InícioNotíciasEducaçãoProjeto de lei que regulamenta uso de celulares em sala de aula...

Projeto de lei que regulamenta uso de celulares em sala de aula avança na Câmara

Tempo de leitura: < 1 minuto

BRASIL – A regulamentação do uso de celulares e demais aparelhos em ambiente escolar ganhou a atenção da Câmara de Deputados nas últimas semanas. O Projeto de Lei nº 104/2015, de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), que estabelece diretrizes para tecnologias em ambientes de ensino do país, tramita na Comissão de Educação, e agora aguarda a apresentação do parecer do relator, o deputado Diego Garcia (Republicanos-PR).

O assunto ganhou repercussão e se encaixa na realidade pós pandemia, onde os alunos tiveram maior contato com a tecnologia no contexto escolar.

O criador do PL defende que a proibição não seria o mais correto, mas sim o melhor uso das ferramentas, com regras definidas e voltadas para pesquisa e aprendizado. O mesmo utiliza dados fornecidos pela Unesco, onde fica esclarecido que o uso excessivo de telas pode ser prejudicial para crianças e adolescentes. Outros estudos apontam para o aumento de nomofobia, pânico de ficar sem o celular.

Outra questão que também é apontada por estudiosos é a de que os alunos podem levar até 20 minutos para se concentrar novamente no que estavam aprendendo após usarem o celular em atividades sem fins pedagógicos.

“Se uma criança ou jovem está com a sua atenção retida em uma tela de celular, é porque ali está um espaço de descoberta e vida. Ferramentas como essa, que instigam a curiosidade, devem estar aliadas à pesquisa, orientação e realização de tarefas. Se isso não ocorre, evidentemente que requer um regramento”, justifica o deputado Alceu.

Países com os melhores indicadores na área da educação, como Finlândia e Holanda, já tem regulamentações que proíbem o uso de celular em sala de aula.

Existem também vantagens no uso do celular na educação, como a economia de recursos naturais, praticidade e interatividade. Esses recursos sendo explorados em sala de aula podem ser de grande ajuda para os professores e demais profissionais da educação.

Com o parecer do relator, o projeto abre o prazo de cinco sessões para que sejam apresentadas emendas. Aprovado na comissão de mérito, o texto parte para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido