A Automec 2019 – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que segue até sábado (27), em São Paulo, foi o palco para o lançamento da capota rígida retrátil Aluminum, produto inovador e de alto valor agregado para o segmento automotivo premium. A apresentação foi feita pela Keko Acessórios, que adquiriu o projeto, em maio do ano passado, da ALLT Brasil, startup criada em Caxias do Sul, em 2014.
Em um ano, a produção diária saltou de uma para 10 unidades, com expectativa de alcançar entre 6% a 7% do faturamento global da companhia em 2019, podendo chegar a 10% nos próximos anos. “Visualizamos uma oportunidade de negócio para aumentar o mix de produtos e ter maior participação de mercado, com um produto inédito e inovador no Brasil focado no consumidor que busca segurança e proteção. Esse modelo de capota transforma a caçamba da picape em um porta-malas 100% seguro, como se fosse um carro sedan”, afirma o presidente executivo da Keko, Leandro Mantovani.
Com patente requerida, a capota rígida retrátil aluminum até então era comercializada pela ALLT Brasil no mercado interno por venda online direta ao consumidor. A Keko ampliou os horizontes do projeto tendo como estratégia comercializar o produto inicialmente no mercado externo. As mais de 1 mil peças produzidas no primeiro ano foram embarcadas para 16 países na América do Sul e Central, África, Europa e Oceania.
Neste período, as vendas no e-commerce também cresceram, geridas pela Auto K, e a solução está em processo de homologação com três montadoras para fornecimento como produto original. Com o lançamento nacional, a Keko iniciará a venda da capota na rede de revendedores credenciados pela marca. “Com a nossa capacidade produtiva e tecnológica, estrutura comercial e rede de distribuição, conseguiremos alcançar as revendas do aftermarket em todo país”, reforça Mantovani.
Diferentemente dos outros modelos de capotas rígidas existentes no mercado, o produto da Keko recolhe totalmente até o final, permitindo a utilização da caçamba para o transporte de cargas de maior volume. Produzida em alumínio estrutural de alta resistência e outros materiais, como nylon e aço inox, tem trava antivandalismo. Com capacidade para suportar até 100 quilos na sua superfície, a capota possui exclusivo sistema triplo de vedação contra água e poeira.
Ideia surgiu há 14 anos
Diego Vergani e Maicon Roberto Boschetti, sócios da startup ALLT Brasil, tiveram a ideia em 2005, quando buscavam produtos diferenciados para suas picapes. Nos Estados Unidos descobriram uma capota rígida retrátil. Começaram a traçar os primeiros esboços para a criação de um modelo similar no Brasil, mas devido ao alto custo de desenvolvimento acabaram deixando o plano em stand-by.
Em 2013, já mais capitalizados, foram em busca de parceiros para consolidar o projeto, que foi desenvolvido em segredo durante dois anos. Em 2016, foram comercializadas cerca de 100 unidades para testes, mas a marca ALLT Brasil e o produto foram lançados oficialmente no mercado somente em março de 2017. O projeto foi desenvolvido 100% em Caxias do Sul, com tecnologia nacional. “Criamos esse mercado no Brasil. No início, ninguém acreditava que um produto com esse valor venderia aqui”, recorda Vergani, acrescentando que o sonho inicial já era vender a capota para concessionárias e montadoras.