InícioColunistasPolítico honesto

Político honesto

Tempo de leitura: < 1 minuto

Li no Correio do Povo: “O Deputado Federal Daniel Trzeciak, fez uma ação conjunto com um deputado federal de São Paulo, por donativos aos atingidos pela catástrofe. Vieram de Santos, 4 carretas carregadas. Em uma mala sua assessora Laura Trapaga, encontrou a quantia em espécie de 10 mil Dólares. Como o doador, além do dinheiro deixou alguns pertences pessoais, foi possível identifica-lo, contata-lo e devolver o valor. Trata-se de um aposentado da PF, de 77 anos”.
Sempre é bom lembrar que a grande maioria de nós, políticos ou não, somos pessoas do bem e honestas. De todo o modo, parabéns a esta assessora do Daniel, Laura Trapaga. Deus tudo vê.

Olá, leitor do JI!

Nestes tempos difíceis precisamos de muita união e solidariedade. Para que todas as iniciativas propositivas da comunidade e do poder público cheguem ao seu conhecimento, estamos oferecendo, momentaneamente, acesso livre às nossas edições diárias do Jornal Integração. Todos os dias, às 18h19min, uma nova edição é depositada no site. Você pode acessar através do link que estamos encaminhando. Clique no link e adicione o nome JORNAL e o E-mail: [email protected] . Todos os dias após esse horário (18h19min) você encontrará a edição nova. Além disso, você pode acessar as edições antigas, desde maio de 2020. Há 21 anos o Integração é o parceiro das comunidades, por isso, quando tiveres uma demanda, uma reclamação, mande por este mesmo número que nós vamos averiguar.
Este é o recado que estamos mandando aos nossos contatos. São mais de dez mil WhatsApp que podem acessar pelo link que enviamos. Você também pode fazer isso, entre pelo www.leiafacil.com.br, vá para link mais e acesse edição on-line. Com o nome Jornal e o e-mail [email protected] terás o acesso.

Des-abafou

O preferido do Constantino para sua sucessão, Marcelo Savi, deu uma coça nele na sessão de segunda. Com expressões severas como “Uma Bonita; que se governa; acobertada por quem manda; vergonhosamente; prejudicou” o vereador relatou um fato gravíssimo na sessão de segunda-feira. Savi disse que em 05 de agosto de 2023 quando estava em Brasília, recebeu uma ligação da Secretária de Educação do Município solicitando encaminhamento para contratação de professores.
“Eu estava, em agosto, com o prefeito, em Brasília, quando recebi uma ligação da Secretária Janete (Da Silva Santos), pedindo para que seja colocada em votação a contratação dos professores, que foi aberta agora novamente e está tramitando na prefeitura, 05 de agosto de 2023. Chegou no dia 31 de dezembro, só para esclarecer, tá?, tinha uma bonita de dentro da prefeitura, e eu tô falando porque estava lá, e o que é certo é certo, né? Por uma assinatura dessa moça, que se governa dentro da prefeitura, tá?, acabou dando esta falta de professores. Acobertada por quem manda, claro! Aí então vai o desabafo aqui porque é uma vergonha, um absurdo. Eu vejo, eu vejo que estava sendo passado, só que a secretária Janete, nesta parte aí, ela tentou, dia 05 de agosto de 2023, chegou dia 31 de dezembro, estava por uma assinatura e não foi assinado para abrir a contratação de professores. Depois tem de ser feita a licitação, o cara tem 30 para ser chamado, então, acaba embromando e faltando professores. Mas, vergonhosamente, esta é a verdade. Não sou advogado da professora Janete, mas respeito o trabalho dela e muita coisa tem que melhorar dentro do serviço público para ter a cidade que a gente quer. A primeira é fazer as coisas acontecerem quando a caneta está na mão da gente. E é vergonhosa esta atitude, vergonhosa essa atitude, que prejudicou diretamente a professora Janete, as escolas, pela falta de vontade de uma agente pública aí, que foi colocada pelo senhor prefeito Constantino (Orsolin)”.

Pepinera

Os problemas do Prefeito com seu predileto a sucessor, não pararam aí. Na sequência deste assunto grave, tratou de outro, menos grave, mas altamente infeccioso. Savi se somou à iniciativa do PDT de votar contra a realocação dos nove milhões de reais da Corsan. O Prefeito mandou projeto à Câmara para usar este recurso nas emergências decorrentes das enchentes e encaminhar um financiamento para construir o ginásio de esportes. Neste caso, além do Marcelo, outros vereadores da situação deverão votar contra. Aparentemente, somente a vereadora do Republicanos, Emília Fulcher, é favorável.

Que rei sou eu?

Aparentemente o Prefeito tem deixado cada vereador decidir por si próprio como votar. Faz os projetos, manda para a Câmara, sem uma articulação prévia sobre a votação.
Assim, quem assiste as sessões nem consegue distinguir quem são os vereadores da situação e oposição. Não dá para negar que isso fortalece muito o parlamento. E Constantino tem dito na entrevista ao Integração que cada vereador têm de assumir a sua responsabilidade e responder, à sociedade, pelos seus atos.

Situaoposiçao

Na mesma sessão, dia 03 de junho, dois vereadores do MDB reclamaram de situações parecidas, mas opostas, se é que existe isso. Primeiro o Alberi reclamou dos colegas de partido porque votaram apoiando pedido de adiamento da oposição, a um projeto que estava para votação e que tinha superado todas as etapas de tramitação, qual seja aquele que autoriza a Secretaria da Educação investir 1,3 milhão em material didático, e que acabou sendo aprovado na sessão seguinte, dia 10/06. Logo depois, ainda na sessão do dia 03, Jefferson Oliveira reclamou que a Prefeitura manda os projetos em cima da hora e sem articulação, isso falando daquele dos 09 milhões do ginásio que o Prefeito quer realocar.

Solução das casas em Gramado

É grave e certamente difícil que alguém consiga se colocar no lugar de quem perdeu a casa com as enchentes. Mas é preciso pensar em soluções, ainda que seja bem complicado isso. Essas casas, a maioria delas, são insubstituíveis. Porém, não tem outro jeito. Estão invalidadas e por isso não poderão serem reconstruídas.

Uma convicção

O Prefeito Nestor desde logo quando viu a situação de que alguns nunca mais poderiam voltar para suas casas, diz que a solução é indenizar um a um, pelo valor de avaliação, e deixá-los livres para se reajeitar em outro lugar, a escolha. O mesmo pensamento repetiu na terça à noite, em reunião com os moradores do Piratini.
Também acho a melhor solução. Assim cada um fica livre, quem sabe para ir para perto de algum familiar, até mesmo em outro município, para escolher seu futuro. Muito diferente do que construir um casebre em um loteamento precário e dizer ‘está ali tua nova casa’. Quanto a parte da execução disto tudo, sabe-se que demora um pouco dado a burocracia, mas, deseja-se que ande o mais rápido possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido