As Olimpíadas de Paris se encerra neste domingo e até o fechamento desta edição o Brasil havia ganho 14 medalhas, sendo 2 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze. A cada ciclo olímpico vem em crescimento gradativo. Obviamente é cultural do brasileiro ter que vencer, estar sempre na frente. Concordo em partes. Mas investir em esporte, principalmente de alto rendimento e de forma individual e coletiva, o resultado demora para chegar. Os processos vão desde a base. Lá nem todos chegam ao topo, são poucos. Muitos ficam no meio do caminho, mas vem a recompensa da inclusão social por meio do esporte.
Bolsa atleta
Muitos atletas recebem o programa Bolsa Atleta. Os valores pagos é uma forma de incentivo de seguir sua trajetória no âmbito esportivo representando o Brasil em diversas competições. Mas enganam-se que os valores pagos são aquelas a fundo perdido, ou seja, recebem e gastam no que quiserem como em restaurantes, compras de bens pessoais, entre outros. Este recurso é unicamente para mantê-los como atletas, como a compra de equipamentos, tratamentos médicos, enfim. Tudo que envolva a área esportiva. Não é recurso livre. E outra, o atleta precisa prestar contas daquilo que o Governo Federal ou Estadual investe nele.
Medalhistas bolsistas
Dos 21 medalhistas em sete modalidades, 100% são integrantes do Bolsa Atleta ou estiveram em editais ao longo de suas carreiras. Os únicos que não fazem parte do programa atualmente são Gabriel Medina, ídolo do surfe profissional, mas que já esteve em dois editais, e Larissa Pimenta, do judô, que teve o suporte federal durante dez anos de sua trajetória. Maior medalhista olímpica da história do país, com seis pódios (dois ouros, três pratas e um bronze), Rebeca Andrade destacou, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (7) na Casa Brasil, em Paris, a importância do programa em sua história. Levando em conta a delegação original do Brasil em Paris, 241 atletas dos 276 titulares integram o Bolsa Atleta, um percentual de 87,3%. Em 27 das 39 modalidades com presença de brasileiros, 100% dos convocados integram o programa
Importância de investir
Faço estes exemplos e venho para as nossas localidades. O investimento além da estrutura, que Gramado tem e infelizmente Canela não, também deve ser nas pessoas. Não falo em dar aquela grana para o time como incentivo de ganhar um campeonato e gastar em cerveja e churrasco. Mas sim, investir no ser humano, na base, no atleta que justifica tal feio. Gramado já existe algo que lá na frente pode nascer um atleta olímpico, pelos projetos sociais em diversas modalidades esportivas. Canela não tem nada vezes nada sobre isso.
Projeto eleitoral
Nas eleições também tenho curiosidade para saber os projetos esportivos que os candidatos vão propor. Gramado já é uma realidade o esporte como meio social, mas claro vale saber o que pretendem. Já Canela, me desperta como será tratado o esporte. Primeiro que ainda não temos ginásio municipal. É para ser no espaço onde está o Campo da Celulose. Parte do recurso já tem. Vamos ver com será. Aliás, nunca na história política canelense teve atenção especial quanto ao segmento esportivo. Como eu digo, investir em esporte não é dar troféu, aparecer na foto, tapinha nas costas, pagar cervejinha e churrasquinho para times.
Escolinhas eleitoreiras
Está ocorrendo em uma cidade no Vietnã onde um amigo meu mora lá e me disse que em momentos eleitorais no distrito onde mora, surge de um ano para outro, escolinhas de sumô, onde é bastante praticado lá e claro o bom e tradicional futebol e futsal. Os envolvidos são diretamente ligados a partidos políticos e nas eleições. Mais isso é lá no Vietnã, onde um amigo meu mora e me contou.
Inscrições esportivas
O Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL) DE Canela anunciou nesta semana as inscrições para duas competições. O Futsal Sub-15, o prazo final é para o dia 13, com previsão de iniciar a competição no dia 20. No total, 10 equipes já tinham confirmada a participação. Já o Futsal Veteranos, para acima de 35 anos as inscrições se encerram dia 14. O campeonato deve começar dia 19 e 11 equipes já confirmaram suas vagas.