Falta menos de um ano para as eleições municipais. Parece bastante tempo, mas no jogo político tudo já está sendo tramado, articulado e projetado para o embate. Entre as novidades para oano que vem, a mais impactante é que não haverá coligação da chapa proporcional (para vereador), o que é uma regra inédita. Neste caso o efeito, principalmente, será no sentido de reduzir o número de candidatos que se elegem na carona da coligação.
No caso de Canela, três vereadores alcançaram posição na Câmara graças às suas respectivas coligações: Alberi Dias (PPS), que estava coligado com o MDB; Carlos Oliveira (PDT), que estava coligado com o PT; e Jerônimo Terra Rolim (PSDB) que foi coligado com o PTB.
Quociente eleitoral
Em Canela o quociente eleitoral deve ficar na casa dos 2.800 votos. Isso significa que cada partido, para garantir uma vaga, deve conquistar no mínimo 2.800 votos entre todos os seus candidatos. Um exemplo que tiramos da eleição passada é o caso do PSDB, que fez 2.323 votos no total, o que não era suficiente para eleger o seu representante mais votado (Jerônimo), como estava coligado com o PTB, que fez um total de 656 votos, foi possível alcançar o índice.
O caso mais emblemático da eleição passada é o de Alberi Dias, que fez 944 votos e mesmo sendo o mais votado, só entrou por causa da coligação PMDB/PPS. Se ele permanecer no PPS, será obrigado a no mínimo triplicar sua votação para se reeleger.
Vai mudar de partido
Alberi Dias quer a reeleição e sabe que para alcançar seu objetivo, o PPS precisa contabilizar mais de 2.800 votos. Ciente da dificuldade, vai acabar mudando de partido. O prazo para essa migração é o mês de março do ano que vem e o seu destino deve ser o MDB.
Sacolas plásticas
Gramado marcou para o dia 22 de outubro uma audiência pública para tratar do projeto de lei 032/19, que dispõe sobre a proibição da distribuição gratuita de sacolas plásticas aos consumidores em todos os estabelecimentos comerciais da cidade. Gramado, inclusive, já botou em vigor uma lei que proíbe o uso de canudos plásticos nos bares e restaurantes. São discussões de extrema relevância sob o ponto de vista ambiental, e que nos provocam ao seguinte questionamento: e Canela?
Emendas Parlamentares
Eu já usei este espaço para este tema, opinando que esta ferramenta tem dois lados, um bom pela distribuição de recursos e o ruim onde os controladores desta ferramenta utilizam-na para fazer política. E hoje, estes dois lados são muito ativos quando se trata deste mecanismo.
Emendas Impositivas
E Canela adotou o formato de Emenda Impositiva, onde cada vereador passou a ter o poder real de determinar o destino de R$ 180 mil para instituições canelenses respeitando, obrigatoriamente, que 50% deste valor seja destinado à área da saúde. Um exemplo é que os recursos de emendas impositivas remetidos pelos vereadores para à saúde, especialmente o HCC, a Prefeitura, evidentemente, já liberou os valores. O que é ótimo.
No momento que o destino dos recursos foi aprovado, ainda no ano passado, evidentemente, cada vereador fez questão de informar às instituições de sua atitude. Inclusive, o próprio Jornal Integração publicou a lista de todos os beneficiados. Então, para as entidades que ainda aguardam com ansiedade o repasse dos valores, é pertinente dizer que esta é uma decisão da Prefeitura. A destinação pode ocorrer a qualquer momento ao longo do ano, sem data marcada. A única exigência é fazer a destinação até o dia 31 de dezembro.
Cobrança na tribuna
Sobre a liberação das emendas impositivas por parte da Prefeitura, o vereador Marcelo Savi (MDB) foi à tribuna na sessão de segunda-feira, e cobrou o Poder Executivo com veemência. “Quero entender porque está tão difícil de pagar as emendas impositivas. É um direito. Vão deixar para dezembro, pra acabar perdendo o valor da emenda? Tem 500 pessoas lá dentro da Prefeitura e hoje, pra minha tristeza, não tem nenhum puxa-saco aqui na primeira fila pra levar essa informação. É vergonhoso. Tem emenda para escolas, que estão esperando tanto para fazerem investimentos. É covardia o que estão fazendo. E uma falta de respeito com a Câmara”, disse.
Ativa Medicina
A Ativa Medicina celebra a recém-inaugurada clínica em Canela. Na foto Daniel Vitória, Camila Krutzman e Saulo Ribas brindando a nova fase da empresa. Unidade operacional da Ativa Medicina está localizada na rua Dona Carlinda, 627, Centro, Canela. O telefone para contato é (54) 3282.1247.
O ato inaugural também contou com a presença de Marcos Hencke, da Hencke Suporte e Assessoria, parceiros da Ativa.
Fotos: Laís Martins/Divulgação