A manchete desta edição não poderia ser outra. Evidentemente que as pessoas que tomaram esta iniciativa não são espectadores da Rede Globo e não foram infectadas pelo pânicovírusque é disseminado a todo instante. Me refiro ao plano estratégico para retomada da economia no pós-crise. Que baita notícia. O coronavírus é uma realidade, seu alto grau de perigotambém, mas essa tempestade logo vai passar e nós precisamos continuar em frente.
Eu li o planejamento feito pela Secretaria de Turismo de Canela. Tchê, que trabalho macanudo. Profissional. Centenas de famílias que tiram seu provento do meio turístico e que viram o desemprego bater à porta, estão estraçalhadas e sofrendo muito neste momento. É inegável que ver a luz brilhar no fim do túnel nos renova o ânimo. Canela mais uma vez mostra que está em outro patamar. E por isso hoje estendo mão à palmatória para quem elaborou este plano: Germano Junges, Vinícius Carvalho, Luana Drago e Ângelo Sanches, em conjunto com Abrasel Hortênsias, Sindtur, Associação dos Parques e Brocker Turismo.
Nova composição na Câmara
Com as mudanças de partidos, a atual composição partidária da Câmara de Vereadores ficou constituída da seguinte forma: o PDT passou a ter a maior bancada com cinco representantes, sendo os três eleitos pelo partido na eleição, Ismael Viezze, JoneWulff e Carlos Oliveira, e os dois edis que migraram na semana passada, Jonas Bernardo e Jerônimo Terra Rolim.
O MDB manteve quatro, o presidente Marcelo Savi, Leandro Gralha e Luciano Melo que reassumiu a cadeira na sessão desta semana e Alberi Dias que deixou o Cidadania. PSDB permaneceu com um representante, CarmenSeibt. O Progressistas perdeu os dois nomes que elegeu e ficou sem ninguém e o Republicanos passou a contar com um vereador, Marcelo Drehmer, que migrou do MDB logo que a janela abriu.
Maior bancada
De uma semana para a outra o PDT se transformou na maior bancada da Câmara de Vereadores de Canela com cinco representantes. Isso é histórico na política canelense e fato celebrado pelo partido. Foi a única sigla desta legislatura que não só manteve os três que elegeu como incrementou a trincheira abraçando outros dois que ergueram o pala de onde estavam.
E projetando o próximo pleito, o partido sabe que vai ser peleado manter as três cadeiras conquistadas na eleição passada. Vou evoluir com o seguinte pensamento: em 2016 eram 19 candidatos e somando todos os votos nominais com os da legenda, o PDT alcançou um total de 5.337 votos. O quociente eleitoral para este ano deve ficar em pouco mais de 2.400 votos por vaga, ou seja, com base na quantidade de votos da última, teria duas cadeiras garantidas, a terceira poderia vir conforme o cálculo das sobras.
A ideia de traçar esse panorama é somente com o intuito de enfatizar que a eleição será disputadíssima. Será cada partido por si e Deus por todos. Claro que os votos na legenda pode beneficiar os partidos maiores, fora isso, serão 17 candidatos em cada nominata e muitas legendas estão preparando suas listas com bons nomes.
Estilo de política
Em sua primeira fala como vereador pelo PDT, Jerônimo Terra Rolim citou de forma positiva o presidente do ninho tucano, Gilberto Cezar, e criticou outros membros do partido, justificando essa influência pela sua saída do PSDB. E uma questão que instigou curiosidade desta coluna, e que Rolim sanou na sessão, é quanto a sua postura de ataques principalmente a Constantino Orsolin e Vilmar Santos, haja vista que o partido que o acolheu faz parte da gestão.
“O meu estilo de política fica o mesmo. O PDT me chamou por eu ser quem eu sou”, disse, sanando minha curiosidade. Os vereadores pedetistas sempre mantiveram uma postura de apoio ao governoe Jerônimo chega para apimentar esse cardápio.
No fim, Jerônimo provocou o MDB para que vá para a eleição com chapa pura, demonstrando a torcida dos opositores que enxergam na chapa pura do MDB maiores chances de confronto, inclusive o próprio PDT, que hoje está no trem, mas que logo vai desembarcar para trabalhar sua candidatura à majoritária.
Sessão por videoconferência
O lado bom das sessões da Câmara de Canela por videoconferência é a duração das reuniões, que ficaram bem curtas. Os pontos negativos são o som baixo, a imagem horrível, os cortes e no áudio oficial se escuta mais as conversas paralelas do que os vereadores durante seus espaços.
Canela Cross Clube
A diretoria do Canela Cross Clube teve uma atitude digna de tirar o chapéu. No final de semana passado, sabendo dos problemas da falta de água em muitos pontos da cidade, cedeu a caixa de água de 10 mil litros que estava lá na pista de motocross para servir de reservatório para as mais de 70 famílias ali do loteamento dos Correia ali na Tiririca, que estavam enfrentando escassez de água. Muito bom!
Arrecadação de alimentos
O núcleo de Canela da torcida Guarda Popular, do Internacional, está desenvolvendo uma ação social de Páscoa. Dezenas de cestas básicas já foram angariadas em doações da comunidade para ajudar as famílias que enfrentam necessidades. E o número de famílias que enfrentam dificuldades de alimentação, lamentavelmente, aumentou nesse período de pandemia de coronavírus que provoca muitas demissões.
E como a crise tem se agravado, o consulado vai manter a ação social. Quem puder contribuir pode entrar em contato com algum destes números que a rapaziada do consulado vai até você para fazer a coleta: 99170.1859 com Claudinho ou 99166.6165 com Sandro.
Tchê, essa é aquela hora onde não somos nem colorados nem gremistas, mas sim todos solidários ao próximo. O momento é difícil, mas se você tiver condições estenda sua mão.