A volta da operação do Salgado Filho, o início da construção das pistas para o Aeroporto da Serra, em Vila Oliva, os investimentos no Aeroporto de Canela, aumentando sua capacidade operacional para aeronaves com até 72 passageiros, e o início da construção do Porto Meridional, em Arroio do Sal, previsto para 2025, já com o contrato de concessão assinado pelo Governo Federal, alavancam diversos outros empreendimentos que se somarão às nossas iniciativas criativas. Para a temporada em curso, porém, não podemos esperar milagres. Ainda que eles possam acontecer. 2023 já não foi tudo aquilo, logo, a atual deverá ser ainda mais sofrida. Mas serve de alento e impulso para 2025.
Tendências
Acontece logo mais, às 19 horas de hoje, o Insight Imobiliário PLANTA, um evento que reunirá especialistas, construtoras, incorporadoras e profissionais de destaque do setor imobiliário para debater as tendências e inovações no desenvolvimento urbano e construção civil. O evento será no Parque Tomasini, em Gramado. Será uma oportunidade de networking e troca de conhecimentos entre os principais players do setor.
Café da manhã com apresentação dos Roteiros Rota Romântica
Venha conhecer os roteiros turísticos da Rota Romântica!
DATA: 08 de novembro de 2024 – sexta-feira
HORÁRIO: 9h às 12h
LOCAL: Espaço Sicredi São Pedro – Rua São Pedro, 1231 – Gramado
INFORMAÇÕES:
WhatsApp: (54) 99667.3488
E-mail: [email protected]
Encontros com a Memória
Nesta sexta-feira, dia 01/11, às 19 horas, no Cidica, o Memorial Canela promove o quarto episódio da temporada do Encontros com a Memória. Neste programa os entrevistados serão Jorge Vasques e Rovena Bauer Vieira.
Os dois irão contar a incrível jornada que as Parteiras da Canela, faziam para auxiliar os ilustres canelenses a virem ao mundo!
São décadas de histórias, onde o dom destas mulheres era fundamental, em uma época que os recursos médico/hospitalares eram praticamente inexistentes. Histórias de Dona Conceição, Dona Assunta, entre outras serão lembradas.
O evento é aberto ao público e tem como apoiador o Fundo Social do Sicredi.
Bons tempos
Certamente as parteiras (e seus familiares) terão belas histórias para relembrar no encontro de sexta no Cidica. De um tempo em que não havia recursos. A coisa era bruta. Lembro que minha mãe contava do sofrimento para ter sua primeira filha, que estava “atravessada”, até que fosse se encaminhar para o nascimento, em tempo. Benditas parteiras, muito devemos a elas!
Hoje temos outros problemas
O relato da vereadora Carmen na sessão de ontem sobre atendimento no HCC, no entanto, comparando aos tempos das parteiras, nos trazem muita saudades daqueles tempos. O sofrimento era em razão da absoluta inexistência de recursos. Hoje os problemas seriam, pelo que explicou, fáceis de resolver, mas falta humanidade, na visão da vereadora (Matéria nesta edição, coluna do Léo).
Falta dois meses
Hoje é dia 30, amanhã, quinta, dia 31. Dali em diante faltarão apenas dois meses para a grande virada. Canela nunca mais será a mesma. Problemas como estes que a vereadora Carmem disse serem fáceis de resolver, pelo menos esses, espero que na primeira semana sejam banidos. Mas, algumas destas autoridades já estão há muitos anos por ali, na teta, e será que em janeiro irão resolver?
Galeto
Me contaram de alguns que já tinham comprado os ‘insumos” para a festa da vitória, mas que no final da apuração foi um balde de água fria na brasa. Deve ter muito galeto estocado por aí, tanto em Canela quanto em Gramado. Eu falei para não confiar nas urnas!
Ressignificação
A prefeitura e o escritório de arquitetura vencedor do concurso e agora responsável técnico pela obra, apresentou nesta tarde o projeto de revitalização do Lago Joaquina Rita Bier. Os desenhos estão lindos e a obra deve iniciar já em janeiro e ficar pronta durante 2025. Neste tempo, claro, terá momentos em que, pelo menos parte, será fechada ao público.
É um projeto gigante, com intervenções significativas, mas com pouca resistência por parte da comunidade. Representantes das entidades ambientais e de cultura, engenharia e arquitetura se faziam presentes, muitos se manifestaram, mas com poucas sugestões de alterações. Mais elogios do que críticas. Aparentemente o projeto caiu na graça.
Parque das Orquídeas
O Promotor Max também assistiu a apresentação do projeto do Joaquina, e também gostou do que viu. Aproveitei ver com ele sobre o Parque das Orquídeas, no alto aqui da Vila Suíça, a 400 metros da Rua Coberta. São mais de 40 hectares destinados para o fim. O que a prefeitura está pretendendo, e que deve sair do papel em 2025, é conceder esse espaço para a iniciativa privada explorar. O projeto (pensamento ainda) é ousado, com bondinhos aqui do Centro até lá em cima e de lá até o Parque da Barragem, ou Parque dos Pinheiros, que também será concedido, quem sabe para o mesmo empreendedor. Investimento alto, mas um verdadeiro parque natural incrível e gigante no Centro da cidade mais desejada do planeta.
Pinheiro Grosso
Também falei com o Promotor Max sobre o Parque do Pinheiro Grosso. Este está concedido há alguns anos já, mas não acontece. A Promotoria chegou a renovar o Termos de Acordo de Conduta com o concessionário, aumentos o tempo de concessão e admitiu algumas intervenções em área de APP para viabilizar o projeto, mas nada aconteceu neste tempo que já faz uns dois anos. Parte da mata sim foi cortada, mas dali não andou mais.
Mais um Sicredi em Canela
No próximo dia 4 será inaugurado o Espaço Sicredi João Pessoa, em Canela. Um novo endereço no município, adicional ao espaço já existente no Centro da cidade, para atender à comunidade de Canela com um conceito diferente. Os Espaços Sicredi são locais que contam com estruturas para uso da comunidade, como auditório, sala de aula/treinamento, cozinha integrativa, espaço coworking, sistema de projeção e internet gratuitos, entre outros. Ao longo daquela semana, terá programação diária aberta ao público, para comemorar esta entrega e apresentar este novo local para os canelenses! Fica na Rua João Pessoa 725, em frente ao Posto Megapetro.