Produção de máscaras para distribuição à população em situação de vulnerabilidade começou nesta semana (Foto Marcos Cardoso, Divulgação)
A Prefeitura de Caxias do Sul publicou na quinta-feira, 30, o decreto nº 20.926, que entre outras orientações torna obrigatório o uso da máscara em toda cidade a partir de segunda-feira, 4 de maio. A pessoa deve sair de casa e voltar usando a proteção de pano, que é a mais segura.
A fiscalização cabe à própria comunidade no que o Município chama de Fiscalização Cidadã. "Não terá denúncia no Alô Caxias ou nos emails que sempre divulgamos, porque seria impossível fiscalizamos todos os habitantes da cidade. Então, nossa equipe estará em ronda permanente observando a população e orientando. Se o cidadão for insistente em não usar, será aplicada multa com valor variando de R$ 90 a R$ 172,45", informa o secretário do Urbanismo, João Uez.
Também a partir da próxima semana, com o início da confecção de máscaras pelo Banco do Vestuário nesta quinta, a proteção será doada para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Elas serão entregues junto com as cestas básicas pela Fundação de Assistência Social. O mesmo decreto autoriza que clubes sociais retomem as atividades específicas a partir de 7 de maio, mediante apresentação de plano de abertura gradual a ser aprovado pelas secretarias da Saúde e do Urbanismo.
Já o decreto nº 20.925, também publicado na quinta e alinhado com o do governo do Estado, determina que as aulas presenciais nas escolas municipais sigam suspensas em maio. As escolas de educação infantil particulares deverão adotar as normas previstas no decreto Estadual nº 55.154, de 1º de abril de 2020, ou outro que vier a substituí-lo.
Cidade registra quatro novos casos
A Secretaria da Saúde registrou quatro novos casos da Covid-19, em Caxias do Sul, na quinta, 30, elevando o total para 56. Destes, 39 estão recuperados e 14 encontram-se em isolamento domiciliar. Apenas três seguem internados em unidades de tratamento intensivo. Ainda há 23 pacientes aguardando resultado dos exames e 323 testaram negativo para o vírus.
Os casos confirmados na quinta são um homem, de 24 anos; duas mulheres, de 32 e 28 anos, profissionais da saúde; e outra mulher, de 58 anos. De acordo com a secretaria, o município contabiliza 926 pessoas que procuraram atendimento médico por síndrome gripal, os quais não foram testados pois não se enquadravam nos critérios do Ministério da Saúde.
Os leitos do SUS nas unidades de tratamento intensivo sofreram leve recuo na ocupação, que era de 91% na quinta, totalizando 31 unidades. Na rede privada houve aumento para 59%, com 39 leitos ocupados.