Em Gramado somente três servidores públicos concursados se licenciaram para concorrer na eleição de outubro. Pedro Lazaretti, diretor da Salgado Filho vai concorrer a vereador pelo Progressistas. Madalena Lucimar, sinceramente não conheço, então fica o espaço aqui para que ela chame o colunista e Ricardo Casanova, este é filiado ao PDT. Logo, deve estar vindo um grupo de candidatos desta sigla. Falei com ele ontem, disse que pretende concorrer, mas até aqui não sabe se terá mais candidatos. Segundo disse vai ter uma reunião com o presidente Fedoca, na próxima semana, quando ficou encarregado de apresentar suas bandeiras de campanha e os motivos para querer concorrer. Na gestão Fedoca, Ricardo chegou a ser o secretário da Cidadania e Assistência Social de Gramado.
Em Canela, conforme publiquei no dia 05 passado, são 12 licenciados para concorrer.
Prestígio
Hoje, logo mais, o MDB de Gramado se reúne na Sociedade Ipiranga, da Várzea Grande para definir seus pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores. O ex-governador do Estado, José Ivo Sartori, está com presença confirmada.
A semana foi trabalhosa para a diretoria do Partido que pretende oferecer os 10 nomes a vereança no encontro de hoje. Também o pré-candidato a vice estava por ser definido.
Um empresário da Várzea Grande, do qual a coluna ainda não pode publicar o nome, estava decidindo se aceita o desafio.
Como a reunião é fechado ao Partido, o Jornal não vai poder acompanhar, mas, assim que tivermos novidades daremos pelas redes sociais do JI. Até aqui, o que está sendo dado como certo é que o pré a prefeito é o vereador Renan Sartori.
Novo de Canela
O Novo, de Canela, engatinhando ainda, já vai garantir um espacinho na eleição de outubro. Ao que disse à coluna, hoje pela manhã, o presidente da sigla, Rafael Krause, serão dois concorrentes a vereança. Segundo disse, eles são cientes da dificuldade em razão do coeficiente, mas estão confiantes e irão levar a candidatura a sério.
Serão 211 candidatos a vereador
120 em Canela e 91, em Gramado. Esta é a conta que a coluna faz.
Em Canela cada partido ou confederação pode inscrever 12 concorrentes. Já em Gramado, 10. É um candidato a mais do que cadeiras na câmara. Esta é a regra.
Em Canela: Novo, 02; União Brasil12; PSDB/Cidadania, 12; Podemos 12; PT/PCdoB/PV, 12; PP, 12; MDB, 12; PSD, 12; Republicanos, 12; PL, 12; PDT 12.
Em Gramado: PP, 10; MDB, 10; União Brasil, 10; Podemos, 10; PSDB, 10; PSD, 10; Republicanos, 10; PL, 10; PDT, 01; PT/PCdoB, 10. Claro isso precisa ser confirmado pelos partidos, nas convenções entre os dias 20 de julho e 05 de agosto.
A título de comparação, em 2020, Gramado teve 98 concorrentes e Canela, 82.
Volume
O MDB de Canela está com uma rotina de reunião semanal, às quartas-feiras, visando a eleição, claro. Os encontros servem para entrosamento do grupo, alinhamento de discurso, conhecimento e posicionamento. O prefeito Constantino jura que vai fazer o sucessor e quer garantir que todos os partícipes da campanha saibam fazer o antes e o depois dos seis oito anos de mandato. Chama atenção o alto número de partícipes destes encontros, que por ora, reúnem apenas correligionários do MDB.