Com o tempo os números da tragédia vão se tornando conhecidos. Nesta edição trazemos os dados do CAGED sobre a empregabilidade. É triste ver que em um mês mais de 500 perderam seus empregos na cidade mais linda e desejada do Brasil. E junho não foi diferente. Aguardemos os dados, no final deste mês, e veremos que a enxurrada foi ainda maior do que se vê neste momento.
Campanha
O pré-candidato a prefeito de Canela, e duas vezes eleito para vice-prefeito, Gilberto Cezar fez uma postagem na sua rede social, esta semana, com imagens da ornamentação da Temporada de Inverno de Canela. Durante os sete anos como vice de Constantino, apontam os olheiros, fazia vídeos dos acontecimentos bons e postava como membro partícipe do governo e quando a notícia era ruim, se passava por oposição. Desde que abandonou o cargo ao qual foi eleito e foi para o Governo do Estado, não tinha mais aparecido com imagens boas. O texto, todavia, é um pouco dúbio. Fala da retomada do Salgado Filho, mas ainda não há nada de novo neste sentido.
Depois do inverno…
Estamos em período eleitoral, então, é pós inverno no mundo político, mesmo que aqui fora seja frio para caramba, a campanha aquece dia após dia.
Vereadores na tribuna
Os vereadores de Canela todos batem no governo. Nem se percebe quem é situação e quem é oposição. É literalmente a tradução do ditado que diz que pau de dá em Chico também dá em Francisco. Já em Gramado a diferença é notória a partir da primeira fala.
Gramado é pinga-fogo
As sessões de Gramado até que esquentaram um pouco já com ar de campanha. O foco da discórdia está em dois pré-candidatos a prefeito. Renan Sartori, já para essa eleição (talvez) e Rafael Ronsoni para 2028, também talvez.
Ronsoni
É perceptível que a chegada dele à Câmara desequilibrou a oposição. O Professor Daniel que chama todos de puxa-saco e falava em CPI toda a hora já está pedindo clemencia. Na sessão de ontem o Neri da Farmácia o cutucou por isso. De fato na legislatura passada o Professor Daniel não enfrentava este tipo de fala dos vereadores do PP, e olha que teve de defender o indefensável.
Renan X Rafael (RR)
A discussão vem de algumas sessões e se repete a cada segunda-feira. Numa dessas Renan disse que marcou o Rafael na paleta e prometeu expô-lo. Aparentemente suas balas eram poucas, ou não causaram o efeito desejado por Renan. Enquanto isso Ronsoni não o poupa e repete que seus discursos são escritos pelo pai dele e apenas lidos na tribuna. Esta semana também citou que a mãe de Renan foi contratada na gestão passada para um cargo na GramadoTur recebendo R$ 15 mil, o que, mesmo que legal, seria imoral, na visão de Ronsoni.
Nestor não refresca
Daí o Renan resolveu chamar a GramadoTur para discutir o novo Natal Luz em audiência Pública, ocorrida quinta passada. Renan era o cara que chamou o povo a dar explicações, e se deu bem, pois até o prefeito foi junto lá. Ocorre que, como todos já sabemos, o Prefeito Nestor não foge de uma briga, muito antes pelo contrário, procura onde tem uma para se envolver. Aí depois de ouvir quieto duas horas e meia de conversa, finalmente chegou sua vez. E aconteceu, mirou o Renan e não saiu mais de cima. Foi como um pitbull. Primeiro disse que o vereador deveria ajudar a divulgar positivamente a cidade e faz o contrário. Depois disse que o MDB na gestão passada só arrumou encrenca com o Prefeito (Fedoca do PDT): “Renan, de novo, vocês estavam no poder até há poucos dias, o que fizeram além de brigar com o prefeito, desrespeitar o prefeito, o que que fizeram, o que construíram?”, cutucou. A gota d’água foi quando o prefeito disse que a mãe do vereador emedebista estava na GramadoTur no governo passado e lá foi deixada uma dívida de 4,5 milhões, ao ECAD (O Ecad é a entidade brasileira responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos autores e demais titulares), e que isso não pretendia pagar.
Em defesa da família
Na quinta os dois (Renan e Nestor) discutiram na hora, mas a resposta ‘oficial’ do Renan veio na sessão de ontem. Já envolveu o Ronsoni na resposta e chamou os dois de sujos e perseguidores. Lamentou que envolvem a família nos debates. Neri da farmácia, ajudando seu colega de partido Rafael, e como líder do Governo na Câmara, disse que Renan acusa, xinga, mas quando é contra-atacado se ressente.
A engrenagem não para
A nova proprietária do Parque Knorr, grupo HR, protocolou junto ao Ministério Público e à Prefeitura um novo projeto de revitalização para o Parque Knorr. Caso o projeto seja aprovado a intenção do grupo é disponibilizar o histórico local ainda este ano à comunidade e turistas. “Estamos com perspectiva de abertura para o Natal Luz desse ano ainda. Estamos apenas aguardando liberação do poder público para dar início na revitalização”, disse a fonte da coluna Matéria nesta edição).
Marta disse!
Marta Rossi, CEO do Festuris e do Connetcion Experience e membro do Conselho de Turismo do RS, participou do encontro de sexta sobre a retomado do turismo no Hotel Buona Vitta, e registrou a importância de investimentos em campanhas para atrair visitantes. Aliás, campanha prometida naquele mesmo espaço, no Buona Vitta, pelo representante do Lula não RS, Ministro Paulo Pimenta, mas até agora, nada!
“Quando se fala em turismo, não se fala apenas em lazer, mas em mais de 50 segmentos impactados e em dezenas de cidades que adotaram o turismo como atividade turística para seu desenvolvimento econômico e que hoje sofrem com a redução de turistas, mesmo distante dos estragos das águas. A mídia negativa ultrapassou fronteiras e sofremos com os cancelamentos. E o motivo destes cancelamentos é o medo sobre a situação do RS. Precisamos de conectividade, sim, e o aeroporto é importante para isso, mas precisamos mais do que tudo de uma mídia nacional urgente mostrando que não estamos de joelhos, mostrando o potencial turístico do estado”, disse.