InícioNotíciasCidadesAnteprojeto do Aeroporto de Vila Oliva é apresentado em Caxias do Sul

Anteprojeto do Aeroporto de Vila Oliva é apresentado em Caxias do Sul

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – As discussões sobre a construção de um aeroporto na Serra gaúcha ganhou novo ingrediente ontem, em Caxias do Sul, quando a Secretaria Nacional de Aviação Civil, o governo do Estado e a Secretaria Municipal de Planejamento apresentaram o anteprojeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que é almejado para ser construído em Vila Oliva.

O evento ocorreu no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Participaram autoridades de nível federal como o senador Luis Carlos Heinze (PP), o deputado federal Ronaldo Santini (PTB) e os deputados estaduais Carlos Búrigo (MDB), Fran Somensi (PRB) e Neri, O Carteiro (SD). O prefeito de Gramado João Alfredo Bertolucci (PDT), o vice-prefeito de Canela Gilberto Cezar (PSDB), o secretário de Governança de Canela Paulo Tomasini e a vereadora gramadense Manu Costa (PRB) também prestigiaram o evento.

O material apresentado foi elaborado em parceria pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. Conforme a proposta, Governo do Estado e Prefeitura de Caxias do Sul deverão assumir o pagamento da indenização das dez propriedades em Vila Oliva onde o complexo deverá ser construído. No terreno vislumbrado para construir o equipamento, maior parte da área é de campo e plantações.

ESTRUTURA – De acordo com o anteprojeto, o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha vai ter um terminal de passageiros com 470m² de área. Serão 500 vagas de estacionamento. A pista terá 1.930m de comprimento por 45m de largura. O pátio terá 26.000m² de área.

Para facilitar o acesso ao novo terminal aeroportuário, a Prefeitura pretende construir uma nova via de ligação entre Caxias e os municípios da região das Hortênsias, como Gramado e Canela. Isso porque o aeroporto vai ficar a cerca de 30 km do centro de Caxias e pouco mais de 20km de Gramado. A redução da distância entre o aeroporto e os centros urbanos e de produção deve potencializar o escoamento de cargas e desenvolver o turismo da Serra.

ANTEPROJETO – O anteprojeto foi apresentado pelo secretário Nacional de Aviação Civil, RoneiGlanzmann. Conforme ele, os estudos começaram em abril de 2014, quando o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani(Caxias do Sul) foi declarado inviável para expansão. Depois disso, em junho do mesmo ano, foi declarada a viabilidade da área de Vila Oliva. O próximo passo foi a outorga para o início da elaboração do projeto, que foi concedida em agosto daquele ano.

Glanzmann revelou que o total de investimento na construção da estrutura física da unidade aeroportuária é de R$ 200 milhões. Valor que, segundo Ronei, pode ser colocado à disposição por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). “Podemos usar verba desse fundo. Fizemos um leilão em março e arrecadamos cerca de R$ 2,4 bilhões. Este aeroporto é muito importante, porque aqui tem a produção industrial e o turismo e nós precisamos trazer uma estrutura de aeroporto compatível com a pujança econômica dessa região”, afirmou.

MEIO CAMINHO – O Município de Caxias já elaborou o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). O documento tramita na Fundação Estadual de Proteção Ambiental, em Porto Alegre, desde março deste ano. Ele é fundamental para que a obra seja iniciada. Conforme o prefeito Daniel Guerra (PRB), a apresentação do trabalho demonstra o resultado de um esforço concentrado na elaboração do anteprojeto. “A implantação desse projeto, não só para Caxias, mas também deverá promover o crescimento da região da Serra. O anteprojeto foi construído a muitas mãos e temos a alegria de ver o esforço da equipe da administração e de todos que estão realmente imbuídos de fazer com que esse projeto saia do papel”, disse.

 

Paulo Tomasini defende Aeroporto das Hortênsias

O secretário de Governança de Canela, Paulo Tomasini (PSDB), participou do encontro em Caxias do Sul. Ele defendeu o projeto para construção do Aeroporto Regional das Hortênsias e analisou o trâmite do aeroporto de Vila Oliva. “Eles (Caxias) tem uma posição política muito forte e uma união de toda a região, mas de fato concreto eles não têm nada. O que eles têm é uma proposta que depende do governo federal em liberar recursos pra construção do aeroporto, o governo estadual diz que se comprometeu, no governo do Tarso e depois o Sartori, em desapropriar a área e eles querem que as prefeituras façam os acessos. Imagine a Prefeitura de Caxias tendo que fazer 30 quilômetros da cidade ao aeroporto e mais o trecho do aeroporto até a divisa com Gramado ali na Ponte do Raposo. E Gramado vai ter que fazer lá do Raposo até o Centro. É impossível essa obra acontecer”, avaliou Tomasini.

Paulo, que há anos defende o projeto canelense e é um exímio conhecer das potencialidades, expôs algumas informações sobre o Aeroporto das Hortênsias durante o encontro em Caxias do Sul. “A minha colocação lá foi que tudo o que eles estão falando que precisa, nós já temos. Inclusive, nós temos oque eles não têm, que é a demanda. E eles estão contando com a nossa demanda para viabilizar o aeroporto deles, Nós temos área, temos uma boa localização, com fácil acesso, perto do Centro a cidade e temos a demanda que eles não têm”, ponderou. Tomasini ainda ressaltou que o projeto canelense não depende de verba pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido