Carrefour França
“O Carrefour França informa que a medida anunciada ontem, dia 20 de novembro, se aplica apenas às lojas na França. Em nenhum momento ela se refere à qualidade do produto do Mercosul, mas somente a uma demanda do setor agrícola francês — atualmente em um contexto de crise.
Todos os outros países onde o Grupo Carrefour está presente, incluindo Brasil e Argentina, continuam a operar sem qualquer alteração e podem continuar adquirindo carne do Mercosul. Nos outros países, onde há o modelo de franquia, também não há mudanças”.
A Ponte do rio que cai

A ponte do Rio Caí, melhor dizendo, está tomando forma. Uma foto aérea feita nesta terça-feira mostra o estágio da obra. À esquerda Vila Cristina e à direita, São José do Caí, NP. A promessa de entrega era para o fim do ano, e a julgar pela imagem, se atrasar não será muito. Por ora, no entanto, usa-se a Ponte da Cooperação para a conexão Nova Petrópolis e Caxias do Sul.