REGIÃO – Devido às fortes chuvas da última semana e às enchentes provocadas em boa parte do território do Rio Grande do Sul, sendo a maior catástrofe natural em território gaúcho, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho em Porto Alegre precisou ser fechado na última sexta-feira (3). Após ficar sem previsão de retorno por mais de 3 dias e o volume da água ter invadido inclusive o primeiro piso do aeroporto, na segunda-feira (6), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) veio a público e manifestou que todas as operações do aeroporto ficarão suspensas por tempo indeterminado, de acordo com a concessionária Fraport. As empresas cancelaram todos os seus voos com origem e/ou destino para Porto Alegre até o dia 30 de maio e flexibilizaram as regras para remarcação e reembolso. Para realizar qualquer uma das opções, é preciso que o passageiro entre em contato diretamente com a companhia aérea. Confira as opções que podem ser utilizadas para quem precisará viajar nas próximas semanas:
Aeroporto Hugo Cantergiani (Caxias do Sul) – A principal alternativa para quem tem viagem marcada dentro dos próximos dias fica em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. O Aeroporto Regional vem recebendo um número maior de voos e vem servindo como base de auxílio para as pessoas afetadas pelas enchentes. O aeroporto já está em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e com as empresas aéreas para ampliar a quantidade de voos até a normalização da situação do aeroporto de Porto Alegre.
Aeroporto Hercílio Luz (Florianópolis) – Outra alternativa seria o aeroporto da capital catarinense, principalmente por ser um aeroporto que suporta viagens com voos diretos maiores. O deslocamento entre Florianópolis e a Serra Gaúcha é feito pela BR-101 até a ERS-290, depois pega a ERS-474, até a ERS-239 em Taquara, até chegar na ERS-115 em direção a Gramado.