Digite este endereço no seu navegador de internet (tanto faz qual aparelho, se computar, celular ou tablete) e acompanhe todo o conteúdo do JI. Assinantes do impresso já tem direito a tudo, só pegar seu login e senha, por telefone mesmo. Por ali, também, você tem acesso a nossa rádio. Onde este colunista tem programa ao vivo, todos os dias de segundas às sextas-feiras, das sete às oito da manhã, junte-se aos mais de três mil que já tem o seu acesso digital.
Bem vindos
A família Integração ganha dois novos membros. Luisa Rodrigues, que há dez anos assina a coluna social do Jornal agora é funcionária de carteira assinada e tem a função justamente de ‘bajular’ os nossos clientes, produzindo conteúdo exclusivo para as colunas. E, a equipe comercial ganha o reforço de Márcio Barth. Natural da Várzea Grande, atuou pelo Integração no mesmo setor em 2012, sendo logo após transferido a Caxias do Sul, para a Folha de Caxias. De volta à Gramado, volta também ao Integração.
Asfalta no Quilombo
O vereador Rafael Ransoni reclamou na tribuna que o trecho de um quilômetro nunca termina e que material está se desperdiçando. Eu relatei aqui a denúncia do edil. O secretário de Obras, Flávio Souza, não se sentiu feliz e reclamou ao colunista que o vereador seria maldoso, pois a obra estaria pronta e suplicou pela “ética” que o colunista sempre o consultasse para não publicar inverdades, caindo na arapuca da oposição, dei espaço ao secretário. Aí veio o parlamentar novamente e reclamou que o colunista deveria ir lá e conferir. Foi o que eu fiz. E, contra fatos (no caso fotos), não há argumentos. O trecho de um quilômetro financiado pelo Ministério do Turismo, conforme placa instalada ali mesmo, era para iniciar em 11 de fevereiro de 2019 e terminar em 12 de abril do mesmo e não está pronto até hoje.
Há sim desperdício de material
Tenho carinho pelo secretário Flávio, que, inclusive, ao meu ver, faz um bom trabalho junto a secretaria. Faz o que pode, com os recursos e a retaguarda (equipe técnica e de execução) que tem. Mas, no caso daquele trechinho de um quilômetro na estrada do Quilombo, ele está errado. O vereador tem razão. Fiz um levantamento completo e público uma única foto de várias, para comprovar o que vi. A primeira imagem que me apareceu quando eu cheguei lá, dia 29 de janeiro, às 9h30min, foi do pessoal que está trabalhando, agora, na colocação do bueiros para o esgoto fluvial. Seu Sérgio da Silva está lá e agora, sim, aparentemente, vai finalizar a obra, deixando tudo redondinho e assim tudo ficará em paz.
Manchete de ontem
Prefeitura dá início a obras de pavimentação em mais sete ruas
Godofredo Raymundo, dos Gravatás, Berlim, Almirante Barroso, Direitos Humanos, Antônio Zini e Pedro Bisol são as vias contempladas”. Isso é em Canela, caros leitores. Não se enganem.
De Caxias do Sul
Representantes da empresa China Railway, estatal chinesa responsável pela construção de 70% das rodovias naquele país, foram recebidos pelo prefeito Flavio Cassina (PTB) e pelo vice e secretário de Planejamento Elói Frizzo (PSB). Na ocasião, foi apresentado o projeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha para os visitantes. A intenção do executivo caxiense é elaborar uma parceria público-privada com a estatal chinesa (Matéria da Rádio Caxias, assunto do nosso interesse aqui, pois e trata do aeroporto de Vila Oliva).
Roda gigante
Você é a favor outra contra a uma roda gigante, de 88 metros, no espaço conhecido por Carriéri, próximo ao Lago Negro? A polêmica está estabelecida, já que a prefeitura tem um projeto para tal e pretende encaminhar à Câmara de Vereadores para que os vereadores se posicionem. Eu, pessoalmente, sou favorável, eis que, se um dia houve algo naquela região para ser preservado, já não ´e mais realidade. E o lago acaba de ser concedido, o que indica que tão cedo o fluxo de turista por ali só tende a aumentar. E é o que Gramado precisa, convenhamos. O JI vai produzir uma enquete bem ampla, fazendo esta pergunta para moradores das diversas regiões do município para ver o que o povo pensa. Falei ontem com um dos vereadores que me respondeu da seguinte forma, igualzinho ao que eu penso: “Eu acho que se vem pra trazer emprego e renda temos que ver com bons olhos …mas temos que ver o projeto primeiro”.
Saia justa?
Na rádio do Integração entrevistamos ontem pela manhã o secretário de Educação de Canela, Gilberto Tegner, o Tolão. No especial Volta às aulas da sexta-feira que vem, vamos reproduzir sua fala sobre a educação, tema pelo qual esteve aqui. Mas, como a entrevista está gravada nos vídeos do Face do JI, trago algumas frases suas sobre política. Daniel Santos perguntou a ele se não achava ser uma “sai justa” para ele, e o PDT, concorrer separados do atual prefeito Constantino, do qual participa: “É um governo muito bem avaliado. Muito difícil que o novo governo não saia deste governo (…). Somos adversários, mas não inimigos (…). Não vou discutir o candidato adversário (…). O PDT não articulou pelas costas (…). A decisão será tomada nos prazos legais, junto com meu partido (…). Canela é muito maior do que qualquer candidatura avulsa, ou movida por vaidades ou projetos pessoais.”