Avançar RS

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Nestor chegou a citar, na entrevista ao Integração, segunda-feira, o recurso que o governo do Estado terá para investir na reconstrução devido ao adiamento das parcelas da dívida com a União. O total por ano que fica no RS em razão desse protelamento chega perto dos 4 bilhões ao ano, quase 400 milhões por mês.
O que poucos se dão conta é que este recurso já é arrecadado aqui e, portanto, não é dinheiro extra. Considerando que a arrecadação obviamente está em queda, tal recurso certamente não fará o efeito que muitos acham. Lembremos que até recentemente, por liminar judicial, esta dívida não estava sendo paga, e mesmo assim o salário dos servidores vinha sendo parcelado. Ou seja, o RS já estava quebrado antes da catástrofe…

Resistência

Mesmo assim, ciente de que a fala do Presidente e do Governador, de que não vai faltar dinheiro, é balela, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, disse durante a entrevista ao Integração, acreditar que pelo menos um dos seus grandes projetos vai receber o recurso do Estado para a execução. Seriam cerca de 20 milhões para as obras que envolvem o Bairro Dutra e a Estrada Velha.

Mais perto de 400 do que de 500

O orçamento executado em 2023 pela Prefeitura de Gramado ficou muito perto dos 500 milhões. Faltou dois só. Já em 2024, segundo dito pelo prefeito Nestor na entrevista ao Integração, segunda-feira, pode ficar mais perto de 400 do que de 500. Mas ainda é cedo para cravar alguma coisa. Nestor acredita em casa cheia daqui para frente, especialmente nos três últimos meses do ano, o que mantém a arrecadação, mas falou em 420, a50 milhões para fechar o ano.

Início às 20

Na exclusiva que o Prefeito de Gramado deu ao Integração segunda, ele antecipou que os eventos do Natal Luz desta temporada deverão iniciar mais cedo, 20 horas, para dar mais tempo aos participantes para jantar e aproveitar a cidade após.

Nativitaten

Um dos espetáculos mais históricos está com local indefinido. Outro dia falei com a Rosa Helena e ela me disse que será no Serra Park, como foi no ano passado. Mas na entrevista do Nestor Tissot ao Integração, segunda-feira, ele disse que está sendo, buscando outro lugar, mais próximo do Centro, mas voltar para o lago Joaquina, muito difícil…

Um mês, três meses

O Prefeito de Canela disse, durante a entrevista ao Integração, quarta-feira, acreditar que em três meses consiga dar conta das principais obras viárias estragadas pelas enchentes, como a Rota Panorâmica.
Já Nestor Tissot acredita que se tiver tempo bom, em um mês transforma a realidade atual, neste sentido. “Nós precisamos de um sossego de 30 dias de tempo bom, e a gente vai transformar nas obras”. Mas acrescentou “Paciência e compreensão são as palavras chave”, deste momento.

Sete para os dois

A fotografia política do momento mostra sete pré-candidatos a prefeito, três em Canela e quatro em Gramado. Em Canela: Marcelo Savi (ou Luciano Melo) (MDB); Gilberto Cezar e Tolão (PSDB/PDT) e Cristina Morais (PP). Em Gramado: Nestor e Luia (PP); TC Carvalho e Iria (PL); Renan Sartori(MDB) e Professor Daniel (PSDB).

MDB na cabeça

Como segunda maior força política de Gramado é natural que o MDB lance candidato. Não fez isso na maioria das eleições no período pós Nelson Dinnebier, que foi o grande líder emedebista da cidade, falecido em 2.000, mas está na hora de fazer algo para manter a condição de partido relevante da cidade. Se andar de carona por muito tempo a chama apaga.

O Homem das sacolinhas

Renan Sartori é um jovem, no segundo mandato de vereador, que certamente tem um belo futuro político, se persistir. Em que pese suas bandeiras políticas pessoais confesso que não vejo como grandes alavancas: esporte, cachorros e meio ambiente. Ele é, junto com o Professor Daniel, autor da famigerada lei das sacolinhas, e certamente vai ouvir muito por causa disso na campanha. Afora isso, o vejo como boa opção para quem não quer reeleger o Nestor, mas precisa evoluir, abrir o leque.

Abrir as portas

À coluna Sartori disse ontem que a fase agora é de conversar com as demais siglas, aventando um vice. Disse que está impressionado com os partidos que o procuram, mas que é preciso ver se as ideias e projetos “conectam com as nossas”. Citou forte proximidade com o PSDB. “A programação agora é conversar com os partidos, até a gente ficou bastante impressionado com os partidos que nos procuraram agora, que antes não estavam nos procurando. Então nós vamos abrir as portas para conversar com todos eles”, explicou. “Agora é conversar e tentar bater o martelo no vice”, finalizou. Ter o empresário Celso Fioreze (PSDB) como vice “Seria uma honra”, disse Renan.

Voo livre

O PSDB também correu e apresentou o nome do vereador Professor Daniel como pré-candidato a prefeito. Daniel saiu do PT com a proposta de se filiar ao MDB e ser o candidato dos emedebistas. Em cima da hora, no entanto, mudou de ideia, disse que seu coração o mandava ao PSDB e se filiou lá. Assim, seu nome meio que esfriou, parecia que seu plano tinha mudado, para ir de novo a vereador, ainda que aqui no JI, ao vivo, disse um dia que não iria mais a vereança.

Muita surpresa

A coluna fica com a teoria do prefeito de Canela, expressada durante a entrevista exclusiva que concedeu ao Integração, quarta. Constantino acredita que ainda teremos muitas surpresas até as convenções, que iniciam dia 20 de julho e se estendem até 05 de agosto, com a campanha iniciando oficialmente dia 19 de agosto. Não teremos todos estes candidatos em Gramado, acho. Embora, seria uma beleza!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido