InícioGeralGramado e CanelaO que se sabe sobre a Infraero operar o Aeroporto de Canela

O que se sabe sobre a Infraero operar o Aeroporto de Canela

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Os aeroportos de Canela e Torres, no Rio Grande do Sul, passam a ser operados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero ). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na manhã desta quarta-feira (4). Além da administração, a Infraero ficará responsável pela operação e exploração dos terminais e encerra a operação do Estado nos locais.

Essa mudança deverá minimizar o impacto do fechamento temporário do Aeroporto Internacional Salgado Filho, além de garantir a continuidade dos serviços prestados aos passageiros que chegam ou saem do estado.

A Infraero fica autorizada também a representar o Ministério de Portos e Aeroportos nos atos de transição operacional, do Estado para a empresa, que deverá ser concluída no prazo de até 120 dias contados da data de publicação da portaria.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destaca que essa medida é um passo importante para minimizar o impacto do fechamento temporário do Aeroporto Internacional Salgado Filho, além de garantir a continuidade dos serviços prestados aos passageiros que chegam ou saem do estado.

O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, destaca que o recebimento dessas outorgas faz parte do compromisso do governo federal, via Ministério de Portos e Aeroportos e da Infraero, na retomada do movimento aéreo do Rio Grande do Sul, por meio do desenvolvimento de sua aviação regional.

“A Infraero realizou uma análise técnica da situação atual dos aeroportos de Canela e Torres e, agora, colocará em prática o plano de ação visando à retomada dos voos regulares, com foco no aprimoramento da infraestrutura oferecida e segurança das operações”, destacou.

Voos regulares
A Infraero vai habilitar os dois aeroportos para que as aéreas possam operar voos regulares, dentro da capacidade operacional dos aeroportos. Para isso, serão feitos investimentos na pista de pouso e decolagem, nas pistas de táxi, pátio de aeronaves, em equipamentos de auxílio à navegação aérea, no terminal de passageiros, nas cercas de proteção, entre outros.

A partir do recebimento das outorgas pela Infraero, em 15 dias o Aeroporto de Canela estará apto para operação com aeronaves de categoria 1B (Grand Caravan – até 9 passageiros), e o de Torres de categoria 2C (ATR-72 – até 72 passageiros). E em 45 dias após o início da gestão, Canela poderá receber aeronaves 2C (ATR-72 – até 72 passageiros), e Torres da categoria 3C (B737, A320 – média de 165 passageiros).

1 COMENTÁRIO

  1. Nós que moramos próximo ao aeroporto em Canela teremos dentre os prejuízos a saúde prejudicada. Espero que o licenciamento leve em conta isto e o prejuízo ao meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...
error: Conteúdo protegido