O dia de hoje pode simbolizar um recomeço. Temos mais seis meses para recuperar o atrasado e fazer a diferença. Os primeiros seis meses sempre são mais complicados porque janeiro e fevereiro a gente praticamente senta e espera melhorar. Como nos dois últimos meses do semestre, maio e junho, tivemos de enfrentar a catástrofe, temos de aproveitar a chance que inicia hoje para não amargar um ano de prejuízos.
Por isso, desejo que estes seis meses restantes de 2024 sejam os melhores das nossas vidas. Feliz segundo semestre de 2024!
Rapidinha
A sessão da Câmara de Vereadores de Gramado, que iniciou há pouco, 18 horas, certamente será rápida, eis que não há nenhuma votação prevista no espaço da ordem do Dia.
Penduricalhos
Os vereadores de Gramado, exceto Rafael Ronsoni, que votou contra, deram um penduricalho de 2,619 mil reais ao mês para dois servidores da Câmara, através de projeto de lei que aprovaram sexta, em sessão extraordinária. Assim, o responsável pelo setor de licitações e compras, que deve fazer em média dois pregões (licitações) por mês, e o contador, passarão a perceber R$ 11.082,52 reais por mês. Os vereadores equiparam seus salários aos da mesma função lá no Executivo, onde a demanda de serviço é muitas vezes maior.
Comparação
Ainda sobre os vereadores e seus subordinados. A coluna consultou dois empresários do setor contábil, para termos uma ideia de quanto um profissional desses percebe no mundo dos mortais. Ambos responderam um valor que não passa da metade dos 11.082,52. “De 3 a 6 mil depende da capacidade e do nível de complexidade do que assume”, respondeu um deles. Não revelo os nomes dos consultados porque não faz diferença para a finalidade da coluna.
É desta forma, de pendurico em pendurico, que se formam os grandes salários do setor público e gigantesca casta dos privilegiados, que não para de crescer.
Corrida de tartaruga

O médico e empresário Marcos Gomes contou aqui no Integração, durante o programa Engrenagem Criativa, que identificou mais de vinte pontos sensíveis da R$ 115, entre Gramado e o pedágio. Alguns já exigem obras de reparo gigantes, mas a maioria anda seria de prevenção.
Fico pensando, até quando? Vejamos, só aquela pequena contenção que está sendo feita ali perto do Le Jardin (Parque de Lavanda) consegue atrasar o transito, uma barbaridade. É dois sinalizando o pare e arranque e três amontoando pedrinhas. É de desistir! E vai ficar uma B… Aquela avenida bonita que está nas nossas mentes está sendo desmanchada. Deveriam recuar esta contenção alguns metros para que fosse possível cultivar a Hortênsia, à frente, fazendo a parede verde.
Pole Position

Canela larga na frente naquilo que é o sinal verde para a arrancada. Canela pode muito. Canela é maior e melhor do que muitos canelenses pensam, mas não do que os turistas percebem. Estes sabem do potencial desta cidade. Ontem, por exemplo, uma segunda-feira, duas da tarde, os restaurantes próximos da Catedral recebiam, ainda, um bom número de turistas almoçando. O colorido da ornamentação da Temporada de Inverno é encantador. A cidade está linda, ensolarada, cheia de vida e de futuro. Tal qual esse empresário da foto, Leonel Charopen. Esse texto acima, aliás, foi inspirado na conversa que tive com ele ontem, quando fez esta linda pose para a minha lente Samsung S21.
Igual o Grêmio

O ortopedista Gustavo Lobato participou de um congresso da [área médica neste final de semana em Foz do Iguaçu. “Falei para ele que da minha lista de ‘Imortais’ que eu já conheci, ele está em primeiro lugar… Sobreviver a uma queda de avião é FODA!!”, escreveu ao colunista, claro sem saber que eu iria reproduzir. A figura ‘emblemática” a que se refere é Jakson Follmaln. (Jakson Ragnar Follmann é um ex-futebolista brasileiro que atuava como goleiro. Em julho de 2017, foi nomeado embaixador da Chapecoense. Follmann ficou conhecido por ter sido um dos seis sobreviventes da queda do voo LaMia 2933 em novembro de 2016. Wikipédia).