
Na próxima segunda-feira, 4 de novembro, às 8h30, o Integração entrevista o prefeito de Canela, Constantino Orsolin. Vamos abordar com ele as ações para conduzir a gestão até 31 de dezembro, mantendo os cidadãos entusiasmados até o último dia. Também vamos pedir para que ele faça uma análise das eleições e comente sobre o encaminhamento da transição de governo para Gilberto Cezar, que assumirá em 1º de janeiro. A entrevista será transmitida, ao vivo, pela página do Facebook do JI, às 8h30.

54 faz diferença
Ontem pela manhã, conversei (não entrevistei) com o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi. Aquela uma hora passou como o vento. Fizemos uma análise do pleito passado e, claro, do futuro. Como sabemos, ele já se lançou pré-candidato a prefeito para a eleição de 2028, assim como o vereador Rafael Ronsoni.
Luia afirmou que, na disputa com Rafael e outros que surgirem, (e já surgiram), ele colocará seus 54 anos de vida pública à disposição. Mas, segundo ele, o formato ideal para escolha e decisão deve mesmo ser por meio de pesquisa, especialmente considerando o critério de rejeição. Ele também fez uma avaliação da oposição que poderá enfrentar até 2028, ano da próxima eleição. Uma pergunta que não quer calar, desde já: quem será a segunda força política naquele ano? Qual partido ganhará destaque a ponto de lançar uma candidatura capaz de enfrentar o PP?
Para quem ainda não assistiu, vale a pena ir à página do Facebook do JI para conferir.
Raízes de Ferro
A Sociedade Ipiranga, da Várzea Grande, no Vale das Montanhas, vai receber um evento especial para comemorar os 105 anos da história do Trem, os 78 anos da própria Ipiranga e os 70 anos de Gramado, que será completado em 15 de dezembro.
“Raízes de Ferro” é uma celebração histórica e cultural organizada pelo Parque Maria Fumaça Gramado. O evento promete ser uma experiência única de imersão na história e cultura de Gramado, comemorando marcos importantes, como a chegada da ferrovia, a fundação da Sociedade Ipiranga e a emancipação da cidade. Reservas e informações estão disponíveis no website oficial, ingressos.sociedadeipiranga.com.br, ou diretamente pelo WhatsApp (54) 9.9298 9981.
São Miguel do céu!
Hoje uma pessoa foi ao São Miguel às seis horas da manhã porque não estava bem e ficou mais de uma hora e meia esperando atendimento. “Desleixo total!”, reclamou. Isso que a paciente tem plano de saúde e pagou até a diferença de valor da consulta em relação à cobertura do plano. Tanto a pessoa quanto sua acompanhante perceberam claramente uma má vontade por parte dos atendentes.
Então, pessoal que atua na área da saúde, nunca se esqueçam de que a atividade de vocês é especial, todos os dias. Se alguém apareceu às seis, é porque teve uma noite terrível! Nós elogiamos e reconhecemos o trabalho, como foi durante a pandemia, mas todos vocês precisam lembrar com quem estão lidando. Só chega à frente de vocês quem realmente precisa. Somos solidários, mas também queremos o retorno.
Agora vai!
O Governo do Estado anunciou nesta semana a criação de uma agência, a InvestRS, para impulsionar o crescimento econômico do RS. Agora vai! Serão 30 pessoas que irão buscar oportunidades de negócios e atrair empreendedores de fora para investir aqui. O custo: R$ 17 milhões. Salvo melhor juízo, isso só significa mais algumas “tetas” para parceiros. Afinal, para que servem as secretarias?
Um dos 11 setores que acreditam ter potencial para ser melhor explorado é o turismo. Mas então, o que fará o secretário de turismo com sua equipe se não conseguem identificar essas oportunidades? Durante o lançamento, o governo comentou sobre o interesse nas 30 vagas, dizendo que já receberam mais de 3.500 currículos e que alguns estudantes que estão em outros estados querem voltar para colaborar. Ora, agora o Estado virou captador de talentos?! É o contrário! São pessoas que enxergam a possibilidade de estabilidade, de uma “teta”. Além das secretarias, temos várias entidades e conselhos empresariais no Estado, como Fecomércio e Fiergs, e cada município tem uma dezena de entidades (ACIC, CDL, Sindilojas, Sindtur, Contur, Visão…) que podem e já fazem esse mapeamento. Como sempre dizemos, o Estado deveria se preocupar em não atrapalhar, o que já seria suficiente. Só acelerar a aprovação de projetos trancados no Meio Ambiente, e outros setores, já ajudaria muito. O Porto Meridional, em Arroio do Sal, por exemplo, poderia gerar 2 mil empregos diretos e mais cinco mil indiretos, mas está parado esperando licenças.
Empregos
Por outro lado, o Governo Federal anunciou que a taxa de desemprego está abaixo de 7%. Mas, como explicar que os Correios receberam mais de 1,3 milhão de inscrições para preencher 3.500 vagas? E isso que 92% dessas vagas são para salários de R$ 2,6 mil.
Aqui em Gramado mesmo haverá um leilão de empregos na próxima semana, dia 8, na Expo, onde já estão sendo ofertadas 250 vagas. Quero acompanhar para ver quantas serão preenchidas.

De orelha a orelha
O prefeito eleito de Canela, Gilberto Cezar, e seu vice, Tolão, conferiram os números referentes à construção civil na quarta-feira à noite, apresentados pela Planta, em um jantar no Restaurante Tomasini, no Carazal. Estavam sentados bem em frente ao palco quando o engenheiro e empresário Luiz Américo Guimarães comentou que Canela é o município brasileiro onde o setor mais cresceu nos últimos três anos, conforme dados da revista Exame. Na foto, Gilberto e Tolão recebem o carinho do vice-prefeito reeleito de Gramado, Luia Barbacovi, que os acompanhava à mesa.