O Município está propondo duas alterações no Código de Posturas de Gramado, através de projeto que está na Câmara. Uma é para limitar em 10min o estacionamento de Motorhome nas ruas da cidade. A outra é para, eventualmente, autorizar que empreiteiras possam tocar obras públicas durante feriados e finais de semana. A votação deve ser dar na sessão de segunda-feira.
Natal Luz
Inicia hoje a 39ª edição do Natal Luz de Gramado. A solenidade de abertura é na Rua Coberta, com início às 18 horas. Fique atento para a troca de ingressos por alimentos na ação do Natal Solidário, encabeçado pelo Gabinete da Primeira Dama e pela secretaria da Assistência Social.
Troca-troca
O Natal Luz trocou a assessoria de imprensa, ontem, terça-feira. A empresa despedida fazia uma transmissão ao vivo de Porto Alegre, segunda-feira, na recepção aos primeiros voos no retorno do Salgado Filho, pelo próprio perfil do Natal Luz, quando o interlocutor fez um comentário difamador do Prefeito e da presidente da GramadoTur, sem se dar conta que estava no ar, ainda que o próprio fazia a live. O perfil do Natal Luz tem quase duzentos mil seguidores. Uma nova empresa foi contratada.
Colaboração
A palavra colaboração sugere ajuda mútua, mas na verdade a empresa rescindida fazia a transmissão “em colaboração” com o seu próprio perfil, apenas, para lograr vantagem em cima dos demais meios de comunicação para com os quais tinha assumido, ao contratar com o Natal Luz, compromisso de ajudar para a boa divulgação do evento. Veículos estes, que às suas próprias expensas, deslocaram até a capital para o mesmo serviço pelo qual o referido estava sendo pago pelo Natal Luz e difamar os próprios contratantes.
“Consciente, com sabedoria e paciência“
Cabo António esteve ontem pela manhã aqui na redação do Jornal Integração. Foi a vez dele dar entrevista sobre seus planos para a Câmara de Vereadores de Canela, como vereador eleito. Uma pessoa que se preparou para ser vereador há longos anos. Sabe das atribuições do cargo e não passa deste limite quando fala do que pretende, que é fazer um bom trabalho: “Sei que vamos encontrar muitos espinhos durante o caminho, mas com diálogo, dentro da democracia, nós vamos, respeitando nossos pares lá dentro, respeitando o prefeito e o vice-prefeito (dá para fazer um bom trabalho): Uma coisa eu botei na cabeça, está aí o exemplo do que nós vivenciamos ali, não adianta querer chamar secretário de ladrão, secretário de incompetente, chamar o prefeito disso e daquilo, isso aí não dá voto!. O que o povo quer? O Povo quer uma pessoa competente lá dentro, que apresente projeto, que apresente trabalho”. Embora integre a oposição que terá a maioria na câmara, com os cinco do MDB, seu partido, e mais o Jonne Wulf, do PSD, Cabo Antônio acredita em um trabalho em prol do município, deixando as picuinhas partidária de lado, “com muito trabalho e suor”, dedicando-se diariamente para a comunidade. Boa sorte, Cabo Antônio.
Cabo Antônio é emedebista antigo, morador e líder comunitário do São Rafael e destacou na entrevista que trabalhava pela comunidade mesmo sendo identificado como emedebista, com prefeitos de outros partidos, como Cléo Port (PP) e Vellinho Pinto (PDT) e por isso não vê dificuldade com Gilberto Cezar (PSDB).
Entre linhas
Para quem será que foi o recado do Cabo Antônio sobre chamar todo mundo de ladrão não dar voto?
Tudo pela teta
É impressionante a compreensão que o Cabo Antônio tem sobre a política, o conjunto da obra, como se diz. Muito consciente do quanto precisa se trabalhar para conquistar uma vitória, ele comentou que muitos dos candidatos não querem se eleger, ou pelo menos não é a principal preocupação. O que querem é ficar perto do prefeito eleito e compor a máquina pública através dos Cargos de Confiança, cujos pagamentos são bem mais gordos do que os da iniciativa privada. Lamentavelmente muitos de fato usam a candidatura como trampolim para isso.
Encontros com a Memória
Nesta sexta-feira, dia 25/10, às 19 horas, no Cidica, o Memorial Canela promove mais uma edição do Encontros com a Memória. Neste episódio os entrevistados serão Marcelo Monsu e Gilberto Bonato.
Os dois irão contar os bastidores da chegada da primeira Universidade em Canela, há quase 40 anos e como o Curso de Hotelaria da UCS e Castelli, fizeram de Canela referência mundial. Será uma oportunidade única para ouvir detalhes do quanto impactou positivamente para os moradores a oportunidade de estudarem e se qualificarem, sem ter que ir para outras cidades.
O evento é aberto ao público e tem como apoiador o Fundo Social do Sicredi.
Medicina
Atualmente a UCS luta para viabilizar o curso de medicina em Canela (região). Não tenho dúvida que o efeito seria muito semelhante aos cursos de turismo do seu Castelli e da UCS, que de fato ajudaram muito na transformação da nossa região em um dos mais desejados destinos do Brasil. Muito disso passa tanto pela mão de obra qualificada dos nossos trabalhadores quanto da sapiência dos empreendedores, adquiridos nestes educandários.
Todos os vereadores eleitos vêm relatando ao Integração que a Saúde é a principal demanda da população, e por outra banda, vemos nossos hospitais e secretarias municipais com problemas homéricos de gestão. É óbvio que trazer a UCS para perto deste tema seria muito bom, além dela própria, que em Caxias do Sul faz a gestão do Hospital Geral, referência para a região, a qualificação da mão de obra, tanto da prática do ofício quanto de gestão, nos colocariam, em poucos anos, em outro patamar. Que os novos prefeitos e vereadores pensem nisso.