Diário

Tempo de leitura: < 1 minuto

Hoje, completa-se a primeira semana do nosso Integração diário. É a quinta edição da semana. Claro que estamos em estado experimental, testando a melhor e mais agradável forma de entregar o nosso trabalho aos estimados leitores, muitos deles que nos acompanham desde 2003, quando começamos. Após a era do impresso em papel, acreditamos que nos comunicar diariamente pode compensar um pouco a ausência daquele meio que tradicionalmente usávamos.
Recebemos diariamente mensagens de apoio e de muitos que estão sentindo falta do impresso, tentando se adaptar. Claro que isso nos move e comove, mas é preciso seguir em frente. O impresso não é futuro, iria ficar para trás, mais cedo ou mais tarde. Logo, façamos um esforcinho para nos adaptarmos. Suplico aos mais novos, filhos e netos, que ajudem nosso queridos vovôs e vovós a se adaptar.
Do lado de cá, faremos de tudo para compensar o esforço. Por ora estamos, inclusive, deixando o acesso a todo o conteúdo livre, sem pagamento, para que todos tenham uns dias para se adaptar e decidir o que fazer. Seguimos na força e na coragem e estaremos sempre dispostos a nos torcer aos interesses e necessidades dos leitores.

Arroz desconhecido

O Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB, presidida por um gaúcho, que foi candidato a Governador do Estado na última eleição, Edgar Preto, comprou em leilão 363 mil toneladas de arroz estrangeiro, na quarta-feira desta semana. A Federação das Associações de produtores do cereal até tentou melar o leilão judicialmente, mas a decisão do TRF-4, de Porto Alegre, foi derrubada em Brasília.
De onde virá esse produto ainda não se sabe. Foram definidas no leilão apenas as empresas que farão a importação. Além de toda a discussão sobre a legalidade do leilão, com vencedores estranhos ao setor e com capital social minúsculo, para compra em valores de centenas de milhões, quase um bi, tem a questão da necessidade disso. O Brasil, especialmente o RS, é grande produtor deste cereal, de forma que somos autossuficientes. Logo, se fosse necessário estender a mão para equilibrar os preços no mercado, que se fizesse isso, ao invés de comprar arroz estranho para o povo por no prato, sem conhecer a procedência. Além de ser contramão, quando todo o Brasil faz um esforço em apoio ao RS, a União faz o contrário.
Algo semelhante ao que ocorreu durante o Governo Saney (1985/1990), quando resolveu importar carne da França. Na época, para protestar e incentivar o consumo do produto local, Os Três Xirus, de Bruno Neher, gravaram a música Carne Francesa não dá Churrasco. Uma bela letra que compartilho com os amigos leitores. Quem tiver como ouvir, vale muito a pena, pois a interpretação é maravilhosa:
Fui comprar carne pra fazer um bom churrasco
Mas fiz um baita fiasco quase me desacorçoa –
Como não tinha a nossa carne brasileira
Me deram uma estrangeira, uma francesa atoa.
E a francesa que eu comprei para comer
Se querem mesmo saber eu não fui com a cara dela
Me acostumei a comer só brasileira
Que não é por estrangeira que eu deixo de comer ela.
A tal francesa não tem gosto, é gelada
Para mim não tá com nada me desculpe a franqueza
Que me perdoa seu Sarney e seu Funaro
Prefiro pagar mais caro mas não como essa francesa.
Eu não como essa francesa, eu não como essa francesa
Eu não como essa francesa, eu só como brasileira
Carne de primeira, eu não como essa francesa.
Eu sou um gaúcho, gosto muito de churrasco
Mas nunca fiz um fiasco, como agora aconteceu –
Quando botei a francesa no espeto
Escorreu um caldo preto e apagou o fogo meu.
Pensei comigo, mas que carne mais atoa
No espeto não é boa muito menos pra panela –
Eu já comi Argentina, Uruguaia
Até mesmo a Paraguaia, e achei melhor que ela.

Ajuda às empresas

Lula veio na quarta-feira ao RS, com seis ministros, mas foi só para fazer fotos e discursos bonitos. Prometeu bancar dois salários mínimos para cada empregado, mas, apenas para as empresas afetadas fisicamente, com dano material. Se a água cercou, mas não atingiu, não ganha nada. Em resumo, nenhum movimento sério, até agora, para reparar as perdas de faturamento.

Engrenagem Criativa

Esta tarde conversamos com quatro lideranças sobre essa arrancada do turismo, pós catástrofe. Sugiro a cada leitor que vá lá na página do JI no Facebook e assista. Rodrigo Pazetto, presidente da Visão e empresário, proprietário da Gramado Clinica de Olhos, Marcos Gomes, médico e empresário, proprietário do GramdoZoo e Parque do Gaúcho, Ricardo Bertolucci Reginato, secretário de Turismo de Gramado e o gerente Executivo do Convention, Luciano Gonçalves, falam sobre esta retomada com muita propriedade. Misturamos os líderes para que se possa ter a visão mais ampla possível do cenário atual através do debate e do relato que cada um traz do seu dia-a-dia. Bem raro reunir em um debate quatro crânios como estes.
Acompanhe este colunista todos os dias, ao vivo, das sete as oito, com o Programado Chimarrão e Atualidades, pela página do Facebook do Jornal, ou pelo site www.leifacil.com.br .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido