A grave crise econômica que nos afeta se estenderá por tempos ainda incertos. Consciente que o fluxo turístico na região ainda vai demorar para ocorrer em grandes quantidades, a Associação Comercial e Industrial de Canela (Acic) está encabeçando a campanha “Abrace o Local”, que tem o intuito de incentivar o consumidor canelense a investirsuas receitas nos empreendimentos daqui. Pelas redes sociais a entidade levantou a hashtag #MoroAquiComproAqui.
A Acic defende que os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade dos empregos em Canela e a ajuda da própria comunidade vai refletir na manutenção destes postos de trabalho, ou de boa parte deles. “Dê preferência para o mercado do seu bairro, a padaria da sua esquina, a loja da sua vizinha e o prestador de serviço de sua cidade”, prega a campanha.
Matriz econômica
Já é sabido que a econômica canelense é dependente em quase 80% do setor turístico. Nessa crise global causada pelo novo coronavírus este setor foi um dos primeiros a parar e será um dos últimos a retornar, e isso é horrível para a economia da nossa região.
Mas essa Covid-19 engrandeceu a importância da diversificação econômica. E ligada nisso, Canela está andando com o programa Canela: Cidade Empreendedora, que tem como objetivo, entre outros, a busca de novas alternativas econômicas por meio da tecnologia e inovação, fomentando a economia local de forma inovadora e moderna. Este projeto foi aprovado por unanimidade na sessão desta semana.
Horta no hospital
Tchê, que baita iniciativa. A partir de um projeto idealizado pela nutricionista TuaneBarth Pereira, a Secretaria de Obras de Canela fez uma horta nos fundos do Hospital de Caridade. Em poucos dias a terra foi preparada para receber as mudas e logo os canteiros ganharam formas. Mais de 1.200 mudas de diferentes hortaliças e temperos foram plantadas, entre beterraba, cenoura, cebola, alface, sálvia, manjericão, salsa, brócolis e tantas outras.
Outro detalhe que nos enche de orgulho é que parte das mudas foram doadas e parte delas vieram de uma vaquinha feita pelos próprios servidores da Secretaria de Obras. Tudo que for produzido na horta será utilizado na cozinha do hospital. Além de alimentos mais saudáveis, o que for colhido vai refletir em menos custos para o hospital.
Água para o Edgar Haack
A água potável que está sendo providenciada para os moradores do loteamento Edgar Haack refletiu no meio político ao longo dos últimos dias. Ainda na semana passada, o vice-prefeito Gilberto Cezar (PSDB) esteve no local com o gerente regional da Corsan, Lutero Fracasso, anunciando a obra que vai beneficiar maisde 80 famílias que residem lá.
Tal postagem deixou o vereador Leandro Gralha (MDB) ofendido. “Isso é politicagem, tu nunca botou os pés lá e agora é o salvador da Pátria”, escreveu Gralha na postagem. Na sessão desta semana, durante seu discurso, Gralha chamou o vice de mentiroso.
Logo em seguida, Marcelo Savi(MDB) foi à tribuna defender o vice, dizendo que a água potável que abastecerá aquela comunidade tem sim o dedo de Gilberto Cezar. “Faz sete anos que estou junto daquela comunidade (…) mas a água da Corsan que está sendo colocada lá tem o dedo do nosso vice-prefeito Gilberto Cezar. Tem sim. Canela está crescendo porque tudo mundo está envolvido”, defendeu Savi.
E observem que a campanha eleitoral ainda está longe de começar…
Caixa D’água
Só esclarecer, a caixa de água que foi doada pelo Canela Cross Clube foi instalada no Loteamento dos Corrêa, na Tiririca. Essa que foi colocada no Edgar Haackfoi disponibilizada pela Corsan e os próprios moradores fizeram a base e instalaram a caixa com material doado pela Secretaria de Obras.
Comissão de constituição e justiça
Nesta segunda-feira, aconteceu a primeira reunião da nova composição da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, formada pela vereadora Carmem Seibt (PSDB), Luciano Mello (MDB) e Ismael Viezze (PDT). Trio qualificadíssimo para esta responsabilidade. E já na quarta-feira, estiveram novamente reunidos para avaliar projetos relacionados a suplementação de recursos para a saúde e o plano de mobilidade urbana de Canela.
Esta comissão é responsável por analisar o aspecto constitucional, regimental e técnica legislativa das proposições e dar a redação final a todos os projetos que passam pela Câmara.
Estrada Saiqui-Lajeado
As condições de tráfego da estrada que liga o Saiqui ao Lajeado Grande estão péssimas. Pertinente dizer que a responsabilidade de manutenção deste trecho é do governo do Estado, pois trata-se de uma rodovia estadual (ERS-476). O vereador Marcelo Savi trouxe este assunto para a sessão desta semana e pediu apoio ao vice-prefeito para que interceda junto ao governador, por ser do mesmo partido, para que providencie reparos nestes quase 40 quilômetros até o Lajeado. Existem alguns pontos que estão tão críticos que é preciso engatar a primeira marcha e ir na maciota pra não arrebentar a suspenção do carro.
Emendas impositivas
Meus amigos. É de suma importância enfatizar um detalhe sobre as emendas impositivas: elas são dinheiro oriundo dos nossos impostos. É dinheiro público. As destinações foram aprovadas no finalzinho do ano passado para serem repassadas pela Prefeitura ao longo deste ano, mas agora, no meio dessa pandemia de coronavírus, alguns valores foram remanejados para a saúde e assistência social. Isso é ótimo, mas nunca esqueçam que se trata de dinheiro público. Alguns agentes políticos vão querer tirar vantagem disso (na verdade já estão). Não entre nessa conversa, isso não é nenhum favor.
Eu já escrevi isso, mas repito: a ideia dessas emendas parlamentares é bonita, mas é sempre utilizada potencialmente como ferramenta política. Quem destina sempre vai querer algo em troca.