Luciano Peccin participou do programa Engrenagem Criativa nesta tarde, junto com o empresário e diretor da Região Sul da Associação de Hospitais Veterinários, Álvaro Abreu e o secretário de Turismo de Canela.
É sempre uma aula ouvir os mais velhos, mas no caso, ouvir o pai do Natal Luz é muito especial para o trade turístico. Sua visão é formada com a convicção de quem está no Turismo desde quando ele nasceu para Gramado e região.
Sobre a volta do Desfile de Natal ao Centro, conforme anunciado no dia de ontem pela GramadoTur, Luciano explicou que a cidade de Gramado pertence ao turista e assim deve ser pensada pelos moradores: “Nós temos que encarar Gramado, não como uma cidade que nós queremos viver, mas uma cidade turística. Gramado e Canela são cidades Turísticas! Ou seja, nós perdemos o direito de uso da cidade. Quem tem o uso da cidade é o cara que é o nosso convidado para vir aqui”, exemplificou. Ainda sobre o desfile, em detrimento aos problemas que causa no transito etc., Peccin acredita que o evento precisa ser democrático, oferecendo oportunidade para todos: “O que é esse democrático, é oferecer um lugar para quem paga mais, um para quem paga menos e um para quem não paga”, explicou. Sobre momentos, idas e vindas e mudanças necessárias, explicou: “A comunidade em si tem que saber os momentos em quem é preciso se modificar e os momentos em que se tem de fazer as coisas”. Na sua visão o evento precisa de inovação com criatividade: “O Natal Luz precisa ter inovação, com criatividade, sempre respeitando as coisas boas que conquistou ao longo do tempo. Falta uma revitalização para o evento”, concluiu.
Falando especificamente sobre a tragédia, descreveu que o ano de 2024 foi perdido para trade, numa realidade que descreveu como “extremamente dolorosa e sem prazo para terminar e deu dicas de sobrevivência no período. “Coisas irão quebrar, empresas irão fechar, e não podemos contar com a ajuda do Estado. Esqueçam! Esqueçam o dinheiro de graça, dinheiro de graça não existe e nunca existiu”, expressou. “Nós temos que tirar a aliança para não perder os dedos, a situação é grave! O desemprego já está existindo, hotéis, muitos já fecharam, uma empresa (grupo) só, fechou oito”, alertou. “Nós não vamos ter apoio de fora”, repetiu ao destacar que o que nós temos de fazer internamente, Gramado e Canela, é trabalhar para atrair os turistas do estado e dos estados vizinhos, como PR e SC. Destes locais, explicou que quando o indivíduo consegue comprar um carro novo, a primeira coisa que faz é vir à Serra passear. Mas: “Então, o que que Gramado, Canela, estão fazendo para receber estes caras? Nós estamos com cara de quem levou um soco na cara e não sabemos o que fazer. A cidade está feia. Gramado e Canela estão feias, estão sujas e nós só se damos conta agora, a Borges está esburacada. O que custa passar uma nata, passar tinta, plantar flor bonita? Nós somos a casa da festa. Eu vou fazer uma janta lá em casa, eu coloco a melhor toalha, o melhor prato, compro flores e boto a melhor roupa para receber as pessoas”, exemplificou, pedindo muitas melhoras nestes pequenos pontos para que os visitantes se encantem e levem boas recomendações. “Nós precisamos melhorar, a toalha tem que ser trocada, nós temos de melhorar a sala”, exemplificou. Luciano emendou que os empresários não devem esperar tudo do Poder Público e que a maior parte destas ações são de baixo custo e que podem e devem serem executadas pelos empresários do setor. Peccin também sugeriu que os empresários mantenham e até aumentem a qualidade dos produtos em detrimento ao preço, pois, na sua visão, é o que Gramado e região tem de melhor e é o que o turista procura aqui. “Em turismo não existe a palavra desconto, gente, pelo amor de Deus. Eu faço turismo há 50 anos e nunca fui em um lugar por causa de desconto. Eu vou ao lugar que me atrai. Nós vendemos, e somos, a melhor qualificação de turismo do Brasil, aí vamos dar desconto e baixar a qualidade do café da manhã, tirar o presunto e por um apresuntado?”, explicou.
O secretário de Turismo de Canela, Gilmar Ferreira, destacou a Temporada de Inverno que já vai trazer uma bela ornamentação à cidade, ainda no finalzinho deste mês, entre outras ações de retomada.
O empresário Álvaro Abreu, destacou as ações necessárias na malha viária da região, que impedem até mesmo de oferecer uma viagem segura aos visitantes.
O programa tem uma hora de duração e vale muito a pena ir lá na página do Jornal Integração e assistir a live.
Pai do Natal Luz saúda o retorno do desfile ao Centro e faz alertas importantes para enfrentar o momento ‘Extremamente Doloroso’.
Pai do Natal Luz saúda o retorno do desfile ao Centro e faz alertas importantes para enfrentar o momento ‘extremamente doloroso’
Tempo de leitura: < 1 minuto