CANELA – Representantes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc-RS) estiveram semana passada realizando visitas técnicas em duas instituições de ensino para verificar sobre a implantação de curso técnico profissional.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Adolfo Seibt, participaram de reunião com a diretora Alexandra Drechsler Schneider e sua equipe, conheceram a estrutura da escola e as suas demandas mais urgentes. Estiveram também na Danton Corrêa da Silva onde foram recebidos pela diretora Leandra Aires dos Santos e sua equipe diretiva.
O objetivo é atender as diferentes demandas de Canela por formação, sendo assim poderão ser contempladas três escolas. Existe há possibilidade de ofertar a educação profissional enquanto itinerário vinculado ao ensino médio em tempo integral na escola Neusa Mari Pacheco (Ciep). Também o curso técnico ao ensino médio na Escola Danton Corrêa da Silva e qualificações profissionais na Adolfo Seibt.
“ É importante sempre considerar na oferta a aderência dos cursos aos arranjos produtivos locais, representatividade dos setores e crescimento econômico, além da aderência pedagógica, que se refere aos arranjos pedagógicos possíveis para a oferta do curso”, disse Tamires Fakih, superintendente de Educação Profissional.
O sub-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Gilberto Cezar destacou a necessidade atual de garantir aos jovens oportunidades de qualificação e capacitação para poderem ter acesso e permanência no mercado de trabalho e destacou que “Canela nessa modelagem ficará muito bem dividida com os cursos nas três escolas atendendo adequadamente a população local”, pontuou.
A diretora Leandra Aires agradeceu a visita técnica e disse que esse pedido é um desejo de muito tempo da Escola Danton, poder oferecer curso técnico para os alunos e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário. Já Alexandra, diretora da Adolfo, destacou que ter o Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a possibilidade de cursos técnicos rápidos será ótimo para comunidade do bairro Santa Marta, Dante e São José.
O chefe de núcleo da Diretoria Técnica da Superintendência de Educação Profissional (Suepro), Vitor Powaczruk, salientou que agora esse modelo é o ideal e que o ‘start’ será dado com segurança de resultados efetivos por meio de análises técnicas que serão realizadas pela equipe da Seduc-RS.
Para dar início e andamento a essa demanda será feito nos próximos dias o credenciamento das escolas para oferta do curso técnico no Conselho Estadual da Educação, elaboração da matriz do curso técnico e instalação de infraestrutura necessária para oferta, assim como designação de recursos humanos e após a busca pela aprovação do curso no Conselho Estadual de Educação.

LEIA TAMBÉM