CANELA – O pontapé inicial do calendário esportivo de 2024, foi dado no sábado (2), com a realização dos Torneios de Vôlei de Areia e Pênaltis em Duplas no Parque do Lago, bairro Leodoro de Azevedo. A parte competitiva e a busca pelo título nas mais diversas categorias ficou em segundo plano, diante de todo ambiente criado de integração, confraternização e a participação, em bom número dos atletas e familiares.
O céu azul e o sol, que perdurou durante todo o dia, ajudou a contemplar o cenário festivo. Desde o início da manhã, famílias já chegavam e instalavam barracas trazendo cadeiras e caixas térmicas, com a participação de muitas crianças.
O desportista Maique Silva, presidente do Rio Branco, não participou das competições, mas foi um dos adeptos que foi até o Parque do Lago. Sentado na grama, abaixo de uma árvore junto com amigos e tomando uma cerveja, destacou a competição e o espaço.
“Este ano viemos para curtir, não deu tempo para me inscrever, mas muito aqui o ambiente e sempre que podemos incentivamos o esporte de Canela, mais um ano que se inicia com as competições”, disse.
O secretário de Obras, Marcelo Savi, idealizou junto com a equipe do Departamento Municipal de Esportes e Lazer (DMEL) para que a competição fosse realizada no Parque do Lago, citou que pelo engajamento positivo dos participantes e público, outros locais devem receber uma competição semelhante e quer transformar o espaço em uma ‘Arena Esportiva’, com o ingresso de mais competições.
“Um evento como este, uma ideia de arena no parque podemos verificar que deu certo e é isso que queremos, a comunidade participando e ajudando a cuidar dos espaços. Queremos ampliar também para os bairros São Lucas e Santa Marta buscar levar atrações para diversas áreas da cidade. Muito positiva a participação dos desportistas de destacar as famílias que vieram e isso é muito importante. Já estamos estudando uma ideia de criar aqui no Parque do Lago uma cancha de atletismo e queremos incluir também skate e fazer competições de diversas modalidades no mesmo dia e transformar em uma arena esportiva”, projetou.
Savi recentemente esteve em Brasília junto com o prefeito Constantino Orsolin e um dos assuntos abordados foi a busca de recursos para o ginásio municipal a ser construído no local onde está localizado o Campo da Celulose.
“Nós queremos nos próximos dias anunciar as obras do nosso ginásio municipal. Vamos chamar os desportistas e debater o que queremos e a melhor forma possível de construção”, anunciou.
A competição
No vôlei de areia, a competição contou com a participação de quatro equipes na categoria feminino e seis equipes no masculino, proporcionando jogos que se estenderam até o final da tarde.
No masculino os Inspirados levou a melhor sobre o Vôlei Pro, com uma vitória por 2 sets a 1, em uma partida disputada ponto a ponto. Já no feminino, o Toque de Pele sagrou-se campeã ao vencer a JE Vôlei por 2 sets a 0, demonstrando um desempenho sólido e consistente ao longo do torneio.
Nos pênaltis, a emoção também esteve presente, com a equipe GDE garantindo o título ao derrotar a equipe de Renato e Douglas por 8 a 7. Na categoria sub-18, Estevan e Renan levaram a melhor sobre os Abelhudos, conquistando o título com uma vitória por 5 a 4. A cancha de vôlei de areia instalada especialmente para o evento permanecerá no Parque do Lago, disponível para uso da comunidade.

Inclusão social
Durante o torneio de vôlei de areia, a inclusão ganhou destaque com a participação dos atletas surdos Eduardo, Felipe, Nelci e Daiani. Demonstrando habilidade e determinação, eles provaram que o esporte é para todos, independentemente de qualquer limitação.
Eduardo e Felipe desafiaram as barreiras da comunicação e se destacaram na competição, mostrando que a surdez não é um obstáculo para alcançar o sucesso esportivo. Com técnica e trabalho em equipe, eles inspiraram outros atletas e espectadores presentes.
Da mesma forma, Nelci e Daiani brilharam nas areias da quadra, demonstrando talento e superação. Com dedicação, elas deixaram claro que a inclusão no esporte é fundamental para promover a igualdade e o respeito entre todos os participantes.

Texto: Tiago Manique – [email protected].
LEIA MAIS
Parabéns pela ideia e as atividades realizadas no último fim de semana; tomara que o projeto “Arena do Lago” vire uma realidade !