REGIÃO – Equipes das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Trânsito, Transporte e Fiscalização e de Assistência Social da Prefeitura de Canela, assim como da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas desde sábado (18) atendendo ocorrências relacionadas ao temporal que atingiu Canela e a região.
Os motoristas precisam ter cuidado redobrado ao trafegar pelo interior onde foram registradas diversas quedas de barreiras. O acesso para a Rota Panorâmica (rodovia Arnaldo Opptiz) ficou totalmente bloqueado após uma encosta ceder sobre a pista, mas servidores da Prefeitura de Canela atuaram rapidamente no local e a estrada foi liberada.
Também foram registradas quedas de barreiras nas localidades Amoreiras, Morro Calçado, Quilombo e Monjolo, interrompendo a passagem de veículos em alguns trechos. As pontes de acessos às localidades Linha 28, Amoreiras e Passo do Louro ficaram interditadas devido ao alto nível das águas e ao acúmulo de detritos.
Atualmente apenas a estrada que dá acesso ao Passo do Louro segue totalmente interditada e a perspectiva da Secretaria de Obras é de que a via seja liberada para o fluxo de veículos até sábado (25). A Rodovia Constante Felix Orsolin, na localidade Caracol, que dá acesso ao empreendimento Skyglass Canela, ficou bloqueada em virtude da queda de uma árvore de grande porte, mas foi liberada ainda na tarde de sábado.
Na cidade um arroio localizado no bairro São Luiz transbordou e a água invadiu cerca de dez residências. Os fortes ventos ainda provocaram o destelhamento de duas casas, uma localizada no bairro Santa Marta e outra no bairro São Luiz. Em casos de novos transtornos causados pelas intempéries climáticas a comunidade deve entrar em contato diretamente com a Defesa Civil pelo fone (54) 99135.1949.
Ruas e estradas em Gramado
A Prefeitura de Gramado atualizou no final da tarde de quinta-feira (23) sobre a situação das chuvas. Defesa Civil, equipes técnicas do Município e Corpo de Bombeiros seguem em campo monitorando as áreas de risco e ajudando no isolamento. Geólogos e outros técnicos estão prestando assessoramento para direcionar as ações de mitigação, salvamento e resgate, caso seja necessário. Já o Corpo de Bombeiros coordena o Sistema de Comando de Incidente.
Confira abaixo números atualizados (Gramado)
Bairro Altos da Viação Férrea: Três casas interditadas na quarta-feira (22), na Travessa Locomotiva, devido ao risco que queda de barreira.
Bairro Prinstrop: Uma residência interditada na quarta-feira (22).
Bairro Três Pinheiros: Todas as residências interditadas no domingo (19) devido ao risco de deslizamento de terras.
Bairro Piratini, na Rua Nelson Dinnebier: 23 residências interditadas devido a rachaduras e deslizamento de terras, além de três veículos soterrados com perda total no sábado (18).
ERS-115: Uma residência interditada junto a antiga Famastil no sábado (18) devido ao risco de deslizamento de terras.
Rua Ladeira da Azaleias, no bairro Planalto: Interdição de todas as edificações da rua a partir do número 444, sendo uma residência, o Condomínio Residencial Ana Carolina (que desabou na manhã de quinta-feira) e o Condomínio Residencial Don Felipe: Evacuado no sábado (18) devido ao risco de deslizamento de terras.
Rua Alameda das Rosas, no bairro Planalto: Duas residências interditadas na terça (21).
Linha Caboclo, na Rua Moreira: Cinco residências interditadas na terça-feira (21) devido a rachaduras nas casas e risco de queda de barreira.
Linha Marcondes Baixa: Dois óbitos causados por soterramento no sábado (18).
Número total de pessoas fora de suas residências: Cerca de 200 pessoas.
Número de pessoas em abrigos montados pela Prefeitura de Gramado: 20 abrigados no Pavilhão da Escola Senador Salgado Filho, no bairro Piratini, e 30 no Pavilhão da Escola do bairro Altos da Viação Férrea.
*Para emergência, ligue Corpo de Bombeiros (54) 98434-8064 ou Defesa Civil (54) 99629-6160.