Foto Fernando Dias, Secretaria da Agricultura, Divulgação
O presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Ronei Lauxen, confirmou queda no consumo de carnes, que repercutiu na redução da atividade dos frigoríficos. Assegurou, no entanto, em videoconferência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, que não há risco de desabastecimento. O dirigente expôs como demandas do setor a abertura de linha de crédito para os pecuaristas, possibilidade de prorrogação do ICMS para indústria e retirada da restrição feita para exportação de gado para China, cuja idade limite é 30 meses. O secretário da Agricultura do Estado, Covatti Filho, garantiu o encaminhamento das solicitações apresentadas. Uma nova reunião entre entidades de produtores e o Sicadergs deve ocorrer em duas semanas para discutir propostas de medidas para relações comerciais no mercado interno.
Criatividade para superar a crise
Com foco em construir ações que auxiliem as empresas a contornar a crise e minimizar os impactos do isolamento social, a Microempa, em parceria com a NoVôo Reinvenção Contínua, promove, a partir da quarta-feira, 15, o Stars Shine Microempa – 1º Hackathon Online de Caxias do Sul. O evento comandado por Luana Belarmino e Alexandre Tessari, sócios da NoVôo, segue até sexta, 17, de forma virtual, por meio das ferramentas Zoom e Whatsapp. Para a execução das tarefas haverá o monitoramento e o auxílio dos orientadores para grupos de, no mínimo, três pessoas. "Precisamos utilizar o principal recurso que temos disponível para passarmos por essa crise: a criatividade", aponta Luana Belarmino. As inscrições são voltadas para empresas associadas à Microempa e podem ser feitas em www.microempa.com.br.
Doação de equipamentos
A Hyva do Brasil aderiu à campanha "Caxias contra a Covid-19" com doação de recursos financeiros, de 2.800 máscaras e 100 óculos de proteção. A ação teve a participação da subsidiária chinesa da marca. Em 2020, a Hyva completa 25 anos de atuação no Brasil. A campanha é uma iniciativa da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, sindicatos e empresas para arrecadar fundos e equipamentos de segurança que serão destinados aos sistemas público e privado de Caxias do Sul para combate ao coronavírus. Mais informações em https://caxiascontracovid19.com.br.
Cobrança a domicílio
Para facilitar a quitação das contas de energia, a RGE lança a partir de quarta, 15, o pagamento por meio do cartão de débito Visa e Mastercard. A ação prevê que o colaborador vá até as residências selecionadas portando uma máquina de cartão de débito para pagamento da conta atual e eventuais em atraso. Por ser um projeto piloto, apenas algumas residências serão visitadas neste primeiro momento e o pagamento via máquina de cartão é opcional. Para realizar o pagamento, o cliente precisa apenas ter a fatura em mãos. Para colocar em prática no Rio Grande do Sul o modelo piloto já em uso nas demais distribuidoras do Grupo CPFL, a RGE firmou parceria com a empresa Mercúrio e também usará equipe própria. O projeto terá início em 33 cidades que compõem a área de concessão da distribuidora. Dentre elas, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos, Bento Gonçalves, Nova Prata, Guaporé, Veranópolis, Vacaria, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
Jornada de trabalho ampliada
A Industrial Boituva, com fábrica em Novo Hamburgo, teve crescimento exponencial de 4.000% nas vendas de álcool em gel 70º. Preocupada com a falta de matéria-prima para alta demanda de produção, a empresa lançou nova embalagem para o produto e ampliou a jornada de trabalho. Visando uma linha de produção segura aos seus colaboradores, entre os cuidados que a empresa adotou estão a retirada dos trabalhadores com mais de 60 anos e os que apresentem sintomas de gripe, aumento da distância entre um funcionário e outro, e rodízio no horário de almoço para evitar aglomerações, além do processo de higienização, de acordo com as regras da Organização Mundial da Saúde e Vigilância Sanitária. Também houve a doação de parte da produção de álcool gel para organismos públicos de segurança e saúde de Novo Hamburgo e Canoas, bem como para instituições sociais.