InícioColunistasCentro de Referência da Mulher

Centro de Referência da Mulher

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Canela aprovou por unanimidade na sessão desta semana, o Projeto de Lei nº 110/2019, que cria o Centro de Referência em Atendimento da Mulher (CRAM). O CRAM estará vinculado à Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, e terá as seguintes finalidades:

Garantir a divulgação, implementação e aplicabilidade da Lei Maria da Penha; Garantir o atendimento especializado às mulheres em situação de violência; Criar condições para a formatação de um sistema municipal de dados sobre violência contra a mulher, para a construção de indicadores que permitam maior monitoramento, avaliação e elaboração.

A Secretaria deverá disponibilizar um espaço para tais atendimentos e arcar com os devidos custos, bem como providenciar os serviços técnicos administrativos e profissionais específicos como assistente social e psicóloga. A Pasta também poderá firmar convênios com instituições públicas, privada e filantrópica para contemplação das atividades.

 

Projeto Esperança e Paz

Decepcionado, o pastor Paulo César Nascimento, que coordena o projeto Esperança e Paz, que acolhe dependentes químicos, usou a tribuna do povo na Câmara de Vereadores para expor um lamento. De acordo com ele, houve uma denúncia anônima dizendo que o local é insalubre, abriga pessoas portadoras de doenças mentais graves, não presta auxílio aos internos e que as pessoas estão depositadas no local, bem como dá guarida a foragidos do sistema judicial.

Nascimento comentou que o local recebeu recentes visitas do Ministério Público e Vigilância Sanitária para averiguar se a denúncia possuía fundamento. Ele destacou que ambos os órgãos atestaram as boas condições do espaço. “Venho esclarecer que o projeto Esperança e Paz não é uma organização irresponsável ou descomprometida, pelo contrário, procuramos fazer tudo da forma mais honesta e como dispõe a lei”, frisou.

“Vocês não imaginam a luta. Nós temos lá 27 meninos. Eles chegam debilitados de saúde, alguns descalços, sem roupa, a família não quer mais saber deles, não acredita mais. A dependência é tão forte que a abstinência dá dor de cabeça e,às vezes, falta remédio para dor de cabeça. O Rissul, uma vez por mês, nos permite pedir alimentos ali na porta e as pessoas nos ajudam. A gente promove galeto assado, vamos fazer um bingo beneficente para tentar pagar o aluguel, a luz e tentar continuar ajudando esses meninos”, ponderou.

 

R$ 300 mil

De acordo com o vereador Marcelo Savi (MDB), uma emenda parlamentar do deputado federal CajarNardes (Podemos/RS) foi remetida para o Projeto Esperança e Paz. “Almoçamos com o deputado, ele foi conhecer o projeto, garantiu os R$ 300 mil, mandou o dinheiro, o dinheiro entrou nos cofres públicos”, disse. Mas o recurso não teria chegado ao projeto.

 

Ratos na Praça I

O vereador Alberi Dias (PPS), foi à tribuna para dizer que recebeu vídeo que mostra ratos na Praça João Corrêa. “O pessoal que vende cachorro quente na praça me mandou vídeo com ratos ali. Estão tomando conta. É daqueles ratinhos pequenos, mas é de quilo”, pronunciou. A pedido da coluna, o vereador nos enviou o vídeo. De fato os roedores correm livres pelo local, o que é um visual negativo para nossos visitantes.

 

Ratos na Praça II

A Prefeitura foi procurada pela coluna para saber se alguma medida será tomada, e recebeu a seguinte resposta: “A Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Vigilância Sanitária, já está fazendo processo de seleção de empresa para aplicação de programa de controle de roedores na praça João Corrêa. Entretanto, para que dê certo, é preciso que os comerciantes de estabelecimentos gastronômicos do entorno e na própria praça, colaborem embalando corretamente e depositando o lixo somente no dia de coleta.

Quando consumidas em qualquer lugar, as refeições geram resíduos que, por menores que sejam, são suficientes para atrair roedores, ainda mais em ambientes públicos abertos, com várias opções de lanches. Com isso, eles acabam fazendo da própria praça um local de permanência por estarem perto de sua fonte de alimentação”.

 

Sessão Itinerante

A sessão ordinária do legislativo canelense de segunda-feira que vem, será novamente itinerante. A reunião começa às 19h, e será realizada da UCS.

 

 

TV Digital

É comum e frequente o número de reclamações quanto ao sinal da TV Digital em Canela. Quando o tempo está bom, as reclamações diminuem. Nessa semana, foi o pessoal ali da Vila do Cedro que fez contato para se queixar da qualidade do sinal. “Com qualquer chuva perdemos o sinal, só funciona mesmo quando o tempo está bom”, disse um morador. Outros bairros e regiões de Canela sofrem com o mesmo problema, as pessoas comentam, inclusive, que o sinal da RBS é o que apresenta mais dificuldade de sinal…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido