Tiago Manique
GRAMADO – A temporada em competições estaduais vai começar para o Centro Esportivo Gramadense (CEG). Neste sábado (23), às 11h, na Vila Olímpica será dado o ponta pé para o Gauchão Sub-17, quando o Gramadense recebe o Sul Brasil, na partida que será a abertura da competição. A equipe de Gramado está no grupo A, junto também com Apafut (Caxias do Sul), Caxias, Grêmio, Internacional de Santa Maria, Novo Hamburgo e Progresso de Pelotas.
A competição terá também outras oito equipes no grupo B, sendo que classificam para a segunda fase os quatro melhores. As duas de pior campanha no geral, independente de grupos serão rebaixadas para a Série A2. Buscando repetir ou até ir mais adiante das campanhas de 2022 e 2023, quando ficou com o vice-campeonato e semifinalista respectivamente, o Gramadense passou a ser olhado como protagonista no futebol gaúcho.
Para esta temporada, o torcedor vai se habituar em ver na casamata o técnico Vinicius Nascimento. Chegado ao clube em outubro do ano passado, o novo comandante disse em entrevista na rádio Integração Digital nesta semana, que não coloca no trabalho diário uma pressão de repetir os resultados obtidos nos anos anteriores.
“Sobre 2022 e 2023 procuro não olhar lá atrás que foram outros profissionais e atletas. Claro que pensamos em chegar na final. Não coloco esta pressão porque é um peso desnecessário para os meninos. Claro que queremos sempre procurar fazer o melhor. As vezes este excesso de responsabilidade não é bom, cria-se um peso desnecessário”, comentou, em entrevista na rádio Integração Digital.
Vinicius antes de chegar ao Gramadense, atuou como técnico em todas as categorias de base do Novo Hamburgo, do sub-11 ao sub-20 e em um projeto social no clube Fera de Montenegro. Conversas com o ex-técnico Gustavo Corrêa e o coordenador de Futebol do clube, Thiago Breda fizeram com que viesse para Gramado.
“Um dos motivos do contato e nas conversas que as ideias que tenho e metodologia de trabalho são parecidas com o do clube. Claro que cada treinador tem algumas particularidades, mas a adaptação foi muito fácil para aplicar meu modo de equipe atuar. Gosto muito de equipe com posse de bola, que também tu controlas a parte defensiva que quanto mais com a bola, menos tu és atacado”, descreveu.
A equipe para este campeonato é praticamente toda nova em relação aos últimos anos. Seis atletas chegaram para reforçar o elenco, oriundos do Caxias, Juventude, entre outras equipes, além de alguns terem subido de categoria. A pré-temporada iniciou no dia 14 de março e para a estreia, Vinicius confidenciou que ainda não estará dentro daquilo que pensa como equipe e que virá no decorrer dos jogos.
“Acredito que nós [Gramadense] e outras equipes ainda não estará 100%. Gauchão este ano começou mais cedo, mas não podemos atrapalhar as etapas. Buscamos montar uma programação integrada com os aspectos físicos e dentro de campo”, revelou. Para a partida de estreia, Vinicius quer o torcedor junto nesta temporada. Ele destacou o sentimento de pertencimento que os moradores de Gramado têm com o clube, independente de categorias que estejam em campo e pede o apoio vindo da arquibancada.
“Algo que aprendi quando cheguei e conhecendo o dia-dia é uma comunidade unida que se abraça nas causas e o Gramadense faz parte da sociedade, que trata o clube com carinho. Pedimos que neste sábado na nossa estreia que o torcedor possa comparecer, os meninos estão representando a cidade e o clube. Somos um só, torcida e time e esperamos que possamos retribuir este carinho e apoio. Dedicação e entrega não vai faltar”, finalizou.
Confira abaixo a entrevista completa. Para acompanhar pelo celular clicar em OUVIR NO NAVEGADOR.
Entrevista completa na página do Jornal Integração no Youtube.