Foto André Bezerra, Divulgação
A Miolo Wine Group, de Bento Gonçalves, projeta para este ano crescimento de 40% nas vendas de vinhos e espumantes para o exterior. O índice é o dobro do registrado em 2019, quando a empresa abriu mercados na Rússia, Nigéria, Guatemala, Peru e Polônia, além de ampliar para 15 o número de lojas próprias na China. O gerente de exportações da Miolo, Anderson Tirloni, destaca que a participação em feiras internacionais, como a Prowein, na Alemanha, tem oportunizado contatos e transações comerciais com compradores de todos os continentes, em especial do Velho Mundo. A marca já está presente em 30 países. Atualmente, exporta 10% de sua produção anual, tendo o Reino Unido na liderança do ranking de destinos, com 50% do volume.
Sem odor e menos água
A Marcopolo desenvolveu um novo sanitário, o Eco Flush, dotado de conceito inédito que proporciona a eliminação dos odores no compartimento do sanitário e reduz o consumo de água. A sua válvula de traqueia realiza a vedação do sistema para gerar o vácuo para a descarga. O reservatório gerador de vácuo funciona como barreira para os gases não retornarem para o interior do sanitário. E a válvula de guilhotina, acionada automaticamente após três descargas, destina os resíduos para o tanque de detritos com maior frequência, garantindo o confinamento dos gases e resíduos sólidos e líquidos. No sistema tradicional, o tanque de detritos não retém totalmente os gases, que retornam para o interior do sanitário. Outro diferencial é o consumo de água, até 53% menor que no sistema convencional. O sistema de descarga utiliza apenas 400 ml por acionamento contra até 850 ml da vazão do sanitário tradicional. De acordo com Jean Carlo Giacomel Casado, coordenador de Engenharia do Produto da Marcopolo, o novo sistema consumiu cinco anos de estudos e desenvolvimento e segue o conceito do sanitário do segmento aeronáutico. “Foram mais de 1,75 milhão de ciclos de testes para chegarmos ao produto final”, destaca.
Verdadeira pizzaria napoletana
Inaugurada em julho de 2019, a pizzaria Donnadina recebeu certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana, que a atesta como empreendimento fiel ao estilo da verdadeira pizza de Nápoles, na Itália. Assim, Canela passa a ter metade das pizzarias napoletanas do Rio Grande do Sul, sendo as outras duas em Porto Alegre. No ano passado foi chancelada a pizzaria canelense Abbiamo Fatto. “A certificação prova que, mesmo em uma cidade pequena, é possível fazer negócios diferenciados”, comenta Peterson Secco, sócio e idealizador dos dois negócios de Canela. Ela destaca que, em São Paulo, existem apenas três pizzarias reconhecidas com o certificado. Para ser uma verdadeira pizza napoletana, mais de 40 diferentes critérios são levados em conta, como diâmetro, tamanho e consistência da borda, espessura, temperatura do forno, tipos de queijo e ingredientes do molho e da massa.
Tecnologias 4.0 para a saúde
O Sebrae RS está com as inscrições abertas para o Saúde 4.0, programa voltado às indústrias tradicionais do setor da saúde e de tecnologia. O programa começa em março, tem duração de 12 meses e contempla consultorias, capacitações, visitas técnicas e acessos às feiras, com conteúdos voltados para indicadores de gestão, planejamento tático de vendas, programas de saúde 4.0 – com foco em inovação -, e consultorias gerenciais, entre outros. As empresas participantes ainda recebem apoio de 50% para participarem do estande coletivo na Feira Hospitalar, marcado para o período de 19 a 22 de maio de 2020, em São Paulo. A inscrição para uma das 25 vagas deve ser feita em http://bit.ly/SebraeRSprojetosaude, (51) 9 9791-3111 ou [email protected].
Ex-governador na CIC
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) retoma, no dia 2 de março, o calendário semanal de reuniões-almoço. O convidado do primeiro encontro do ano será o ex-governador gaúcho Germano Rigotto, presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários, instituição que se dedica a estudar e propor alternativas para as reformas estruturais e conjunturais de que o Brasil precisa. Rigotto debaterá o atual cenário político e econômico e seus desafios.